Memórias de Ontem
    Você assistiu Memórias de Ontem ?

Enviada em 25 de março de 2020
    Como já era de se esperar, mais uma belíssima animação do Studio Ghibli. Only Yesterday é um filme singelo, leve, e marcante. É impossível não passar o dia inteiro pensando nele após assistir pela primeira vez. Embora seja um conto essencialmente sobre autoconhecimento e amadurecimento feminino, acredito que todos podem se identificar com a doce Taeko, acompanhamos passo a passo de sua busca por sentido na vida, e entramos em suas memórias, tentando decifrar o que falta para preenche-lá. Uma verdadeira jornada emocional contemplativa que reflete de forma lúdica e realista sobre essa coisa assustadora e extraordinária que é estar vivo, sentir, pensar...É raro, nesta época cínica e sombria que nós vivemos, encontrar um tempo para relaxar e assistir um filme de fato aprazível, com mensagens otimistas, mesmo no gênero das animações. Após vê-lo, você sente imediatamente vontade de seguir as lições que Taeko aprende, como deixar as frustrações e medos no passado e seguir em frente. Em um golpe narrativo/visual de mestre, nós acompanhamos as duas linhas temporais com cores e perspectivas distintas. No presente, os tons são vibrantes e alegres. E quando passamos pelas memórias da nossa heroína, tudo é opaco e melancólico, exatamente como relembramos momentos de incertezas e sofrimento em nossas vidas.É uma forma tão poética e inteligente de se desenvolver uma estória, que ao fim nós já estamos completamente imersos nos conflitos da personagem. Memórias de Ontem é tão calmo, meticuloso, e brilhantemente desprovido de intercorrências que seria imprudente recomendá-lo à audiências mais jovens. Contar com um enredo maduro e contemplativo é a maior força deste filme, mas também é sua maior fraqueza. Definitivamente, algumas pessoas, não só as mais jovens, podem se desligar um pouco da trama e estranhar a estética, pois o longa por vezes foge até demais das normas narrativas e visuais de seu gênero. Outro problema é a falta de balanceamento entre as tramas paralelas. Às vezes, nós ficamos tempo demais em uma linha temporal e pouco na outra, com algumas coisas tendo mais destaque que as outras. Faltou um desenvolvimento mais substancial dos personagens coadjuvantes. Mas esses são os meus únicos problemas com o filme, que, no geral, é mais uma obra soberba do Studio Ghibli, e um atestado do comprometimento constante deste com a qualidade. Ótimo!

Enviada em 21 de novembro de 2019
    Mais uma obra prima dos estúdios Ghibli! Aqui temos uma animação incrível com detalhes que impressionam de tanto realismo, os traços mostram ponto a ponto levando ao público o sentindo mais profundo daquela determinada cena, a sensibilidade é comovente, com um roteiro bem desenvolvido que leva o telespectador sentir a dor dos personagens e assim eternizando-os. Memórias de ontem é Uma animação obrigatória!
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 29 de setembro de 2020
    Um dos únicos filmes "não fantasiosos" da Ghibli, memórias de ontem tem um aspecto singelo, doce e uma leveza no ritmo que os espectadores mais jovens podem morrer de tédio.
    Mais memórias de ontem é uma forte história sobre amadurecimento feminino e diálogos fascinantes
    Nabokova
    Nabokova

Enviada em 11 de junho de 2022
    Quem está acostumado com os desenhos Ghibli como eu pode ser que ache a parte dela adulta tediosa, mas a parte criança, que são as memórias, é SU-BLI-ME. Repetindo, SU-BLI-ME. Tem tanto sentimento naqueles personagens desenhados que eu me recuso a aceitar que é desenho, é materialização. Quem for sensível certamente vai chorar, e o final... uma poesia, que não dá vontade de comentar, só de dar um beijo na boca de qualquer que seja o filo do fdp que criou aquele final.
    bruna c
    bruna c

Enviada em 25 de fevereiro de 2020
    Esta animação traz uma carga muito grande de sensibilidade, além das paisagens maravilhosas do campo, que o estúdio Ghibli sabe como fazer perfeitamente. Este filme consegue retratar de forma muito real a nostalgia da infância. spoiler: As memórias de Taeko vão surgindo como surgem as memórias saudosistas de um adulto, alguns fatos não resolvidos que ficaram no passado e que poderia ter sido encarados de forma diferente. As decisões a serem tomadas por Taeko no presente são afetadas pelas suas memórias, tal como acontece com o adulto que se prende no passado. No fim do filme é possível ver esse desprendimento.
    Fernando Balena
    Fernando Balena

Enviada em 2 de outubro de 2022
    Filme maravilhoso! Faz a pensar o que realmente queríamos quando era criança, e quando nos tornamos adulto fazemos coisas que não queriamos fazer. Faz a reflexão e discussão de de quem realmente somos e o que queremos. O filme como sempre cheia de detalhes e imagens maravilhosa da agricultura japonesa. Inspirador!