Mal Viver
    Você assistiu Mal Viver ?

1 Crítica do usuário

denisecarvalho
    denisecarvalho

Enviada em 13 de janeiro de 2024
    Filme bem elaborado, não foi à toa o prêmio do júri no Festival de Berlim.
    A trama mostra um drama psicológico intenso, com uma atmosfera pesada e depressiva. Embora em geral eu não goste muito desse tipo de filme, percebe-se que nada ali é por acaso. De início, quando vemos todas as personagens juntas pela primeira vez numa refeição, há uma profusão de conversas paralelas, assuntos diferentes gritados ao mesmo tempo. Ao longo do filme os diálogos quase sempre são desencontrados e, do meio para o fim, entremeados por longos silêncios. Tudo isso demonstra a dificuldade de comunicação e a falta de empatia existente naquele grupo. Há também cenas banais em que só parte do corpo de cada personagem aparece na tela, e outras com tomadas excessivamente distantes, com o som também desfocado, o que entrega um clima de ruptura e desconexão. As personagens são bem complexas: uma mulher borderline que não consegue se relacionar de forma saudável com ninguém; sua mãe desgastada pelos problemas, mas bastante autoritária; a filha jovem marcada pelo comportamento da mãe, etc.