Kompromat
    Você assistiu Kompromat ?

1 Crítica do usuário

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 5 de outubro de 2022
    Um dos destaques da programação do último Festival Varilux de Cinema Francês, “Kompromat: O Dossiê Russo”, filme dirigido e co-escrito por Jérôme Salle, tem uma história inspirada em fatos reais e que envolve a tentativa de um homem inocente de escapar de uma acusação mentirosa que lhe foi imposta.

Diretor da Aliança Francesa na Sibéria, Mathieu Roussel (Gilles Lellouche) foi vítima de um Kompromat (dossiê composto por provas falsas produzido pela FSB - o Serviço Federal de Segurança da Rússia - para prejudicar personalidades públicas que são vistas como um perigo para o Estado).

A acusação: pedofilia. Pior: cometida contra a sua própria filha. Isolado e condenado injustamente sem ter a mínima chance de comprovar a sua inocência, Mathieu só tem uma saída: fugir e escapar do território siberiano, conseguindo abrigo num país seguro, onde as suas acusações não sejam levadas em consideração e ele não corra o risco de extradição.

Desta maneira, “Kompromat: O Dossiê Russo” retrata a fuga de Mathieu e a tentativa de captura dele pelas autoridades russas, intercalando este acontecimento com diversos flashbacks que nos mostram o por quê dele ter sido considerado alguém perigoso pelos russos. É um filme instigante, mas que, infelizmente, não se sustenta em seu conflito principal, falhando em nos causar a tensão que uma história desse tipo necessita.