Vidas Descartáveis
Pôster de  Vidas Descartáveis
24 de agosto de 2023 No cinema | Documentário
Direção: Alexandre Valenti, Alberto Graça
|
Roteiro Alexandre Valenti
Adorocinema
3,0

Sinopse

Não recomendado para menos de 12 anos

Vidas Descartáveis é um documentário brasileiro dirigido por Alberto Graça e Alexandre Valenti, e que acompanha as condições precárias de trabalho - que ainda têm um índice bastante elevado no Brasil, que foi o último a acabar com a escravidão. Partindo desse princípio, o documentário tem o objetivo de abordar a questão da escravidão atual, no que tange as péssimas condições trabalhistas, tanto na cidade quanto no campo, proveniente dos movimentos de migração em prol da melhora de vida ilusória. Ainda hoje, esse processo ilegal movimenta bilhões de dólares a cada ano, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

Críticas AdoroCinema

3,0
Legal
Vidas Descartáveis

Sobre crimes e o mínimo de dignidade

por Barbara Demerov
Engana-se quem pensa que a escravidão foi extinta do Brasil. A realidade que ainda assola as vidas de milhares de pessoas de diferentes gerações e localidades do país permanece tão brutal quanto silenciosa, à medida que o próprio governo e empresas varejistas, assim como fazendeiros, são responsáveis por executar ou omitir esta prática que tira algo que deveria ser inerente a todo ser humano: a dignidade. Tal palavra é repetida por diversas vezes neste documentário dirigido por Alberto Graça e Alexandre Valenti, cujo intuito é o de ampliar nossa visão quanto à escravidão e mostrar seus desdobramentos de uma forma mais expositiva do que participativa.Dos trabalhadores submetidos ao trabalho escravo em grandes fazendas até chegar em metrópoles onde famílias de estrangeiros vivem presas em casas no subúrbio para costurar roupas, Vidas Descartáveis tinha em mãos a difícil missão de não se pe

Trailer

imagem de Vidas Descartáveis Trailer Oficial 1:38
Vidas Descartáveis Trailer Oficial
252 visualizações

Fotos

Curiosidades das filmagens

Diretores

Os diretores Alberto Graça e Alexandre Valenti são conhecidos, respectivamente, por O Dia da Caça (2000) e Beatriz (2015), e Maestro - Alla ricerca della musica nei campi (2017) e Le monde en face (2009).

Dados alarmantes

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o trabalho escravo moderno gera US$150 bilhões mundialmente. No Brasil, último país a abolir a escravidão, aponta-se que atualmente existam cerca de 370 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Detalhes técnicos

Nacionalidade Brasil
Distribuidor Bretz Filmes
Ano de produção 2019
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Português
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...