Outubro
Pôster de Outubro
em breve No cinema | 1h 20min | Documentário
Direção: Maria Ribeiro, Loiro Cunha
|
Roteiro Maria Ribeiro
Usuários
3,1 2 notas
Adorocinema
3,0

Sinopse

Um país dividido. Na semana que antecedeu as eleições presidenciais, em outubro de 2018, os diretores Maria Ribeiro e Loiro Cunha registraram o embate político do Brasil que elegeu Jair Bolsonaro. Comparando a crise na sociedade à crise de um casamento, o documentário traz entrevistas com alguns protagonistas dessas tensões, como Manuela D'Ávila, candidata à vice-presidência na chapa derrotada, e Maria Rita Kehl, psicanalista.

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Críticas AdoroCinema

3,0
Legal
Outubro

O fazer necessário

por Sarah Lyra
Outubro não é o documentário mais eloquente em termos de discurso político, ou o mais bem produzido cinematograficamente, mas sua energia e inquietação chamam a atenção pela ousadia, assim como o recorte temático. A uma semana do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, quando a vitória de Jair Bolsonaro já estava praticamente garantida, Maria Ribeiro e Loiro Cunha, apoiadores assumidos de Fernando Haddad, se uniram para documentar os ânimos da população e de amigos próximos durante o auge da polarização. Somado a isso, Ribeiro se coloca em frente às câmeras para traçar um paralelo entre o momento político e o fim de seu casamento. O filme, portanto, se torna uma espécie de diário.Em um primeiro momento, é difícil não se questionar sobre as pretensões de Ribeiro ao adentrar uma manifestação pró-Bolsonaro vestida de noiva, no entanto, o que inicialmente aparentava ser um discurso

Últimas notícias

Imagem da notícia Festival do Rio 2019: Filmes brasileiros para conferir na reta final do evento
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Imagem da notícia Mostra SP 2019: "Bolsonaro é bicho solto com um partido em colapso", Maria Ribeiro e Loiro Cunha falam sobre documentário Outubro (Entrevista)
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
Diretores se uniram para filmar um documentário improvisado nos dias que antecederam as eleições presidenciais.
sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Fotos

Curiosidade das filmagens

Festival do Rio

Longa selecionado para a mostra Fronteiras da Première Brasil no Festival do Rio 2019.

Detalhes técnicos

Nacionalidade Brasil
Distribuidor -
Ano de produção 2019
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento -
Idiomas Português
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -