Angela
    Você assistiu Angela ?

Gilmar José R
    Gilmar José R

Enviada em 15 de outubro de 2023
    Lembro da morte de Ângela Diniz , A PANTERA DE Minas Gerais, no final de 1976. A repercussão foi tão violenta que rompeu com a censura à imprensa, em plena Ditadura Militar. Ângela aparecia em todas as colunas sociais, era considerada a mulher mais bonita do país. Ela era uma mulher polêmica para os padrões dos anos 70. O julgamento de Doca Street e sua condenação por 2 anos de prisão foi repudiado por todo o país. Entre 1976 e 1981 esse crime causou um terremoto na sociedade brasileira. O FILME TENTA RETRATAR TODA ESSE CAOS .
    Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 18 de outubro de 2023
    O filme não está interessado em contar a história de como Angela viveu e morreu, mas sim apenas o recorte final de sua vida, quando conhece e se apaixona pelo gigolô Doca Street. Ficamos sem entender o porque do codinome "pantera" da socialite, um verdadeiro furacão em sua época que aprontava todas e chocava a alta sociedade endinheirada, moralista, hipócrita, afetada e sem muita coisa para fazer. De qualquer forma, o desempenho excelente de Isis Valverde salva o filme do tédio e lhe dá dignidade.
    Marcelo Nannini
    Marcelo Nannini

Enviada em 17 de dezembro de 2023
    A PANTERA DE MINAS: Título dado pelo colunista social Ibrahim Sued, a referência pode significar tanto a personalidade forte quanto a maneira de viver a sexualidade com que Ângela Diniz mostrava para uma sociedade que não estava acostumada com tantos conceitos semeados principalmente a partir da segunda metade do século XX.
    O movimento feminista, a liberdade sexual, a possibilidade de direitos iguais entre mulheres e homens bagunçavam a cabeça de muitos que seguiam toda essa onda, mas que no fundo, não possuíam a segurança necessária diante de tempos mutantes.
    Para muitos, a questão era encontrar pessoas, se divertir, música alta, roupas chiques e aparecer nas fotos e capas de jornais e revistas.
    Talvez com esse pano de fundo, Ângela Diniz (ou melhor, a atriz Ísis Valverde) começa o filme com tédio em meio à diversão. De cara, revela sem rodeios o meio em que vive. Socialite, sabia o que a rodeava.
    Numa festa elegante, ela conhece Raul (ou Doca Street, papel vivido por Gabriel Braga Nunes) e ali a explosão de amor, tesão e paixão acontece sem cortes ou edições.
    Sim, as cenas tórridas e sexuais entre ambos são íntimas, escancaradas, livres. Para quem tem filtros, isso pode ser um pouco chocante. Mas, nos anos 70, nem tanto. Fazia parte do contexto.
    A escolha dos atores foi a dedo, pois tanto Ísis quanto Gabriel têm boas semelhanças físicas com as personagens da vida real. E um dos bons pontos do filme não está somente na intimidade vivida por ambos como a química entre o casal de atores funciona bem.
    Sem se aprofundar tanto no que houve antes de conhecer Doca Street, o filme aborda a dor e a decepção dessa “pantera” que se sentia mais vulnerável quando distante de seus três filhos. Separada deles oficialmente, pois a justiça concedia na época o desquite. Seus filhos ficaram sob a guarda do pai.
    De alma aberta, Ângela mergulha nos ideais do feminismo, embora não tenha sido uma defensora pública dele. Suas atitudes eram a prova disso: uso de decotes, consumo de bebidas como os homens faziam, postura pouco convencional e o desfrute da liberdade (total) como os homens exercem.
    Para quem não conhece a biografia real de Ângela Diniz, a película dirigida por Hugo Prata congela os momentos vividos no último ano dessa mulher. Mesmo que seja muito pouco, o ritmo vai numa crescente de emoções onde, ora Ângela sofre com agressões, ora transparece a insegurança e o ciúme de Raul.
    Em certo momento, os dois parecem tão colados e harmônicos que é difícil crer que vai terminar como terminou na vida real.
    O filme adquire qualidades consistentes como boas locações, diálogos marcantes e a presença de personagens secundários que valem a pena conhecer como a descontente Tóia em relação ao seu casamento e a empregada Lili. Aliás, a história contada guarda um diálogo surpreendente entre Lili e Ângela, ambas com temperamento que nenhum homem da época poderia desconfiar.
    Com pouco menos de 2 horas, a película se concentra num único ano da vida de Ângela Diniz, o de 1976. Mais especificamente nos poucos meses de relacionamento entre ela e Raul.
    O mesmo Raul que larga tudo para trás, incluindo esposa e filhos naquele ano de 1976, em troca de uma paixão quente, vertiginosa e avassaladora. O ingrediente que conduz a discussão para a agressão e dessa para o desfecho que uma sociedade boquiaberta, mas conservadora, somente comenta e arregala os olhos.
    Conduzindo as rédeas da casa num sossego tropical de Búzios, Ângela, sem querer, mostra não só o lado forte da personagem como a desenvoltura dela nos meios e nas festas sociais. Também ilustra a face de uma mulher em liderança. Essa mesma liderança feminina que custa chegar aos lugares mais eméritos como cargos altos em empresas ou entidades públicas. Problema persistente até hoje.
    É bom ver o cuidado em recriar todo o cenário original: desde figurinos e objetos até a decoração. Uma atuação competente de quem se encarregou disso. É elogiável a direção de fotografia, pois as tomadas externas têm uma linguagem diferente dos ambientes da casa.
    Certas cenas são concentradas nos rostos dos protagonistas como se o espectador aproveitasse a sensação de proximidade e de intimidade com o casal.
    Muitos anos depois, a mentalidade brasileira passou por reformulações, dores e conscientização sobre assassinato de mulheres. Em quantidade, isso é recorrente – um fato lamentável dentro de uma sociedade ainda machista e violenta.
    Ângela pode não ter esse papel, porém, com certeza, é um combustível que ajuda a aumentar as labaredas da fogueira. Eis toda a estrutura do filme que, embora se concentre nos últimos instantes da socialite, a cabeça lateja sobre coisas para se pensar: crime, justiça, feminicídio, legítima defesa, igualdade de direitos, frieza, ciúme, possessividade. Um caldeirão de elementos.
    Fica a sugestão para a equipe do diretor Hugo Prata: fazer um outro filme da “Pantera de Minas”, pois, ao ler sua biografia, muita coisa pode ser contada e virar rolo de projetor nas salas escuras. Pena que faltou um pedaço. Um bom pedaço. Não deixa de ser um incentivo à produção audiovisual brasileira.
    Parece que aquele gosto de algo a mais, ou melhor, o gosto de “quero mais” permanece na boca e na mente. Até que cairia bem pensar numa segunda edição ligada à primeira, só que voltando no tempo. Quem sabe quando ela se casa pela primeira vez e mostra não só lado “pantera”, mas o lado de uma pessoa com sofrimentos internos, obstáculos, impedimentos, sangrando por dentro enquanto sorri por fora. A pergunta que não cala é: como ela aprendeu a mascarar isso em meio a tanta gente chique e frequentando os melhores ambientes? Assim como Ângela Diniz, há milhares de mulheres no mundo atual que adotam a mesma estratégia para sobreviver ao que está em volta.
    Luciana W.
    Luciana W.

Enviada em 8 de outubro de 2023
    Assisti ontem ao filme "Angela" de Hugo Prata. Esperei anos para ver a história de Angela Diniz retratada na telona. Apesar da ótima interpretação de Isis Valverde, que conseguiu dar profundidade à personalidade complexa de Angela, senti falta do mesmo capricho com o contexto em que a história se passa, à época e ao que se seguiu ao assassinato dela. Infelizmente quem assistiu ao filme para conhecê-la (o que não é meu caso) e ao caos midiático que se seguiu ao crime, ficou boiando. Resta pesquisar no Google.
    Diogo Silva
    Diogo Silva

Enviada em 18 de abril de 2024
    O que salva ou tenta salvar a obra são as atuações do casal protagonista, porém quase todo o resto do filme é um fracasso. Ao começa pelo roteiro que não aprofundou em nenhum momento a respeito da vida e personalidade de Ângela, a ausência de uma melhor fotografia diante de Búzios. O filme poderia ter trabalhado melhor o lado jurídico no pós crime, dialogar com o contexto atual a respeito do crime de defesa legitima da honra. Mas não fez nada disso, foi apenas um recorte mal explorado e contado da vida de Ângela
    Rose Rose
    Rose Rose

Enviada em 16 de outubro de 2023
    Maravilhosa a atuação da Isis, dando dignidade a uma mulher que foi vexada. Gabriel, mostrando um Doca psicopata e cruel. Num futuro talvez, Angela seja retratada em todas as suas nuances e inocente, mas como o próprio diretor enfatiza, em 2023 ainda somos julgadas por sermos livres.
    Patricia Magri
    Patricia Magri

Enviada em 1 de janeiro de 2024
    Achei o roteiro fraco, pouca exploração de tempo e espaço, fotografia ruim (mesmo em Buzios) e muitas cenas de sexo (a história de Angela tem aspectos muito mais interessantes que esse). Na minha opinião o foco do filme foi extremamente superficial, meio frustrante para quem ouviu o podcast Praia dos Ossos. O que salva é a atuação de Isis Valverde que dribla o roteiro ruim e entrega uma Angela genial.
    Sidnei Skawaez
    Sidnei Skawaez

Enviada em 13 de outubro de 2023
    Horrivel!!!!!! Me remeteu a pior fase do cinema nacional, onde só se explorava o sexo e nada mais. Não percam quase duas horas de vossas vidas assistindo este "deserviço" ao cinema nacional.
    Gabriel Rocha
    Gabriel Rocha

Enviada em 16 de outubro de 2023
    Péssimo. Pornochanchada de 5a categoria. Desperdício de bons atores e expectativas sobre a história.
    Dominique Guimaraes Pinto
    Dominique Guimaraes Pinto

Enviada em 12 de outubro de 2023
    O filme é muito ruim.
    O enredo é ruim. As atuações são ruins. Mada salva. Uma pena, pois a história é muito impactante.