Filme e roteiro muito bem elaborados nesta ficção em que um jovem em uma fase perturbada da vida é acompanhado por um diabo e seu mestre. O filme prima pela beleza fotográfica em cenas oníricas e locações que remontam a uma cidade de interior dos anos 60. O elenco reúne atores novos e veteranos com destaque para Elizângela, 69 anos, em seu último trabalho artístico.
O BP produz documentários excelentes em qualidade de produção bem como de conteúdo mas não estrou muito bem não na estreia de produção de um filme. O filme é péssimo em todos os aspectos: roteiro sem pé nem cabeça, interpretações tacanhas com um protagonista tão carismático quanto um doce de chuchu. Um enredo onde passa a ideia que tentar ser correto e ético não vale a pena. Eu esperava muito mais e tomara que no próximo o BP produza um filme que condiza com seu padrão de qualidade.
Péssimo, história sem pé nem cabeça, deixando o telespectador perdido e com sono, perdi tempo, por ser um filme da direita acreditei de que teria uma ótima história com bons atores, infelizmente me enganei, da próxima vez que for ver outro filme do Brasil paralelo vou dar 10minutos de crédito, se me empolgar assisto caso contrário mudo de programação
"Oficina do Diabo" é um filme que surpreende positivamente ao trazer um antagonismo bem definido entre o bem e o mal, levando o espectador a refletir sobre aquela "vozinha" interna que tantas vezes influencia nossas decisões. A forma como o longa trabalha o controle das paixões e do próprio corpo é um dos seus grandes acertos, trazendo uma abordagem instigante sobre o embate moral e espiritual que todos enfrentamos.
No entanto, a inserção da temática da revolução social-comunista no Brasil durante o regime militar pareceu deslocada. A abordagem ficou sem um desenvolvimento adequado, parecendo um elemento solto dentro da narrativa, sem a profundidade necessária para se conectar organicamente ao restante do enredo. Ainda assim, "Oficina do Diabo" se mostra uma produção envolvente e provocativa, capaz de gerar importantes reflexões.
Fotografia realmente muito boa. Por ser um filme brasileiro, poderiam evitar trilha sonora em outro idioma. Não dá prá deixar de notar, a insinuação de um certo barbudo ao mentor e um discípulo com look "black power" a um certo vereador que aparece no trecho justamente da igreja. Final realmente estranho, dando a entender que o diabo venceu e não existe antidoto, pois o inimigo dele nem é citado em nenhum momento e sequer aparece, a não ser num pingente. Pra quem produziu, o nome é perfeito.
Várias partes boas do filme mas, a que destaco, é a abordagem dada aos movimentos da milícia comunista no Brasil a época, tão romantizada pela classe artística militante nesse país.
Grupos terroristas comunistas tocaram o terror Brasil afora e sempre foram tratados como heróis pela cinematografia brasileira. Em "Oficina do diabo", isso é corrigido. Sendo assim, a população que assistir ao filme, terá a verdadeira face dos que usam a palavra "democracia" como escudo virtuoso escondendo suas intenções de ditadura.
Perdi 2 horas da minha vida, que, infelizmente não voltam mais. Não recomendo! Importante saber que é um filme produzido pelo Brasil paralelo, filme com viés ideológico, polarizado, de acordo com as ideias propagadas pela extrema-direita tentando induzir e seduzir os católicos e afins. Veja bem: sou contrário a qualquer visão extremista, da esquerda também, fanatismos e fundamentalismos religiosos etc. O que é extremo não é bom, é indigesto. Além disso, quem me dera que a realidade fosse tão simples como é apresentada no filme (o antigo antagonismo Bom e Mal. Pergunto: Bom pra quem? Mal pra quem? Para o Brasil Paralelo é óbvio). Sou católico e percebi uma leitura distorcida da doutrina católica. Penso, inclusive, que a CNBB deveria se manifestar mediante um conteúdo ideológico e tóxico desses. Misturar religião com política não dá, e é isso que o Brasil paralelo está tentando fazer, demagogia pura. Não percam o tempo de vcs!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade