A Crônica Francesa
    3,2
    Você assistiu A Crônica Francesa ?

c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 22 de novembro de 2021
    Sem dúvidas, Wes Anderson é um realizador com características únicas. Sua forma de fazer filme é sempre trazer o inovador, o inesperado e o nunca antes visto. Sua principal aliada nesse propósito é a fotografia. Seus filmes são belos esteticamente, fazendo de cada take um vislumbre. E não é só beleza, a preocupação com o que está sendo mostrado em tela também é cirurgica em contar detalhes da história que não precisam ser ditas por um narrador ou pelos personagens.

Aqui em "The French Dispatch", essas características estão presentes e bem representadas. O filme tem a missão de ser uma versão filmada de um jornal fictício. No caso, a última edição desse jornal. E como o jornal, traz três histórias diferentes entre si, contada por um jornalista diferente que trabalham nessa redação. A decisão de estruturar um filme dessa forma, por si só, já é um desafio inovador. Mas além dessa ideia original, a fotografia aqui é um verdadeiro espetáculo. Anderson usa intermináveis recursos para expor as facetas do jornalismo e da crônica, como inserir no meio da história uma sequência de desenho animado para ilustrar a mentira contida na crônica contada.

Então, se as duas características principais do diretor estão presentes no filme, porque "The French Dispatch" não é uma obra-prima, como o "Grande Hotel Budapeste"? Eu culpo o roteiro. Não por ser mal escrito, pelo contrário, Anderson está com o estilo em dia, tanto nas câmeras, quanto na caneta. A linguagem é rápida, rebuscada, ácida e bem-humorada. Quem não gosta de um sarcasmo?
    O problema aqui é a intenção. Talvez Wes Anderson não pensou no público ao querer homenagear o jornalismo dessa forma, digamos, modesta. Ele se contentou em apenas contar essas crônicas e falar dessa cidade fictícia, o que pra mim foi uma oportunidade perdida de falar sobre o jornalismo nos dias atuais que anda tão desmoralizado com o advento da imprensa livre que está na internet. Pode ser que a crítica esteja ali, mas de forma ínfima, quase nula. E além de não trazer essa visão paradoxa do jornalismo antigo e atual, o roteiro peca na transição das histórias, sendo cortes muito secos e com finais não tão bem estabelecidos. A falta de conectividade com os personagens e com o lugar que essas crônicas acontecem faz com que o espectador tenha pouca identificação com o que está sendo contado, e, devido ao ritmo ágil do roteiro, pode causar confusão aos menos atentos.

Para terminar, The French Dispatch é um ótimo filme, mas assistir ele é como beber refrigerante sem gás. É até gostosinho, mas poderia ser muito melhor.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 16 de dezembro de 2021
    Eu gosto de Wes Anderson. Pode não ser o melhor filme dele, acho inclusive que o formato de várias pequenas histórias, mesmo que interligadas pelo ponto em comum(páginas de um jornal), dificultou que o filme ganhasse um destaque a mais(embora profundidade no roteiro nunca foi o forte de Wes Anderson).
    O elenco é ótimo. McDormand é fantástica; Brody e Seydoux parece que funcionam melhor com esse tipo de filme; Chalamet às vezes parecia um pouco fora do tom, mas talvez tenha sido proposital; e no caso de outros atores, como Wright e Schreiber, simplesmente é interessante saber como eles podem ser bons.
    É um filme no qual, por se tratar de Wes Anderson, você mais ou menos já sabe o nível de extravagância que vai ter.
    @cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 20 de novembro de 2021
    Wes Anderson mantém intacta a capacidade de extrair um magnetismo próprio e inconfundível por meio do nonsense declarado. As doses precisas que mesclam humor, drama e aventura continuam em proporções harmoniosas, o produto é novamente uma obra com aspecto fabular irreverente.
    Comentei mais no perfil do Insta, só conferir! (@cinemacrica).
    Fabricio Menezes
    Fabricio Menezes

Enviada em 23 de fevereiro de 2022
    Filme chato demais! Histórias desconexas, personagens rasos, tedioso. Muito ruim! Um desperdício de elenco.
    Enviada em 29 de dezembro de 2021
    Um dos trabalhos mais contidos de Wes Anderson.Traz todos os seus elementos que o consagrou,mas algo ficou de fora ou já se tornou comum demais na carreira do diretor.A comédia sarcástica sempre é bem dirigida por ele e o elenco escolhido sempre ajuda bastante.Visualmente amável,lembra vários outros filmes do diretor,se aproxima muito de "Hotel Budapeste" e "Viagem a Darjeeling".Wes tem muito crédito ainda.
    Rafael Maiquinique
    Rafael Maiquinique

Enviada em 17 de março de 2022
    Fotografia: Um vislumbre, um deleite Visual pincelada com a marca característica do Wes Anderson.
    Elenco: Nem precisa falar muito. Anderson reunião nada mais nada menos que 7 vencedores do óscar em seu The French Dispatch.
    Roteiro: Um giroscópio caleidoscópico, que com certeza agrada tanto os apaixonados por cinema quanto pela arte.
    Atuação: Sublimes.