Professor Polvo
    Você assistiu Professor Polvo ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 20 de março de 2021
    Existe um método científico conhecido como Etnografia. Nele, você faz um estudo descritivo sobre uma determinada cultura ou comportamento. Para tanto, faz-se necessário que o pesquisador se insira diretamente neste universo, passando a viver como um integrante deste grupo. É justamente isso que acontecerá com Craig Foster, o narrador do documentário "Professor Polvo", dirigido por Pippa Ehrlich e James Reed.

Pelo período de um ano, Craig mergulhará, literalmente, no mundo de uma floresta subaquática localizada na ponta da África. Neste local, além de se familiarizar com as diversas espécies que existem lá, Craig desenvolverá uma afeição especial por um polvo-fêmea e passará a acompanhar seus movimentos e comportamentos. Na medida em que se relaciona com a criatura, Craig vai conquistando, aos poucos, a sua confiança. O que o documentário enfoca, principalmente, é que, da mesma forma que o polvo-fêmea vai se abrindo para Craig, o mesmo ocorre no sentido contrário; e Craig se transforma profundamente com as trocas e com as experiências vividas naquele ano em particular.

Um outro detalhe que chama a atenção em "Professor Polvo" é a reverência que Craig sente em relação ao ambiente marítimo. Ele respeita demais a floresta subaquática na qual o seu amigo polvo-fêmea vive, procurando compreendê-lo ao máximo e sendo o menos invasivo possível. Não à toa, ele credita a esta experiência a sua cura da fadiga adrenal, do estresse. Craig reencontrou o sentido da sua vida, ressignificou seus relacionamentos pessoais e se viu, novamente, diante do amor pelo que ele fazia ao vivenciar esta experiência.

Como documentário, "Professor Polvo" é uma experiência interessante. Da mesma forma que ocorreu com Craig, também nos sentiremos muito atraídos pelo polvo-fêmea, por aquele ambiente subaquático, e nos pegaremos compartilhando dos mesmos sentimentos que ele em momentos-chaves do filme. Ao final, eu até me surpreendi por estar me sentindo verdadeiramente triste com tudo o que estava acontecendo - mesmo compreendendo que, para a vida surgir, muitas vezes, é necessário uma cota de sacrifício.
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 22 de abril de 2021
    Concordo quando dizem que esse documentário é pra poucos. Não achei nada demais. Bacana a história, a fotografia é linda, e só. Uma obsessão de uma pessoa deprimida, que encontrou num polvo uma forma de suprir uma carência
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 19 de maio de 2021
    Vencedor de melhor documentário do ano no Oscar.

O melhor de tudo é a fotografia, que imagens, como é magnífica a vida no fundo mar.

Deu vontade de aprender a nadar e a começar a mergulhar!

A sensibilidade do cineasta em fazer e manter amizade com um polvo é algo estupendo.

Não tinha ideia da inteligência de um polvo, a cena com o tubarão é a melhor.

Sem dar spoiler, veja se a cena citada acima não é magnífica.

Recomendo para qualquer idade

Disponível na netflix.
    Sidinei P.
    Sidinei P.

Enviada em 30 de março de 2021
    O filme se resume em mostrar como é a vida de um polvo fêmea aos olhos de um mergulhador que o visita diariamente. A preciosidade do filme é dada pelo sentimento de amizade que o ser humano adora desenvolver por objetos e animais, enquanto o animal apenas classifica-o como perigoso ou inofensivo, a trilha sonora contribuí para o emocional e os mais fracos podem até derramar algumas lágrimas. O filme com certeza é muito bom, com imagens muito bem feitas e envolve bastante. O final nós faz pensar sobre o ciclo da vida e família.
    Caroline Goncalves
    Caroline Goncalves

Enviada em 27 de abril de 2021
    Gostei muito do documentário. Delicado, sensível, fotografia deslumbrante.
    O fundo retrata a descoberta do mundo subaquático por um mergulhador, em especial sua relação com um polvo fêmea.
    Com muita sensibilidade a história é contada e na medida que ele se envolve com o animal, sua visão de vida se transforma!

Enviada em 16 de junho de 2021
    Documentário vencedor do oscar 2021! Muito bem filmado, mostra o amor pelo povo e suas transformações no fundo do mar, vale muito apena assistir.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 8 de outubro de 2021
    Doc de um cineasta desempregado que vivência a vida de um polvo, no fundo do mar, todos os dias, domesticando, aprendendo, observando. Muito bonito, dificílimo de gravar e interessante as peculiaridades desse animal tão diferente.
    Flávia A.
    Flávia A.

Enviada em 4 de junho de 2021
    Esse filme documentário é muito interessante belas fotografias e sensível. A amizade improvável entre o mergulhador e o polvo fêmea é fantástico e curioso. Cenas comoventes. Muito fofinha a história. A vida é um mistério mesmo. Recomendo.
    Denise Munhoz Hilal
    Denise Munhoz Hilal

Enviada em 11 de abril de 2021
    Delicado, faz a gente sentir profundamente uma conexão com a vida e com o nosso EU, trazendo uma beleza a tristeza, entendendo que tudo tem seu caminho ... Imagens e trilha musical sensacionais! Super recomendo
    Sarah Melo
    Sarah Melo

Enviada em 18 de maio de 2021
    Documentário impressionante! Senti as emoções do narrador deste lado da tela, além de ficar impressionada com essa criatura!!