O Trem Italiano da Felicidade é um longa de adaptação do romance best-seller de Viola Ardone. A narrativa situa-se em 1946, na cidade de Nápoles, logo após a Segunda Guerra Mundial. Amerigo Speranza (Stefano Accorsi) é um garotinho de sete anos que nunca saiu de Nápoles, onde mora com sua mãe, Antonietta (Serena Rossi). Seu mundo é composto por ruas e pobreza, mas tudo mudou quando o mesmo embarca em um dos trens da felicidade, rumo a uma aventura extraordinário que mudará sua vida para sempre. Ali, a criança passará o inverno no norte e conhece a jovem Derna (Barbara Ronchi), que o receberá e cuidará dele. Ao lado de Derna, Amerigo adquire uma consciência que o colocará em uma escolha dolorosa a respeito da sua vida. Ele levará muitos anos para descobrir a verdade: quem te ama não te segura, mas te deixa ir. O filme explora temas como pobreza, resiliência e humanidade, oferecendo uma visão emocionante e profunda de uma Itália marcada pela guerra, mas cheia de esperança.
O filme retrata a Itália do pós II Guerra Mundial, mas é a Itália real, não aquela romanceada pela memória (ou a falta dela) dos imigrantes que chegaram ao Brasil, exatamente fugindo da pobreza e da fome, que são a tônica do enredo.
São expostos com fidelidade a disparidade regional entre o norte e o sul, o papel desempenhado pelo Partido Comunista Italiano e a maneira como este partido era discriminado pelos pobres de direita ...
Leia Mais
Sergio Caiazzo
11 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 12 de dezembro de 2024
Deixem suas lágrimas derramarem suavemente sobre suas faces, pois é o deve acontecer no decorrer do filme O Trem Italiano da Felicidade (Il Treno Italiano dei Bambini, baseado numa história real. Um belo, belíssimo filme italiano, bem dirigido e com um roteiro excelente, que de certa forma nos remete ao icônico Cinema Paradiso. Um ano após o término da Segunda Grande Guerra, Nápolis está totalmente empobrecida, e então é criado o ...
Leia Mais
Adriano Côrtes Santos
987 seguidores
1.229 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 15 de fevereiro de 2025
" Produção competente e atuações sólidas, mas com narrativa apressada e emocionalmente superficial."
Após a Segunda Guerra, Amerigo, um menino pobre de Nápoles, é enviado ao norte da Itália pelo programa “trens da felicidade”. Lá, enfrenta o conflito entre suas origens e a nova vida com outra família.
O filme acerta na ambientação e nas atuações, com destaque para Barbara Ronchi. No entanto, a narrativa apressada e episódica ...
Leia Mais
Filipe Ramos
2 seguidores
36 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 5 de janeiro de 2025
Que filme incrível! Tudo nesse filme é lindo. O enredo, a história, a direção, a fotografia, a atuacao dos atores, tudo... Esse é um daqueles casos raros de filmes incríveis que aparecem umas 3x por ano. Assistam!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade