Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos é um longa-metragem documental dirigido por Daniela Broitman e produzido pela Videoforum Filmes. O filme conta a história de Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro que revolucionou a canção no país e influenciou movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. A produção mescla trechos de entrevistas com outros nomes famosos da música brasileira, como Caetano Veloso, e de uma entrevista inédita com Dorival, realizada em 1998, onde ele conta histórias inusitadas, fala sobre seu processo criativo, suas paixões e decepções, além de realizar performances improvisadas de músicas como “Quem Vem pra Beira do Mar” e “Marina”.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos
O que o vento não levou
por Barbara Demerov
"Ele é como um rio (...) Enquanto eu existir, existirá Caymmi", profere Gilberto Gil, sorrindo, nos minutos iniciais de Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos. Tais palavras, não só as dele como dos filhos e também de Caetano Veloso, expõem um carinho sem dimensão destas personagens para com o artista. O documentário de Daniela Broitman não busca inventar uma nova estrutura que repasse por momentos-chave da vida de uma figura que marcou gerações, e propõe um passeio leve por sua vida; mas não consegue sair do "lugar comum" por enaltecer muito mais do que humanizar Caymmi.Não que ele não mereça tal reconhecimento. Nem de longe. O documentário de Broitman já é o terceiro projeto focado na vida e obra do cantor e compositor baiano, responsável por dar vida a diversas canções icônicas – inclusive O Que é Que a Baiana Tem?, interpretada por Carmem Miranda. Permeada por depoimentos variados e bem
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade