Minha conta
    Clube Zero
    Média
    2,7
    3 notas
    Você assistiu Clube Zero ?

    1 Crítica do usuário

    5
    0 crítica
    4
    0 crítica
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    1 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.112 seguidores 782 críticas Seguir usuário

    1,0
    Enviada em 23 de abril de 2024
    Poucas vezes eu assisti a um filme tão problemático quanto “Clube Zero”, obra dirigida e co-escrita por Jessica Hausner. O longa aborda um tema bastante sério: os transtornos alimentares e o negacionismo científico de uma forma bastante equivocada, para não dizer irresponsável.

    Numa escola que funciona num regime de internato, a Ms. Novak (Mia Wasikowska) é contratada para dar uma disciplina a sete estudantes intitulada “Comer Consciente”. No método estabelecido pela Ms. Novak, a alimentação está relacionada ao consumismo excessivo e à preocupação com a sustentabilidade do mundo que habitamos.

    Neste ponto, é importante fazermos um adendo. Transtornos alimentares, normalmente, estão relacionados a problemas emocionais. Na medida em que a trama de “Clube Zero” avança, percebemos que boa parte dos estudantes que compõem a turma da Ms. Novak possuem diversos tipos de questões emocionais, a maior parte delas ligada aos relacionamentos que eles possuem com pais permissivos/omissos e que transferem para a escola a sua parte na criação dos filhos.

    Por isso, a abordagem de “Clube Zero” soa problemática e irresponsável. Ao tratar sobre um tema tão sério de uma forma enfática no fanatismo, no radicalismo, na sátira e no limite tênue que pode mexer com a própria sobrevivência desses adolescentes, a diretora e co-roteirista Jessica Hausner subestima o poder que o cinema possui de influência sob as plateias ao redor do mundo. Ao invés de educar com a sua história, a diretora preferiu seguir um caminho perigoso que pode persuadir, de forma negativa, parte do público que assistirá a essa história.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top