Oceanos
    Regular
    Oceanos

FALTOU FOCO

por Lucas Salgado

Oceanos é um filme realizado com o propósito de exibir imagens excepcionais sobre a natureza no fundo do mar e nisso se sai muitíssimo bem. Infelizmente, os produtores do longa não tiveram uma coisa essencial neste tipo de projeto: foco.

Se o filme se assumisse como algo contemplativo se sairia muito melhor, mas erra feio ao tentar abranger várias coisas.

A produção é repleta de cenas espetaculares, que dentro da sala de cinema ficam ainda mais bonitas e impactantes. Algumas inclusive geram mais tensão do que muito filme de suspense por aí, como aquela em que um cardume é atacado por golfinhos e gaivotas ao mesmo tempo.

Outro ponto positivo é não cair no fator "Globo Repórter" e exagerar na narração e na explicação da vida animal. Se você procura um filme que te dê o bê-á-bá do fundo do mar, Oceanos não é o filme para você. Trata-se de uma produção sobre as belezas do oceano e tem como mérito não tentar explicá-las (pelo menos na maior parte do tempo).

Quando critico a falta de foco da produção, não me refiro à qualidade da imagem - sempre impecável - mas sim no fato de que o roteiro deveria delimitar de forma mais satisfatória sua abrangência. Talvez procurando por um final de impacto, que não era necessário, diga-se, os realizadores erram a mão completamente no terço final do filme, ficando até difícil gostar do mesmo.

Além de aumentar a presença da narração e desenvolver um teatrinho bobo entre avô e neto (ou pai e filho, ou tio e sobrinho, o filme não explica claramente), Oceanos erra brutalmente ao inserir o homem em sua história. Que a presença do homem colabora para a extinção das espécies e para a destruição de ecossistemas todo mundo já sabe. Ao enveredar para esse lado, o filme cai na panfletagem barata e acaba perdendo prestígio.

No final das contas, Océans (no original) possui muito mais acertos do que erros, mas esses são tão óbvios que podem irritar bastante o espectador. É curioso notar que a partir do momento na trama em que mais coisas acontecem e mais informações são passadas que o filme se torna monótono. Ao fim da projeção é provável que o público fique insatisfeito com o rítmo (ou falta de) da produção.

Apesar de serem apenas 102 minutos, a sensação é de que a duração é bem maior, o que acaba deixando o filme próximo de morrer na praia.