After - Para Sempre
    Regular
    After - Para Sempre

Abram as portas da coitadolândia

por Nathalia Jesus

O quinto e — finalmente — último filme da franquia After é uma lufada de novos ares para a história de Anna Todd e, até certo ponto, é quase possível esquecer as parcelas anteriores da saga. Aqui, mais uma vez nos vemos diante de novos personagens envoltos nos dramas de Hardin e Tessa, mas a verdadeira novidade mesmo é que Josephine Langford aparece mais em flashbacks de cenas reutilizadas dos longa-metragens anteriores do que na trama atual.

Em After - Para SempreHero Fiennes Tiffin está em evidência, sendo o protagonista do filme numa jornada que é somente sua — mas, como em toda a saga, nunca é apenas para que Hardin se torne uma pessoa melhor, e sim para que essa evolução coloque Tessa de volta em sua vida. Até aqui, nada novo sob o sol. No entanto, nesta trama, a ida do personagem para Portugal o coloca em outro ângulo de observação: o de cachorro morto sendo chutado.

Se no último filme vimos Hardin fazer sucesso com o lançamento de seu livro intitulado “After”, a história continua com ele sendo pressionado a escrever outro bestseller. Mas, com bloqueio criativo e sem sua musa inspiradora, o que resta é resgatar o passado. Assim, nasce o “Before”, uma saga individual da vida do protagonista antes de conhecer Tessa. Com isso, conhecemos a pessoa que parece ter sido a primeira vítima dele: Natalie, interpretada pela atriz Mimi Keene, de Sex Education.

A adição da nova personagem nos leva a um evento digno de repulsa ocorrido há cinco anos, quando Hardin apostou que ficaria com Natalie, gravou uma sextape e compartilhou o vídeo com os amigos. O pobre Hardin não imaginava que os colegas espalhariam o material pela escola toda e destruiria a vida social da garota, fazendo com que ela se mudasse para Lisboa para recomeçar. Ou pelo menos é esse tipo de ingenuidade que o filme tenta colocar nas ações do protagonista.

Ao reforçar o lado coitado do rapaz, que só causou problemas à vida de todas as personagens femininas com as quais esbarrou, After - Para Sempre coloca a vítima como psicóloga pessoal de seu abusador. A dor dele parece ser tudo o que importa e, se a sua raiva por Hardin já tinha passado nos filmes anteriores, este desconforto volta com tudo nesta última parcela da franquia.

Mesmo assim, você pode, inconscientemente, sentir pena de Hardin, porque todos os acontecimentos te condicionam a isso — seja pelo fracasso profissional batendo na porta ou por um novo personagem, cuja existência não apresenta funcionalidade nenhuma para a trama, socando o rosto dele. Se somarmos isso com a eterna cara de cachorrinho que caiu da mudança em quase todas as cenas, o protagonista de comportamentos tóxicos assume o tão esperado papel de vítima.

Mais cor e nova atmosfera na franquia After

O filme tem suas qualidades. Na verdade, After - Para Sempre até desperta mais interesse do que as parcelas anteriores e, olhando em retrospecto, a ausência de Tessa pode ser o motivo. Hardin não é o poço de complexidade como a saga sempre tentou fazer parecer, mas, quando colocado ao lado de outros personagens mais insignificantes, uma pitada de sal é adicionada em sua composição.

Se pensarmos bem, ao longo da franquia, não sabemos muito sobre o contexto familiar de Tessa, não conhecemos sua personalidade e nem acessamos a nenhum espaço de sua vida que não seja necessariamente ligado a Hardin. Ele é o centro de tudo desde o início e o quinto filme aproveitou para explorar o único personagem que tinha algum mínimo alicerce narrativo na saga.

Agora, sem dividir muito espaço com Josephine Langford, Hero Fiennes Tiffin se destaca e recebe várias contribuições para isso, a começar pela nova atmosfera que cerca seu personagem. Sair da nublada e escura cidade inglesa já é um começo. Quando chega em Lisboa, Hardin é envolto de cenários ensolarados e coloridos, parece mais casual e amigável em seus chinelos e bermudas, e até consegue rir (um pouco) de si mesmo.

Além deste conjunto de características inesperadas, o fato de não sabermos — mas imaginarmos — para onde a história vai, a dúvida sobre Hardin engatar ou não um novo romance com a Natalie e a falta de muitos rostos conhecidos instiga um pouco mais o espectador a se envolver em uma trama que, por fim, derrapa bruscamente. Como esperado.

Por fim, será que Hardin fica com Tessa?

Hardin fez seu esforço em ser uma pessoa decente e, tanto ele, quanto os fãs esperam por uma recompensa que ninguém ofereceu. Tessa passou vinte e cinco meses tratando o protagonista com frieza e, quando finalmente se reencontram, tudo acontece rápido demais. O enredo de After - Para Sempre não nos prepara para aquele final tão cru e desnecessariamente apressado. Mas, ao mesmo tempo, a crítica que vos escreve provavelmente não teria paciência para mais uma sequência de ladainhas do referido casal.

O desfecho foi tão abrupto que é neste momento que você se lembra que ainda está assistindo a um filme da franquia After e se vê de volta à nublada Londres e aos dramas do relacionamento adolescente de duas pessoas adultas. Bastam duas piscadas e After - Para Sempre chega ao fim, tão inconsistente quanto todos os longa-metragens anteriores. Como uma das sagas teen de maior sucesso nos últimos anos, a história de Tessa e Hardin estará para sempre em nossas memórias, mas não em nossos corações.