O Auto da Boa Mentira
    2,4
    Você assistiu O Auto da Boa Mentira ?

Enviada em 20 de outubro de 2021
    Fraquinho fraquinho! Contos grande Suassuna, mas não tão brilhante como ele, faltando o principal a simplicidade do conto. Não recomendado.
    @cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 7 de maio de 2021
    (Insta: @cinemacrica): Inspirado nas obras de Ariano Suassuna, o novo longa nacional narra 4 histórias que, apesar dos contextos completamente distintos, têm como elo a mentira. Percorremos, desse modo, realidades díspares: uma convenção corporativa, luto paterno no nordeste, um estrangeiro se adaptando às normas sociais cariocas e os primeiros passos de uma estagiária numa agência de publicidade.
    É possível que se faça uma associação imediata com o argentino "Relatos Selvagens", com a ressalva de que nessa proposta o elo entre os contos era a vazão enérgica da raiva vingativa. O formato é de fato semelhante, mas o resultado conseguido pelos hermanos está num patamar superior, seja porque o gênero da comédia é melhor contemplado, ou seja porque as histórias simplesmente situem-se num nível mais elevado de homogeneidade. Os episódios são de fato engraçados e interessantes.
    A aposta nacional, contudo, mesmo reivindicando o teor cômico, tem pouquíssimos momentos felizes nesse território. Para ser bem específico, o ponto alto do gênero ocorre no final do terceiro episódio, onde o estrangeiro flerta com projeções amedrontadoras das possíveis consequências da sua mentirinha aparentemente inocente. No demais, há pouco espaço para o riso, não seria absurdo classificar os demais contos como curtas exposições dramáticas. E, mesmo fazendo essa concessão para o drama, não se está diante de proposições interessantes.
    Apesar da heterogeneidade entre os episódios, pode ser uma opção válida.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 15 de janeiro de 2022
    Os contos de inspiração são maravilhosos... a interpretação nem tanto..
    Mas é uma obra leve, descompromissada.. gostoso de ver.
    Sunça - Felipe Assumpção Soares
    Sunça - Felipe Assumpção Soares

Enviada em 6 de maio de 2021
    Tudo o que esbarra ou encosta em Ariano Suassuna parece ganhar imediatamente uma qualidade única. Ariano era um gênio da brasilidade e uma daquelas pessoas iluminadas que parece ser consciente de seu papel aqui neste planeta. O longa “O Auto da Boa Mentira” que chega aos cinemas nesta semana é um bom exemplo disso. Dirigido por José Eduardo Belmonte o filme se inspira em falas, entrevistas e anedotas de Suassuna. Belmonte conta quatro histórias que têm a mentira como tema central, todas com tempo para se desenvolver e nos deixar aprofundar em cada uma. Em alguns momentos o ritmo inconstante incomoda e é inevitável a comparação entre as histórias já que diferem em qualidade e humor.

Em uma das tramas temos Helder (Leandro Hassum) um funcionário do RH que é confundido com um famoso comediante. Ele conhece Caetana (Nanda Costa) e ambos acabam se “ajudando”. Na sequência temos o melhor dos quatro contos, nele Fabiano (Renato Góes) descobre que sua mãe (Cassia Kis) mentiu sobre a verdadeira identidade de seu pai. Nas palavras dela: “Mãe mente para filho toda hora!”. E essa mentira leva o rapaz a ter de lidar com o Palhaço Romeu (Jackson Antunes). Na terceira história conhecemos o gringo carioca e mentiroso Pierce (Chris Mason), que por preguiça de ir a um evento social do amigo Zeca (Serjão Loroza) conta uma mentira que acaba levando os dois a um encontro com o chefe do morro (Jesuíta Barbosa). Finalizando a obra a estagiária Lorena (Cacá Ottoni) solta umas inverdades que acabam com a festa de natal da empresa.

É surpreendente que o roteiro escrito por João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto surja a partir de frases, comentários, entrevistas e piadas de Ariano Suassuna. Os respectivos trechos que inspiram cada história estão na montagem do longa e permeiam os contos transformando Suassuna em uma espécie de narrador. Elemento que poderia ter sido melhor aproveitado, uma vez que é um dos pontos altos da projeção. Apesar dos roteiros inspirados e a boa direção, sabe dosar o humor e o drama dos “causos”. São quatro histórias diferentes em tom, ritmo e qualidade. Inevitavelmente escolhemos as nossas preferidas e as comparamos umas com as outras o que quebra o ritmo e a coesão da obra. O conjunto é sim divertido e evoca o humor do Suassuna, ainda que, em diversos momentos, opte por suavizar o sarcasmo e amenizar as resoluções.

“O Auto da Boa Mentira” é um filme agradável e divertido, uma bela homenagem a Ariano Suassuna. Em um momento onde o mundo, e principalmente o Brasil, tornou a mentira em arma e ferramenta de discurso de ódio. O gênio e mestre Suassuna nos lembra que a mentira pode ser uma ferramenta para contar boas histórias, entreter, fazer rir e conviver em harmonia. Em suas próprias palavras: “Eu não gosto de quem mente para prejudicar os outros. Eu gosto do mentiroso que mente por amor a arte.”
    Rubens B.
    Rubens B.

Enviada em 14 de março de 2024
    Não representa a qualidade de Ariano Suassuna, uma pena!
    Falta a simplicidade e alegria do Ariano e com takes longos e sem objetividade!
    Buster Scruggs
    Buster Scruggs

Enviada em 22 de setembro de 2021
    Decepcionante! A obra de Suassuna usada de trampolim para uma roupagem contemporânea em total desalinho com o poder desse conteúdo ! Elenco midiático com pessimas atuações de Cassia Kiss a Hassum o ator de mil filmes e um personagem ninguém se salva quanto mais os novatos e pouco conhecidos! Ver o nome Suassuna e Araes criou uma expectativa que mutou para perplexidade de como o cinema brasileiro está mal das pernas e cambaliante ! Foi como assistir um humorístico de sábado na Globo! Sr. Belmonte parabéns e obrigado por essa desilusão! Nada se salva só a minha vontade de correr de volta para o bom cinema argentino que podia atravessar a fronteira e nos ensinar um pouco a tratar melhor a sétima arte! Se você ama seu filho e ele erra repreenda antes que seja tarde demais, que o cinema brasileiro não se atrofie no padrão Globo de comédias românticas com a mesmice dos ultimos 20 anos ! Muda cinema... muda Brasil!