O Caso Mattei
    3,4
    Você assistiu O Caso Mattei ?

1 Crítica do usuário

Aurelio Cardoso
    Aurelio Cardoso

Enviada em 22 de agosto de 2018
    O Festival cinematográfico mais importante atualmente no mundo, o de Cannes, premiou esta pelicula com a Palma de Ouro de 72. Eu já havia assistido dois outros filmes premiados em Cannes anteriormente, O MENSAGEIRO de LOSEY em 71 e MORTE EM VENEZA de VISCONTI em 70.
    O CASO MATTEI tem como Diretor FRANCESCO ROSSI que se firma como um um dos melhores da Itália, ao lado de FELLINI, VISCONTI, DE SICA e outros.
    Quase um documentário, levado em linguagem expressiva, sobre as atividades de ENRICO MATTEI a frente da ENI, empresa que ele fundou para explorar petróleo na Itália, logo após a Segunda Guerra Mundial, e os mistérios que envolveram sua morte em um desastre de avião, perto da cidade de Buscapé.
    No dificil papel de MATTEI, está o novo grande astro do cinema penisular, GIAN MARIA vOLONTÉ, que foi eleito Melhor Ator em Cannes 72 por este filme e também por A CLASSE OPERÁRIA VAI PARA O PARAISO.
    VOLONTÉ tem uma atuação espetacular e é o novo grande idolo do cinema italiano, ao lado de MASTROIANNI.
    ROSSI inicia o filme mostrando os destroços do avião de MATTEI e parte para um flash back, tendo no principio as tentativas dele em criar uma empresa petrolifera com ajuda do governo, sendo que nesta época a Segunda Guerra Mundial terminara a pouco e o caos ainda tomava conta da nação italiana.
    MATTEI depois de muito custo começa a exploração de petróleo em solo italiano mas ninguém acreditava que houvesse alguma coisa no sub solo da nação, sendo que depois de algum tempo o petróleo jorrou em vários poços caindo por terra todo tipo de pessimismo.
    Com isso a empresa cresceu e com ela toda a nação italiana que agora tinha meios de se erguer graças a visão e obstinação de um homem: ENRICO MATTEI.
    ROSSI além de mostrar as várias facetas de MATTEI que chegou a ser apelidado de Júlio Cesar Moderno, tem como objetivo principal elucidar as causas de sua morte em um misterioso desastre. Até hoje as causas do acidente são nebulosas, uns afirmando que a culpa era dos comunistas, outros os franceses, mas ele coloca os fatos deixando uma pergunta no ar " qual a causa verdadeira do desastre".
    Um quase documentário com eméritas qualidades, com grande sentido politico, mostrando fatos e verdades sobre a polêmica figura de MATTEI com o brilhante VOLONTÉ, que dá força e vigor ao personagem.

an