Emancipation - Uma História de Liberdade
    Você assistiu Emancipation - Uma História de Liberdade ?

Bruno Lana
    Bruno Lana

Enviada em 27 de dezembro de 2022
    Sempre que é preciso abordar escravidão em filme, dificilmente ele irá agradar a todos, justamente por causa de seu conteúdo. Não há "maneira bonita" de colocar em cena todo o sofrimento vivido pelos pobres escravizados. É baseado nessa ideia que "Emancipation (2022)" toma forma. Sabendo que não há jeito polido de mostrar tudo o que foi vivido pelos escravos negros nas mãos dos branquelos, a nova obra do diretor Antoine Fuqua abraça a violência total já nos primeiros minutos. Já deixando claro logo no início que o telespectador assim como o protagonista (este em busca de sua liberdade) irá embarcar em uma sangrenta aventura. O filme tem todos os estereótipos do gênero, branquelos inexplicavelmente cruéis tratando seus escravos como verdadeiros vermes, com muita violência e muitos insultos. Peter (Will Smith) precisa atravessar um monstruoso pântano para chegar em seu destino. Ele terá principalmente três homens cruéis (Um deles interpretado por Ben Foster) em seu caminho. A direção é ágil e não perde muito tempo para chegar onde quer, mesmo o filme passando das 2 horas de duração. Por conta desta agilidade, não temos muito tempo para desenvolver muita conexão com o personagem de Will Smith, já que o filme se apoia totalmente em seu carisma para cumprir esta função. O problema é que seu personagem é colocado em um cenário de guerra e sofrimento, onde suas feições não podem demonstrar nada além de dor, tristeza, ódio, revolta, e claro, esperança. E nessa função, Smith entrega uma atuação digna de seu segundo oscar, já que sua performance consegue ir além de seu trabalho mais recente, o bom "King Richard". Uma atuação elevada a um patamar tão grandioso que não conseguiria ver este personagem sendo vivido por mais ninguém senão por ele. É impossível assistir este filme e não se lembrar daquele termo "exército de um homem só" usado para falar de astros do cinema de ação como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Chuck Norris, Jason Statham e companhia, já que Peter parece invencível quando colocado contra um exército ou quando ele precisa bater de frente com a própria natureza. Embora em alguns momentos o filme tente forçar um pouco a barra em relação a religião ou até mesmo em relação a violência e ao fato de Peter parecer invencível, não consigo imaginar a história sendo contada de outra maneira, no geral, tudo era necessário para que a história tivesse um rumo e causasse algum tipo de impacto em quem assiste (seja positivo ou negativo). Não é um filme obrigatório já que pessoas mais sensíveis podem se sentir desconfortáveis devido a absurda violência contida em quase todo o seu tempo, mas é um filme obrigatório para quem acompanhou até aqui a carreira de Will Smith e a maneira brilhante com a qual o ator evoluiu a cada performance. Certamente este filme seria sua segunda estatueta se a indústria cinematográfica desse atenção para obras de arte e não para polêmicas envolvendo artistas.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 5 de janeiro de 2023
    Que filme! Triste, pesado e real sobre essa época assombrosa da história. Não existem palavras para descrever tais atrocidades. Longa de caráter obrigatório a todos! Smith, como sempre, apresenta o melhor de si.
    Encantador d.
    Encantador d.

Enviada em 22 de dezembro de 2022
    Vocês podem etá me tirar do Oscar, mas não podem tirar o Oscar de mim!
    Nem que seja por sedex!
    Att,
    W. S.
    rubens de faris junior
    rubens de faris junior

Enviada em 11 de dezembro de 2022
    A guerra das confederações como eu nunca imaginei que tivesse sido, um excelente filme de história. Will Smith independente de qualquer cosia é um ator foda d+

Enviada em 8 de fevereiro de 2023
    Will Smith e Ben Foster estrelam esse filme sobre um tema já bastante falado nos cinemas que é a escravidão que tanto machucou e ainda machuca nos dias atuais com tanta mazelas que deixou, Will está bem, mas nada de extraordinário e Foster idem, destaque para ótima fotografia e direção de arte e ressalvas para o roteiro que se arrasta sem necessidade, mesmo assim vale a sessão.
    Anderson
    Anderson

Enviada em 7 de fevereiro de 2023
    A declaração de Will Smith "Eu sempre evitei fazer filmes sobre escravidão. Eu queria ser um super-herói. Queria mostrar a excelência negra junto aos meus colegas brancos. Queria os papéis que normalmente dariam a Tom Cruise." representa perfeitamente em que Antoine Fuqua, um diretor medíocre, auxiliado pela fotografia duvidosa de Robert Richardson (Não é branco e preto. É cor esmaecida com alguns destaques para o verde da vegetação e o vermelho do sangue.) e pela trilha sonora do brasileiro Marcelo Zarvos que pretende a antecipação de emoções, conseguiu transformar o exemplo de tenacidade e, vá lá, de resiliência (odeio esta palavra!) de um escravo cujas fotos expuseram a selvageria e a hipocrisia do colonizador imperialista. Na época do Papa Paulo III, por volta de 1530, houve uma reunião de cardeais no Vaticano para decidir se indígenas e africanos possuíam alma. Ao negar a humanidade a alguém abre-se a possibilidade de jogar com a sua existência ao bel prazer do seu proprietário. Os exageros mostrados neste filme, bem como a transformação do escravo Gordon, o "Peter Chicoteado" das fotos, em um quase super-herói retira dele a sua humanidade e transforma a sua história em mero entretenimento. Lembra muito o que Mel Gibson fez com a sua "Paixão de Cristo".
    Dudu Amaral
    Dudu Amaral

Enviada em 17 de setembro de 2023
    retrata muito realisticamente a história da escravidão
    Murilo Henrique De Benevides
    Murilo Henrique De Benevides

Enviada em 19 de dezembro de 2022
    O filme traz uma visão bem interessante sobre a guerra civil estadunidense, sobre o racismo estrutural, viés inconsciente e uma boa discussão sobre as diferenças do nosso período escravagista e o dos EUA. Will Smith demonstrando mais uma vez o excelente ator que é. O filme tem algumas inconsistências e incoerências, mas que são facilmente superadas pela excelente qualidade do todo
    Diogo Silva
    Diogo Silva

Enviada em 29 de fevereiro de 2024
    Denso, realista, emocionante, daqueles que te deixam aflito. Filme muito bom, pois nos trás uma visão diferente da Guerra civil americana e qual era a situação, mais próxima possível do real vivido pelos escravizados. A fé e esperança é sempre levado em conta e é o que motiva Peter a seguir o seu sonho de liberdade com sua família. O tom da filmagem preto e branco enobrece ainda mais a obra.
    Psicothamaha
    Psicothamaha

Enviada em 25 de setembro de 2023
    Esse filme é sensacional!
    O Will Smith como sempre arrasa na sua interpretação como escravo no longa.
    O filme se dá com a fuga de um escravo que descobre em meio à guerra , que eles estão livre graças aos comandos de Abram LINCON!!!
    O time todo evolui enquanto o ex escravo tenta escapar !
    Vale cada minuto, mas prepare um lenço para enxugar suas lágrimas !!!!!!