O filme é foda, um soco no estômago. Filme difícil, muito difícil, quem já assistiu algum filme russo sabe do que estou falando, é um cinema muito diferente do que estamos acostumados.
Um filme selvagem e lírico sobre dor e perda. O drama de um garoto chamado Florya, na Bielorussia invadida pelos alemães.
Entendi, ao final deste filme, porque algum tempo depois dos fatos ocorridos aqui, os Russos foram se tornando tão implacáveis com os alemães, tão fundamentais para derrota-los, porque se tornaram uma potência armamentista, porque seus soldados são tão bem preparados e treinados hoje em dia e porque não fazem questão alguma de "serem parte da Europa", como ambicionavam antes, nos tempos dos Czares.
Filme fundamental para ver a guerra sob a ótica deles (que sempre têm uma forma diferente de ver e contar as histórias).
Obs: Já aviso que quem curte apenas este "padrão Hollywood" de fazer cinema não vai conseguir assistir 10 minutos. Filmes russos são muito difíceis, quem já assistiu Solaris, Stalker e similares sabe do que estou falando.