A história do grupo de seringueiros conhecido como Soldados da Borracha, que durante a Segunda Guerra Mundial foi para a região amazônica trabalhar com soldados Aliados na extração de látex para a indústria armamentista norte-americana. Composto por cerca de 60 mil nordestinos, metade deles morreu antes de poder voltar para casa e a outra metade luta até hoje por reconhecimento e pela promessa de receber a mesma aposentadoria que os militares.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Soldados da Borracha
A fabricação do patriotismo
por Bruno Carmelo
Qual é o elemento mais importante para vencer uma guerra? Armas, homens treinados, estratégias avançadas? Para um entrevistado deste documentário, a resposta é a borracha. Este produto, que faltava aos americanos durante a Segunda Guerra Mundial para a confecção dos pneus, levou o governo dos Estados Unidos a oferecer imensas vantagens financeiras a Getúlio Vargas, contanto que exportasse uma quantidade expressiva de borracha. Nascem assim os “soldados da borracha”, cinquenta mil homens enviados ao norte do país para extraírem o látex das seringueiras. Estes homens partiram munidos de amor à pátria e de contratos que prometiam dinheiro, pensões à família e tratamento especial durante a viagem.O filme dirigido por Wolney Oliveira se dedica a explorar uma farsa, ou ainda os crimes de guerra cometidos entre conterrâneos em nome de certa imagem do patriotismo. Neste sentido, aproxima-se do r
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade