Spencer
    Você assistiu Spencer ?

Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 10 de julho de 2022
    Filme bem maçante e insosso, até entendi a pegada do filme de mostrar a solidão de Lady Di, mas o filme não nos dá motivos para abraçar o sofrimento da protagonista. Destaque para a atuação de Kristen Stewart, achei fraco.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 8 de julho de 2022
    Em uma determinada cena de “Spencer”, filme dirigido por Pablo Larraín, um dos poucos momentos, aliás, em que Diana (Kristen Stewart) encara Charles (Jack Farthing), ele olha para ela e diz que sempre irão existir duas pessoas dentro de nós mesmos. No caso deles, “há a pessoa real, e há a pessoa que eles tiram fotos”.

No que diz respeito à Diana, a sua persona pública (a que eles tiram fotos) era magnética, sedutora, amada pelo seu povo. Já a sua persona privada era um mistério que, nem mesmo as suas entrevistas mais reveladoras ou as suas biografias (autorizadas ou não), puderam evidenciar.

O roteiro de “Spencer”, que foi escrito por Steven Knight, se passa nos feriados de final de ano de 1991, período que antecede o ano de 1992, que foi o divisor de águas na história e no casamento entre Diana e Charles - na medida que a separação deles se tornou pública e em que foi lançada uma das biografias sobre a Princesa (a escrita por Andrew Morton), que foi considerada uma verdadeira bomba pela Família Real.

A Diana que o filme de Pablo Larraín nos revela é uma mulher extremamente vulnerável emocionalmente, infeliz com a vida que leva, e que se sente sufocada em relação aos seus papéis sociais e à função que ela desempenha na realeza. Para fazer uma analogia, a sensação que eu tive ao assistir Diana aqui foi a de que ela era uma panela de pressão prestes a explodir - como assim aconteceu em 1992.

Existem alguns elementos interessantes em “Spencer”. O paralelo entre a trajetória de Diana e de Ana Bolena (a segunda esposa do rei Henrique VIII) - as duas, figuras controversas na história da Monarquia inglesa - é um deles. O outro é o que ilustra a relação entre Diana e a comida (é público e notório que ela tinha bulimia), que reflete também o seu desejo de autodestruição e o seu esfarelamento emocional.

Porém, o principal deles é a atuação de Kristen Stewart, merecidamente indicada ao Oscar 2022 de Melhor Atriz. Com seu trabalho em “Spencer”, Stewart marca seu nome entre as grandes atrizes do cinema atual. Por sua vez, Pablo Larraín, assim como fez com “Jackie”, nos consegue deixar mais próximo de uma grande dama da política moderna, com mais um ótimo estudo de personagem.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 2 de março de 2022
    Spencer

"Spencer" é uma cinebiografia inserida em um drama psicológico de ficção histórica, dirigido por Pablo Larraín e escrito por Steven Knight. O filme é sobre a crise existencial da princesa Diana e se passa em um fim de semana em Sandringham House, no Natal de 1991, nos relatando a sua decisão em querer se divorciar do príncipe Charles, o Príncipe de Gales, e deixar a família real britânica. Kristen Stewart e Jack Farthing estrelam como a princesa Diana e o príncipe Charles, respectivamente, acompanhados por Timothy Spall, Sean Harris e Sally Hawkins.

Vale lembrar que tudo que nos é contado no filme é feito de forma especulativa, lúdica, com uma liberdade criativa, com teorias sobre o que de fato pode ter acontecido na vida da Princesa Diana durante aquela época turbulenta em sua vida, o quê culminou com os acontecimentos que antecederam o natal daquele ano e os dias subsequentes após o seu pedido oficial de divórcio. De fato pode ser uma obra com ares fictício, mas totalmente imersa em uma história verdadeira e angustiante. Uma fábula inspirada em uma tragédia real!

"Spencer" é o típico filme feito para a sua protagonista brilhar. Tudo é pensado exatamente dentro desse contexto, tudo é trazido com os minuciosos detalhes, com todos os cuidados, com muita atenção, tudo é voltado para a Princesa Diana (Kristen Stewart), lhe transformando no pilar central da trama e tudo que acontecia girava ao seu redor.

Pablo Larraín conseguiu nos imergir dentro daquela passagem na vida da Diana com muita competência e de uma forma totalmente crível. É realmente impressionante e assustador ao nos confrontarmos com o modo de vida que a Diana levava em seu dia a dia, praticamente um passarinho preso dentro da gaiola, sendo totalmente controlada e vigiada, cuja próprias roupas sequer ela podia escolher quais queriam usar. Conseguimos sentir a sua angústia, a sua dor, o seu desespero, pois até o seu belíssimo colar de pérolas lhe sufocava como uma coleira em seu pescoço. Diana nos expõe a sua opressão, tensão, abuso, vulnerabilidade, desgaste mental, sanidade mental, pressão psicológica, crise existencial, pois em sua vida ela sofria constantes perseguições da família real e dos paparazzis.

"Spencer" é uma belíssima cinebiografia da Princesa Diana. Por mais que o roteiro se desenvolva de forma fictícia, quem viveu os anos 90 vai conseguir sentir veracidade em tudo que está sendo entregue em cena. Méritos para o diretor Pablo Larraín, que conseguiu nos entregar uma direção competente, ajustada, refinada, pois seus inúmeros takes eram sempre certeiros em diferentes ângulos do rosto da Lady Di, sempre nos evidenciando sobre os diferentes momentos e situações que ela estava enfrentando. O roteiro de Steven Knight é outro ponto certeiro, pois ele entrega exatamente o que se propõe, se desenvolvendo bem dentro daquele pequeno período na vida da Lady Di.

A direção de arte e a cenografia estão soberbas, nos entregando um cenário dentro da mansão real (ou a mansão de férias natalina) totalmente voltada para os anos 90 (méritos para Sebastián Sepúlveda). Os cenários, os objetos de cena, os figurinos, os adereços, os apetrechos, às maquiagens e cabelos estavam realmente incríveis e totalmente fiéis à época. Como não destacar os figurinos luxuosos da Lady Di, juntamente com a sua maquiagem e seus penteados - grande responsável em deixar a Kristen 100% fiel e caracterizada de Princesa Diana (méritos para Jacqueline Durran). A fotografia de Claire Mathon é outro ponto crucial, se destacava em todas as cenas, principalmente as cenas dentro da mansão. A trilha sonora do grande Jonny Greenwood é avassaladora, pois suas composições soavam perfeitas quando confrontadas com os momentos de angústia do dia a dia da Princesa Diana - um casamento perfeito!

Um trabalho sublime, encantador, avassalador, primoroso, genial, estupendo, magnífico, me deixando completamente apaixonado pela Kristen Stewart em "Spencer".
    Kristen estudou à fundo a Princesa Diana, assistiu séries, filmes, leu relatos, documentários, buscou informações em tudo que se referia à personalidade que ela iria interpretar nos cinemas. Um verdadeiro estudo na personagem, onde ela buscou se especializar nos sotaques britânicos, nos trejeitos, nas facetas, nos olhares, nas expressões, na postura, no jeito de andar, tudo para ficar o mais próximo possível da princesa Diana. Kristen ainda contou com a ajuda de antigos conselheiros da realeza para viver uma versão mais semelhante dos hábitos de Lady Di.
    Kristen está perfeita, totalmente dentro da personagem, muito bem caracterizada, uma atuação monstruosa, sendo praticamente impossível reconhecê-la em tela, estávamos realmente assistindo a Princesa Diana. Pra quem viveu na época da Princesa Diana, vai se impressionar com a tamanha semelhança que a Kristen alcançou com esta atuação.
    Kristen realmente calou todos os críticos, pois ela sofreu ao longa de sua carreira marcada pela Bella de "Crepúsculo". Eu mesmo confesso que sempre achei às suas atuações inexpressivas, nunca me cativou, mas agora eu estou engolindo o meu preconceito e admitindo que Kristen Stewart é uma belíssima atriz e nos entregou um trabalho estupendo como Princesa Diana.
    Mais uma performance para brigar diretamente no Oscar (ela já levou o prêmio no Hollywood Critics Association ), Kristen vem forte e acaba de se tornar uma das minhas preferidas nessa temporada de premiações (juntamente com a Jessica Chastain).

Completando o elenco ainda tivemos Jack Farthing como Charles, Príncipe de Gales, sem grandes destaques, apenas para contextualizar a história da Lady Di. Timothy Spall como Major Alistair Gregory, sendo uma espécie de mordomo totalmente invasivo e inoportuno (pra não dizer chato pra cacete) no dia a dia da Princesa Diana. E minha querida atriz Sally Hawkins (da qual gosto muito) como Maggie, a Costureira Real e confidente de Lady Di.

No Globo de Ouro "Spencer" teve apenas a indicação da Kristen Stewart. No Critics, além da indicação da Kristen, ainda teve uma para o Jonny Greenwood. O BAFTA ignorou totalmente "Spencer", não indicou em nenhuma categoria, mas há quem diga que a família real pode ter interferido diretamente na decisão, afinal de contas o BAFTA é uma premiação britânica. No Oscar também só tem a indicação da Kristen, porém, eu indicaria fácil na categoria de Melhor Filme, se até "Licorice Pizza" foi, porquê "Spencer" não poderia? Aliás, pra mim, "Spencer" é muito mais filme.

Esta é a temporada das cinebiografias: temos "King Richard", "Being the Ricardos", "Os Olhos de Tammy Faye", "Tick, Tick... Boom!" e completando a lista, "Spencer".

"Spencer" é um ótimo filme, bem editado, bem montado, bem arquitetado, muito bem transplantado para a tela. Tecnicamente o filme é perfeito, tem um roteiro acertado e uma atuação estupidamente maravilhosa da Kristen Stewart. Pablo Larraín nos entrega uma bela cinebiografia dessa específica passagem na vida dessa figura tão importante, tão admirada e tão influente. A Princesa Diana foi e ainda é um ícone mundial, ainda brilha na cultura pop e é lembrada, respeitada, condecorada e homenageada até hoje. A mulher mais fotografada do mundo, Princesa de Gales, Lady Di, uma verdadeira Dama, uma verdadeira Lenda, a Princesa do Povo.
    Diana Frances Spencer - de uma simples plebeia para uma princesa!!! [01/03/2022]

Enviada em 20 de setembro de 2022
    Kristen Stewart entrega aqui sua melhor performance, numa grande atuação, mostrando seu amadurecimento artístico, já falando do filme, temos um roteiro bem desenvolvido, apesar do desfecho meia boca, fotografia que poderia ter sido mais caprichado. Temos aqui mais um filme sobre esse reinado que poderia ter tido mais capricho.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 21 de agosto de 2022
    Kristen Stewart está impecável no filme (nunca imaginei isso kkk).. tanto na atuação quanto na semelhança com a Princesa. Porém é um filme deprimente e angustiante. Não é pra qualquer um assistir.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 27 de outubro de 2022
    Stewart surpreende de forma positiva interpretando tão bem a eternamente amada Princesa do Povo, no entanto o roteiro a retrata de forma tão abalada emocionamente que em um primeiro momento parece ser duvidosa sua sanidade. Entendo que o diretor queira apresentar um lado ainda não visto de sua conturbada relação com a família real, mas foi uma linha bem fina entre isso e o perdido. É interessante.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 5 de fevereiro de 2022
    "Spancer" é um filme bom, mas problemático, o filme que aborda a vida da ex-princesa Diana vai por um caminho extremamente intimista da personagem, não temos um filme sobre a história de Diana, e sim um retrato de 3 dias sobre sua aflição, essa escolha narrativa é boa, porém sua execução tem alguns problemas, principalmente de desenvolvimento de personagem e contexto, é muito dificil se identificar com o drama de uma princesa que sofre por não ter autonomia, é longe da realidade e em determinado momento apenas achamos diana uma mimada, mas isso não exclui os bons artifícios de direção e Pablo Larin, que é um excelente explorador do íntimo de seus personagens, apesar de Pablo sempre ter um probleminha de montagens que deixam seu filmes arrastados, com primeiros e terceiros atos curto e segundos atos longos e arrastados, porém sua fotografia é incrível, a direção de arte primorosa, e ele sempre consegue extrair o máximo de seus atores, Kristen Stewart está espetacular, a atriz realmente deu um passo adiante no seu nivel tecnico de atução, outro destaque de cast é Stella Gonet que interpreta a Rainha elizabeth, apesar da atriz ter pouca participação, tem uma presença de tela incrivel.

"Spencer" é um bom filme, porém tem escolhas de roteiro duvidosas, e vai por caminhos poucos funcionais, ele desenvolve a angústia da Diana muito bem porém não cria contexto, o que deixa essa bela construção vazia. 7/10
    @cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 12 de fevereiro de 2022
    Ao invés de promover embates monárquicos óbvios, acompanhamos a inspirada atuação de Kristen Stewart imersa no seu caos psicológico. Há uma elegância irresistível em aprofundar a densidade dramática de Diana com insinuações e sutilezas ao invés do apelo verborrágico.
    Comentei melhor no perfil do Insta @cinemacrica
    Mauro A
    Mauro A

Enviada em 28 de fevereiro de 2022
    Achei ruim porque o filme não tem história, o tempo todo aborda a solidão da Lady Di junto à Real Família Britânica. O que há de interessante é ela se comparando com Anna Bolena, ex-rainha da Ingleterra que foi morta pelo seu marido, o rei Henrique VIII por não querer dar-lhe o divórcio, então ela parece ter um sexto sentido de que vai ter um fim trágico como a ex-raínha, ou talvez o diretor quis fazer uma metáfora. No mais, aquela fotografia enfumaçada chega a cansar, não sei o motivo. Pode-se ver que ela é uma mulher que quer fugir totalmente aos padrões burocráticos da realeza britânica e só se sente feliz quando está com seus filhos, momento em que ela mostra seu verdadeiro eu, de mulher simples.
    Nick Dwtyay
    Nick Dwtyay

Enviada em 1 de janeiro de 2022
    A primeira coisa que temos que parar e refletir sobre o filme é que é normal e humano e uma vida sem efeitos ou uso de computação gráficas exagerada.
    Eu acompanho a carreira de Kristen Jaymes Stewart a cerca de 13 anos e acho que foi o mais difícil que ela já fez até o momento. E compreensível julgar o filme com chato ou ruim ou “ uma m***." Eu lamento muito por esse seu pensamento, porque é complexo, é extraordinário e gracioso. Por fazer com que a nossa sociedade compreenda o quanto era difícil e é, ser da família real de céus fechados “British Royal Family”.
    Parei e pensei;
    “Nossa, ela é tão corajosa por aceitar um papel que irá não só mexer com nosso psicológico. E sim, reaviva a memória daquela que ainda vive eternamente no coração de muitos.”
    Ela a Kristen Stewart está pronta para qualquer coisa. Por que ele fez, mesmo sabendo das críticas da mídia e dos colunistas. É isso que torna ela única. Com muitas premiações e conquistas merecida de muito trabalho e talento.
    O Filme é muito cativante e mostrava uma pequena parte da realidade que a “Diana, Princess of Wales” era submetida à coroa britânica.
    Com uma pressão descomunal sobre a “Princess of Wales", ela teve que se adaptar a uma seita, uma cultura de gerações que é ensinada de pai para filhos a 350 anos. Isso foi abuso de poder, tirando dela seu livre arbítrio, que causou uma das piores tragédia que a sociedade presenciou.
    Mas isso vocês já sabem, meu caro leitor.
    Bom, é isso.
    Muito obrigado, Ótimo filme para vocês.

Termos | política de privacidade |Todos os direitos reservados | © 2006 - 2021 NICK DWTYAY