Patrulha Canina: Super Filhotes
    Fraco
    Patrulha Canina: Super Filhotes

Isto não é um filme

por Francisco Russo

A ida ao cinema é um evento tão atraente que, volta e meia, outros meios tentam trazer para si um pouco desta magia - não por acaso, jogos de futebol e óperas são exibidos por lá, com uma certa frequência. Até aí, nenhum problema: trata-se do exibido se apropriando do entorno para criar uma atração a mais ao espectador. O que acontece com Patrulha Canina: Super Filhotes é bem diferente.

A bem da verdade, não se trata de um filme mas uma coletânea de episódios pinçados das temporadas da série de TV Patrulha Canina. Para dar alguma coesão, a distribuidora nacional contratou as crianças Lorena Queiroz e Pedro Miranda para serem uma espécie de "mestre de cerimônias", sob um cenário temático e um punhado de pelúcias dos personagens, seja com o objetivo de fazer propaganda da própria série ou, até, propôr brincadeiras com quem está sentado na poltrona, em uma proposta canhestra de interação. Ou seja, Patrulha Canina: Super Filhotes não é propriamente um filme, mas um produto criado para entreter os pequenos dentro de uma sala de cinema, com o agravante de sequer trazer material inédito. Simples assim.

Dito isso, é claro que não se pode cobrar deste "filme" qualquer coesão cinematográfica. Por mais que as desventuras de Chase, Marshall, Skye, Ryder e Rubble sejam divertidas e bem-humoradas, explorando bastante um ritmo incessante em um visual ao mesmo tempo ingênuo e multicolorido, típico para atrair a criançada, não há um contexto maior a ser desenvolvidoo e sim historietas que sustentem episódios curtos. Até mesmo as pausas para intervalo comercial são facilmente perceptíveis, mais uma vez demonstrando o quanto tal narrativa foi idealizada tendo outra mídia em mente.

Diante de tal proposta, não é de se espantar a escolha da trama que dá título a este produto exibido nas salas escuras. Com aproximadamente 40 minutos de duração, o episódio envolvendo os super filhotes explora uma temática em alta, graças à popularidade dos filmes de super-heróis, perfeita para o viés publicitário pretendido. Além disto, o "filme" entrega mais duas historietas, de 15 minutos cada, entremeadas pelas aparições do casal mirim fazendo estripulias em um discurso ensaiado.

Aos menores, tal análise fílmica pouco importa e sim se divertir com os astros da série Patrulha Canina. É na qualidade dos personagens e suas desventuras que este "filme" minimamente se sustenta, por mais questionável que seja seu formato e sua divulgação como algo cinematográfico.

• Chefe O'Hara
      Melhor seria pegar ele na saída da escola e rumar pro cinema. Ou, se só passar nas horas em que ele estiver na aula (e/ou você estiver no trabalho), pedir pra chefia pra sair umas horinhas mais cedo, pedir pra escola pra ele sair também... e curtir seu ingresso mais barato. Porque, se isso é só uma preview de episódios que uma hora vão passar na tevê, não vale a pena de jeito nenhum pagar preço de ingresso de domingo!
    • Nilceia BV
      Meu filho está ansioso mas eu já esperava que fosse fraco, os episódios em si sempre são fracos apesar da nobre proposta de transmitir valores como coragem, lealdade, hoestidade e persistência... entre outros... mas o enredo sempre é bem raso... Comprei 2 bandejas de Batavinhos pra ganhar 1 ingresso, mas só vale pra dias de semana e nesses dias as sessões são apenas a tarde... estava pensando em pagar no fim de semana.. mas acho que vai doer no bolso...
    • Cibelle L
      Minha vontade era surtar e pegar meu tempo e o dinheiro meu de volta! Péssimo!
    • Cibelle L
      E eu me arrependo amargamente de não ter lido essa crítica antes de gastar R$46,50 só de ingresso (ainda teve pipoca e lanche)... Que filme péssimo!!
    • Crys
      MDS alguém realmente se dispôs a escrever uma crítica sobre a Patrulha Canina kkkkkkkkkkk socorrooooo kkkkkkk