Matador

1 Crítica do usuário

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 29 de janeiro de 2013
    "Matador" é Almodóvar na veia ; o bom e velho Almodóvar : Belo, brutal , cruel, direto , sem concessões ao público, sem resquício algum de um cinema hollywoodiano bem comportado. Enfim, é para quem gosta de Almodóvar em seu estilo mais tradicional...ou melhor dizendo, mais anticonvencional. "Matador" provavelmente é o mais mórbido filme do cineasta espanhol que lida magistralmente com o tema da paixão. Nesta obra , entrelaça as ideias de amor e morte , narrando o romance entre dois assassinos. Diego é um ex-toureiro que transforma a alcova em arena , assassinando mulheres. Maria é uma advogada que só consegue chegar ao orgasmo depois de matar seus parceiros. O ato de tourear é relacionado ao sexual , o que dividiu a crítica da época porque algumas pessoas consideraram um desrespeito comparar um assassino de mulheres a um toureiro (lembremos que as touradas são um grande ícone cultural da Espanha). Com imagens duras e cores vivazes , traço típico de Almodóvar, "Matador" é uma experiência cinematográfica visceral, em que a cor vermelha nos enche os olhos. Como em outros filmes do cineasta , podemos ver claramente o ser e o amar espanhol por meio dos personagens passionais , tragicômicos, obstinados e obsessivos. Almodóvar coloca uma lupa na realidade e por meio da hipérbole nos faz enxergar o mais trivial e profundo da vida. Como Buñuel e Saura , só que utilizando um estilo mais catártico e colorido nos sentidos literal e figurado, Almodóvar critica ferozmente as instituições sociais e traz à tona uma Espanha barroca e mestiça. Merece destaque a cena em que Maria e Diego finalmente marcam um encontro amoroso e todo o ato sexual é sonorizado pela música "Espérame en el cielo".