O Charlatão
    2,6
    Você assistiu O Charlatão ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de julho de 2021
    Todos os dias, na frente do sanatório que mantém na República Tcheca, o herborista Jan Mikolasek (interpretado na juventude e na idade adulta por pai e filho, respectivamente, Josef e Ivan Trojan) encontra dezenas de pacientes, de diferentes esferas sociais - do presidente do seu país até à pessoa mais humilde. Mikolasek faz sucesso entre as pessoas por, ao olhar uma simples amostra de urina, diagnosticar os mais diferentes tipos de doença, oferecendo chás medicinais para a cura destas enfermidades.

O filme "O Charlatão", dirigido por Agnieszka Holland, nos conta a história por trás de Jan Mikolasek. Acompanhamos a sua juventude como soldado de guerra e como ele passou a estudar a profissão que abraçou após o conflito. O longa também nos coloca diante da vida pessoal de Mikolasek, em especial o seu relacionamento com o seu braço direito, Frantisek Palko (Juraj Loj).

Um detalhe importante salta logo à vista quando nos deparamos com "O Charlatão": o fato de que Jan Mikolasek é uma personagem que tem dentro de si tanto o bem, quanto o mal. Nunca fica ao certo, para nós da plateia, se estamos diante de um heroi ou de um vilão. Afinal, ele fez fama e fortuna ao se utilizar de um tratamento nada ortodoxo para curar pessoas; e também teve relações bastante próximas com os regimes nazista e comunista, em seu país.

Agnieszka Holland, uma cineasta experiente, e com histórico de indicação ao Oscar, navega por essas transições narrativas com muita competência. Baseado em uma história real, "O Charlatão" (que foi o filme representante da República Tcheca na disputa por uma indicação ao Oscar 2021 de Melhor Filme Estrangeiro) se aproveita muito bem da dubiedade em torno de sua personagem principal. Até a última cena de "O Charlatão" iremos nos questionar se uma pessoa como Mikolasek vale a pena o sacrifício.

Enviada em 28 de fevereiro de 2022
    Uma história muito bem contada. Como a principal função do cinema é contar uma história, tem-se aqui um bom filme prá se ver. Centrado no personagem principal e em sua trajetória profissional e pessoal o filme perde a oportunidade de mostrar mais claramente facetas políticas e culturais de um país pouco conhecido pelo espectador brasileiro e, não posso afirmar, outros ao redor do mundo. Uma obra honesta sem muito de especial.

Enviada em 11 de outubro de 2022
    Uma história muito bem contada. Como a principal função do cinema é contar uma história, tem-se aqui um bom filme prá se ver. Centrado no personagem principal e em sua trajetória profissional e pessoal o filme perde a oportunidade de mostrar mais claramente facetas políticas e culturais de um país, a Tchecoslováquia, pouco conhecido pelo espectador brasileiro e, não posso afirmar, outros ao redor do mundo. Uma obra honesta sem muito de especial.
    Diego C
    Diego C

Enviada em 12 de abril de 2022
    Filme estava bom até começar a viadagem. Muita necessidade de colocar ideologia em boas histórias. Certa parte ficou muito mais um porno gay do que a história de um bom homem, inteligente, educado e respeitoso que buscava ajudar o próximo.
    Ronaldo Moreno
    Ronaldo Moreno

Enviada em 20 de novembro de 2022
    Gostei d filme, assisti no Prime gosto de filmes de histórias reais, mas a sinopse na plataforma está errada