Amigo Secreto
    3,4
    Você assistiu Amigo Secreto ?

1 Crítica do usuário

Marcelo E.
    Marcelo E.

Enviada em 28 de outubro de 2022
    É um filme/documentário jornalístico, claro que ele tem viés político mas a qualidade do documentário reside no sentido de denúncia e amaca iminente a nossa democracia no qual estamos passando nesse momento, independente do espectro ideológico que o expectador possui.
    spoiler: Saímos da 10° para a 6° posição das maiores economias do mundo, descobrimos petróleo no pré-sal e Petrobrás se tornaria a 5° maior empresa do mundo e responsável por 12% do PIB, ou seja, tínhamos "a galinha dos ovos de ouro" que, junto com a nossa economia diversificada, expertise e experiência de empreiteiras e empresas de construção civil aliado a investimentos recordes em inovação e educação, traria prosperidade e desenvolvido ao Brasil. Tudo isso "bateu de frente" nos interesses da exploração do pré-sal pela Petrobras aos interesses de empresas americanas de ter acesso total ao mineral. Parece teoria da conspiração mas, o felizmente não foi: houve um vazamento dessas informações e dos planos de tirar o PT, a Dilma e, principalmente, Lula, o grande símbolo da esquerda nacional do poder político no país abrindo caminho a extrema-direita no país defendendo interesses estrangeiros sem contestação por parte do governo.

O filme traz uma mensagem de alerta e esperança que o Brasil pode ter elegendo Lula e derrubando a extrema-direita que está em ascenção no mundo como nos governos da Hungria além de outros governos autoritários como na Rússia, Turquia e Venezuela, parece controverso criticar esses governos mas há uma grande diferença entre a esquerda brasileira e a venezuelana: o compromisso em respeitar o pacto democrático e o bem estar do povo brasileiro independente da pessoa ser rica ou pobre.