A Odisseia dos Tontos
    • Variety
    • Críticos.Com.Br

Cinepop

por Lucas Salgado

O filme tem momentos bem tocantes, mostrando bem o drama dos personagens e o impacto da crise no país, mas também diverte ao abraçar a loucura de seguir uma história de vingança/golpe.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

A história gira em torno de como os “tontos”, que foram levados no bico, se organizam para recuperar seu dinheiro, o que envolve operações rocambolescas, divertidas e perigosas em torno de um cofre. Não há como não se identificar com esta trupe e torcer pelo seu sucesso.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Os tontos do título somos todos nós. É o povo que sofre de acordo com a direção do vento, sempre sujeito aos mandos e desmandos das autoridades. [...] Uma aventura à moda antiga, que funciona enquanto passatempo, mas que pouco deverá perdurar nas lembranças de quem dela compartilhar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Sarah Ward

Ao transformar a realidade sombria em uma fantasia edificante, este permanece um filme completamente agradável.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por John DeFore

À medida que se desenvolvem no evento principal, os cineastas oferecem pequenas surpresas suficientes para nos envolver. Nunca precisamos de um motivo para torcer por esses perdedores, mas ainda é um prazer vê-los obter a satisfação que seus colegas do mundo real tinham que viver sem.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Scott Tobias

O filme leva muito tempo para terminar, sem as recompensas emocionais que Borensztein trabalha com tanto esforço. [...] O que realmente impulsiona o filme é sua expressão de caráter nacional, a maneira como se liga a essa fantasia empolgante de marcar um ponto para os oprimidos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Entre o "filme de assalto" cômico-absurdo e o drama social sem maiores voos.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br