O Amigo do Rei
    • Carmattos
    • Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O que mais importa é que é relevante. Pior: o que nos mostra é um problema, grande, mas, ainda assim, um entre os mil e um que culpabilizam nosso passado, atormentam o presente e fazem prever um futuro ainda mais irrespirável.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Tudo aponta para uma evidência: o mar de lama é resultado cumplicidade entre mineradoras e o poder público, explicitado em pequenos (e redundantes) dramatizações envolvendo um político corrupto.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Da falta de fiscalização, passando pelos alertas e laudos ignorados, [...] D’Elia vai, pouco a pouco, expondo todos os absurdos de bastidores, bem revelando o poder exercido por Samarco e Vale no meio político.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

As inegáveis qualidades de "O Amigo do Rei" são, porém, sabotadas por ingredientes poluidores. As falas dramáticas dos moradores são sublinhadas por música intrusiva, sendo algumas decepadas por cortes inexplicáveis. Um efeito cafona de edição comparece aqui e ali.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Críticos.Com.Br

por Luiz Baez

Entre a criativa porém precária ficcionalização e os convencionais depoimentos pontuados por voice over e ilustrados por videografismo, o importante tema não compensa a pobre linguagem.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br