A Luz do Demônio
    3,1
    Você assistiu A Luz do Demônio ?

Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 14 de novembro de 2022
    Cinema não é só diversão, entretenimento. Mesmo filmes de horror podem trazer informações e reflexões relevantes.
    Assistimos ontem A LUZ DO DEMÔNIO, filme estadunidense de 2022.
    Pelo menos três questões verídicas e relevantes são trazidas pelo filme:
    1. Muito embora a Igreja Católica tradicionalmente não delegue às mulheres (freiras) o exorcismo, apenas aos homens (padres), Santa Catarina de Siena, nascida Caterina Benincasa (Siena, 25 de março de 1347 – Roma, 29 de abril de 1380), foi uma terceira da Ordem dos Pregadores (dominicanos), filósofa escolástica e teóloga do século XIV. Teria ela combatido pessoalmente com o demônio inúmeras vezes.
    2. O arcanjo Lúcifer, encarado como representação demoníaca, seria o paralelo cristão de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses (do Olimpo) e o entregou à humanidade. O nome Lúcifer é associado, em hebraico e em latim, ao planeta Vênus ou "portador da luz", de onde vem o título do filme. Na mitologia judaico-cristã, Lúcifer teria sido o mais belo dos anjos, o qual, por vaidade, por querer se igualar a Deus (gerando uma situação semelhante á existente no masdeísmo, religião persa, que caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda, o bem, e Arimã, o mal) teria sido expulso do paraíso e, na sua queda, ido para o inferno.
    3. Historicamente, patologias como psicose, depressão psicótica, esquizofrenia e outras, foram encaradas pela Igreja Católica como possessão demoníaca e "tratadas" com tortura física. Este conhecimento da história é que teria feito o catolicismo limitar/restringir a prática do exorcismo na atualidade.
    Além disto, o filme é muito bom no seu gênero. De fato cumpre o que promete. Nos rendeu vários sustos, que ocasionaram "pulos" na cadeira do cinema.

Enviada em 10 de novembro de 2022
    Filme sobre exorcismo com roteiro diferenciado e interessante. Mulher com mãe que esra perturbada, encontra uma criança na mesma condição. prende atenção e faz refletir.
    Enviada em 6 de novembro de 2022
    Mesmo se esforçando e tentando chegar a um lugar diferente, o filme peca pelos vários jump scary e uma trama que não acrescenta nada aos filmes de exorcismo. Infelizmente ainda estamos esperando um novo que nos assuste como O Exorcista e O Exorcismo de Emily Rose.
    Myn
    Myn

Enviada em 19 de dezembro de 2022
    É um bom filme para o gênero, com boas cenas de suspense e bons efeitos especiais. O filme conta com um bom roteiro que em resumo narra a história de uma freira aprendiz a exorcismo. Na trama ela vai ter que lidar com a possessão de uma criança que a fará a lembrar do seu passado sombrio. Os atores e atrizes interpretaram muito bem.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 24 de abril de 2023
    Boa ideia, com dados históricos do Vaticano, com relação às técnicas de exorcismo, mas num ritmo lento, cansativo. Maquiagem ruim, efeitos ruins... um bom plot twist, mas um péssimo final.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 15 de novembro de 2022
    Um ótimo terror. Sustos e boas interpretações. Claro que é o clichê de sempre, mas faz parte. Gostei do conjunto e de como é apresentado.
    Conan Mendigo
    Conan Mendigo

Enviada em 7 de novembro de 2022
    Filme bom !

Enredo inovador, dos filmes novos de terror tradicionais está a altura mas não como os clássicos : o exorcista, Emily rose... como citado, não é um filme ruim, recomendo.
    Maxxuel 42
    Maxxuel 42

Enviada em 8 de fevereiro de 2023
    Atuações estão boas e mostra um pouco origem das escolas Exorcismo do Vaticano.Infelizmente devido a milhares de filmes neste estilo seja eles baseado ou não em fatos reais ,não causa mas impacto ou tem algo novo na trama.
    Putswal
    Putswal

Enviada em 12 de novembro de 2022
    O filme começa muito rápido, você já não começa entendo nada e ao longo do filme, só piora. O filme começa com uma freira que spoiler:
    sofria maltrato da mãe e etc. spoiler:
    Enfim, ao longo do filme, é possível ver alguns exorcismos e tal. Mas acontece, que nada explica nada. O filme não tem ação e nem emoção. Não dá nem um medo. Para o gênero de terror, o mínimo que poderíamos esperar é um filme que aterrorize as pessoas.
    Victor H.
    Victor H.

Enviada em 10 de novembro de 2022
    Filme legal com suspense em cenas inusitadas. Pode surpreender muitos aficcionados pelo gênero, pelo fato de assustar de maneira imprevísivel a quem assiste. Se você já está acostumado com o gênero de terror em específico filmes de exorcismo o enredo não foge muito do que já foi produzido durante os anos. De maneira geral, é um filme bom