A Conferência
    3,3
    Você assistiu A Conferência ?

1 Crítica do usuário

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 4 de novembro de 2022
    “A Conferência” a qual o título do filme dirigido por Matti Geschonneck se refere é a Conferência de Wannsee, que aconteceu em 20 de janeiro de 1942, reunindo representantes do alto escalão do regime nazista alemão. A importância histórica desse encontro diz respeito ao que nele foi discutido: o que os participantes chamaram de “Solução Final para a Questão Judaica”, ou seja, a sistematização do método que levaria ao assassinato de 6 milhões de judeus pelo regime.

Por se tratar de um filme que retrata uma reunião, um elemento é óbvio em “A Conferência”: a verborragia do roteiro escrito por Magnus Vattrodt e Paul Mommertz. São muitos - e longos - diálogos. Conversas cruéis. Pior: em meio a pausas para um lanche/cafezinho. Nem parece que os participantes estavam discutindo um tema tão macabro e vergonhoso, tamanha a frieza e calculismo.

Analisando, agora, “A Conferência” como o produto cinematográfico que é, é justamente a verborragia do seu roteiro que transforma esta em uma experiência extremamente cansativa, que suga as nossas energias e que se exime de uma análise crítica mais profunda sobre um evento histórico de proporções terríveis para a história da humanidade.