A Sociedade da Neve
    Você assistiu A Sociedade da Neve ?

AOS
    AOS

Seguir usuário

Enviada em 17 de maio de 2024
    Parte sem spoiler:
    "Sociedade da Neve" foi uma grande surpresa para mim quando encontrei o filme no catálogo da Netflix. Me senti atraído pela história assim que dei o play e fui transportado pra dura realidade a qual os passageiros. Confesso que já esperava por um filme mais cabeça, porém fui pego completamente de surpresa pelo ar chocante e pelo rumo que ele tomou, mostrando a frieza da natureza humana em situações de calamidade. Aliás, nota 10 a toda a direção de arte do filme, que me fizeram realmente crer que o que eu estava vendo era a mais pura e "crua"(quem assistiu entenderá) realidade.
    spoiler: Parte SPOILER ALERT: Bom, não faz muito sentido esconder os detalhes do filme, pois se trata de uma história real, dos sobreviventes do Voo 571 da Força Aérea Uruguaia. Eles eram uma equipe de rugby e viajavam para o Chile até que o Avião caiu nos Andes, em uma região completamente fora do mapa. Ao todo foram mais de 2 MESES isolados no mais pacato "nada" que se possa imaginar. Aqui vai mais uma nota 10, dessa vez para os atores e para o diretor J.A Bayona, os primeiros pela interpretação estupenda da realidade a qual estavam submetidos os personagens reais, e o segundo pela retratação e pelo gesto simbólico de relembrar os mortos em pequenos trechos ao longo do filme, como uma homenagem póstuma. Aqui, apesar de termos um ponto positivo, talvez tenhamos o único negativo, que é o destaque que alguns dos sobreviventes ganham acima de outros companheiros, de forma que, em alguns casos, você nem tenha notado certo personagem ali, e de repente ele foi um dos 29 mortos dessa tragédia. No entanto, a pressão psicológica e a motivação dos sobreviventes para continuarem felizes mesmo diante de tamanha dificuldade faz com que você não tire os olhos da tela durante as 2h30 de filme e, sinceramente, consiga refletir sobre como nós, humanos, conseguimos manter a esperança frente a qualquer coisa.

Recomendo d+, nota 5/5
    Lucas Mendonça
    Lucas Mendonça

Enviada em 21 de março de 2024
    Nossa, acho que foi o melhor filme que eu assisti, eu odeio assistir filme, estou de férias então resolvi assistir por indicação de colegas do trabalho. Eu msm sendo duro na queda chorei muito, toca a alma o filme no final 😪, principalmente as cenas reais que mostram de 1972. A pessoa fica refletindo sobre tudo e serve pra valorizarmos mais nossa vida e os pequenos momentos q não damos valor muitas vezes.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 17 de março de 2024
    A Sociedade da Neve (Inglês: Society of the Snow / Espanhol: La Sociedad de la Nieve) 2023

"A Sociedade da Neve" é dirigido por JA Bayona e baseado no livro de mesmo nome de Pablo Vierci de 2009, que detalha a verdadeira história do trágico acontecimento da seleção uruguaia de Rugby.
    Em 13 de outubro de 1972, o Voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado por um time uruguaio de futebol de Rugby e seus torcedores para levá-los a um jogo em Santiago, no Chile, cai em uma geleira no coração da Cordilheira dos Andes. Dos 45 passageiros a bordo, 29 sobreviveram ao acidente inicial, embora mais morressem devido a ferimentos, doenças e uma avalanche nas semanas seguintes. Presos num dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, os sobreviventes são obrigados a recorrer ao canibalismo de sobrevivência daqueles que já morreram para se manterem vivos. No entanto, em vez de se voltarem uns contra os outros, os sobreviventes recorrem ao trabalho cooperativo em equipe que aprenderam através do rugby e da fé espiritual, para escapar das montanhas.

O diretor espanhol JA Bayona, que recentemente dirigiu episódios da série "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder", ficou conhecido cinematograficamente pelos seus dois primeiros trabalhos: "O Orfanato" (2007), um bom filme espanhol que mistura elementos de fantasia e terror, e "O Impossível" (2012), um drama baseado em uma história real comovente, tocante e profundo. Dessa vez Bayona traz "A Sociedade da Neve", uma produção espanhola original Netflix, que conta com um elenco que na sua grande maioria é composto por atores novatos argentinos e uruguaios. Um ponto muito curioso, é o fato do autor uruguaio Pablo Vierci conhecer alguns dos 16 sobreviventes reais do caso, o que o motivou ainda mais para escrever o livro documentando os relatos ocorridos.

Ao longo dos anos esta história real do trágico voo 571 já foi adaptada em outras produções, como "Sobreviventes dos Andes" (1976), "Vivos" (1993) e "I Am Alive: Surviving the Andes Plane Crash" (2010). Em "A Sociedade da Neve", Bayona optou por relatar os acontecimentos fazendo uma mescla como um documentário inserido em um filme. Tanto que toda a equipe de produção gravaram mais de 100 horas de entrevistas com todos os sobreviventes ainda vivos. Por outro lado, os atores do longa tiveram contato direto com os sobreviventes e as famílias das vítimas. A produção teve todo um estudo sobre o local do acidente, realizando parte das filmagens exatamente no local.

"A Sociedade da Neve" se destaca pela excelente direção de Bayona, que soube extrair os detalhes mais minuciosos e profundos do caso e nos passar com uma veracidade impecável. Sem falar que todo o seu trabalho de câmeras é muito bem executado, onde ele sempre buscava o foco nos rostos e nas expressões do elenco em cena, aliado com os mais variados diálogos e monólogos, que nos dava a dimensão e a profundidade daqueles acontecimentos. O trabalho de maquiagem é completamente absurdo e corrobora com toda a grandeza da direção, já que ao longo da trama somos impactados pela degradação física dos personagens, o que vai de encontro com uma aparência desgastada, maltratada, judiada, onde todos ali iam definhando com o passar do tempo, e tudo que víamos acontecer era grande parte por méritos da direção de maquiagem e dos efeitos especiais. E com um destaque muito justo para David Martí e Montse Ribé, maquiadores de efeitos especiais vencedores do Oscar por "O Labirinto do Fauno" (2006). Juntos eles criaram próteses de cadáveres, cortes, feridas, tudo que nos dava a dimensão e a proporção do que estava ocorrendo com cada um presente naquele local.

Aliado com todas essas qualidades técnicas que eu já destaquei, temos uma fotografia que é absurda, com uma qualidade extremamente profissional e que destacava em cada cena apresentada. O interessante aqui é o fato da fotografia fazer um contraponto entre o colorido e o cinza; sendo o colorido destacando os momentos de competividade do time, onde podíamos notar um sentimento de felicidade e esperança nos rostos de cada um. Por outro lado temos o cinza, que se destaca justamente a partir do momento da queda do avião, onde transcendia o sofrimento e o limite da fé, e mais uma vez de esperança. A direção de arte também merece ser enaltecida, pois é a partir dela que temos aqueles gigantescos cenários de neves, onde nos abalava profundamente quando a câmera ia se distanciando e íamos tomando conhecimento do local em que eles estavam. A trilha sonora é bem pontual com cada cenário e cada acontecimento, sempre diversificando a melodia de acordo com a situação que o grupo estava enfrentando. A trilha sonora é a grande responsável em unir ali lado a lado a fé e o desespero.

Falando sobre o filme:
    Temos aqui um dos filmes dramáticos de sobrevivência que mais me impactou nos últimos anos. O diretor Bayona já conseguiu este mesmo feito com "O Impossível", que foi um filme que me deixou profundamente impactado, entristecido, chateado, comovido, que me deixou uma semana pensando e refletindo sobre tudo que eu havia presenciado. Em "A Sociedade da Neve" Bayona põe em pauta novamente o poder da fé, da esperança, da motivação, da luta pela sobrevivência, da crença, da determinação, da coragem, fazendo um contraponto com o desespero, a agonia, a desolação, a crueldade, a tristeza, a comoção, nos despertando os mais profundos sentimentos de compaixão, empatia, carinho, amor pelo próximo, nos fazendo sentir na pele a dor excessiva da extremidade enfrentada por cada um dos sobreviventes.

"A Sociedade da Neve" é aquele típico caso do filme documentário que você já conhece a história, já sabe como tudo terminou, já que houve sobreviventes, mas mesmo assim você se impressiona, pois o nível de adrenalina é muito alto de acordo com cada acontecimento. Eu não conhecia a história real à fundo, só tinha ouvido alguns relatos a respeito do caso, e o filme conseguiu me deixar muito mal, mexeu muito com meus sentimentos, me despertou um profundo sentimento de tristeza, compaixão, agonia, tensão, dor, por presenciar cenas tão cruéis, tão deploráveis, tão bárbaras, tão brutais, tão excessivas, com uma extremidade dolorida, daquelas que parte o seu coração e te faz refletir por dias.

O longa-metragem trabalha muito bem a mente humana e seus extremos quando exigida, pois estamos diante de um cenário completamente inóspito, cruel, sem qualquer possibilidade de sobrevivência, e ao longo dos dias eles vão sendo confrontados com as consequências desse local, que é o frio, a fome, a sede, o medo da morte, o desespero pela sobrevivência e a agonia pelo resgate. Nesse ponto temos um estudo sobre o poder da fé, da esperança, da misericórdia, a crença em um Deus, os limites do corpo humano. Até que ponto o seu corpo pode suportar a fome, a sede e o frio? Até que ponto você consegue manter a sua mente saudável e lúcida para não mergulhar na loucura e no extremismo? Quais os limites que você consegue enfrentar para se manter vivo na esperança por sobrevivência? Até que ponto você consegue pensar sobre a prática do canibalismo para se manter vivo e resistente? Já que seu corpo vai acabar exigindo esses nutrientes para sobreviver. São perguntas que em todos os momentos estão vagando pela mente de cada um ali, na medida que nós espectadores também estamos nos fazendo essas mesmas perguntas se nós estivéssemos diante daquela situação.

Todos esses sentimentos citados são despertados a partir da composição de cenas absurdamente bem feitas e bem elaboradas. Pois as cenas de "A Sociedade da Neve" foram feitas com um alto nível de qualidade, onde nos proporcionava sentir a dor, o desespero e a agonia de tal acontecimento.
    - Vou começar citando a cena da queda do avião, que pra mim já é uma das grandes cenas de todo o filme. A partir do momento em que o avião se choca com a montanha de gelo, onde temos o impacto com o bico do avião, que logo ele vai se destroçando e rompendo o solo em uma altíssima velocidade. Nessa cena eu fiquei em choque e boquiaberto, ao observar aquele impacto dos restos do avião com a neve, fazendo uma pressão para frente onde o impacto vinha de trás para frente fazendo as pessoas serem esmagadas uma pelas outras com os bancos do avião.
    - Temos aquela cena em que os sobreviventes vão retirando os corpos de dentro dos restos do avião, e ao lado da tela vai aparecendo o nome e a idade de cada um.
    - A cena em que eles discutem a possibilidade da prática do canibalismo, que por si só já é uma cena controversa e reflexiva, de acordo com a crença de cada um, é claro. Especificamente nessa cena temos um dos melhores diálogos de todo o filme, quando o grupo discute sobre praticar o canibalismo ou não, já que ali era um caso de extremismo pela sobrevivência. Muitos ali tinham a dificuldade em aceitar a prática pela falta da liberação do dono do corpo, onde mais tarde temos a cena onde cada um diz liberar o seu corpo para alimentar os sobreviventes - que cena pesada e incomoda!
    - Outra cena que me impactou bastante, foi a cena da tempestade de neve, onde soterrou todos os sobreviventes, obrigando eles a passarem 4 dias soterrados pela neve - outra cena absurda!
    - E não posso deixar de mencionar aquela cena onde eles conseguem fazer funcionar um rádio, quando eles tem a notícia que as buscas pelos os sobreviventes do desastre foram encerradas. É uma cena impressionante, que dilacera o seu coração, pois você vê aquelas pessoas entrando em um estado de completa loucura e desespero - mais uma cena que me deu um nó na garganta.

Sobre o elenco:
    O elenco de "A Sociedade da Neve" é muito bom, muito competente, onde cada um entregou atuações certeiras, condizentes com o personagem e as situações, mesmo que em grande maioria o elenco era composto por novatos.
    Os maiores destaques foram Enzo Vogrincic Roldán que fez o Numa Turcatti, Matías Recalt que fez o Roberto Canessa e o Agustín Pardella que fez o Nando Parrado.
    Nem preciso destacar todo o elenco, pois cada um fez muito bem a sua parte, onde contribuíram muito bem com a representação daquele momento desesperador e aterrorizante.

"A Sociedade da Neve" ganhou 12 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor no Prêmio Goya. No Oscar, foi indicado para Melhor Longa-Metragem Internacional, representando a Espanha, e Melhor Maquiagem e Penteado.

O longa alcançou a lista dos 10 melhores filmes não ingleses da Netflix, sendo que nos primeiros dias, teve 51 milhões de visualizações no streaming.

No Rotten Tomatoes, 90% das 151 resenhas dos críticos são positivas, com uma classificação média de 7,8/10. Já no Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 72 em 100, com base em 33 críticos.

Por fim: "A Sociedade da Neve" é um belíssimo trabalho de JA Bayona, que traz uma habilidade técnica magistral para apoiar sua história de tragédia da vida real. É um filme triste, tocante, profundo, desconfortante, incomodo, comovente, que vai mexer com a sua mente e principalmente com o seu coração. Mas por outro lado é também um filme muito reflexivo, preponderante, contundente, importante, que nos exemplifica o poder da fé, da força, da resistência, da perseverança, da esperança, do equilíbrio da mente, da busca incansável pela sobrevivência, que nos mostra que basicamente não somos nada diante de situações extremas e desoladoras.
    [16/03/2024]
    Marcelo L.
    Marcelo L.

Enviada em 11 de março de 2024
    Sociedade da Neve é um filme poderoso e comovente que oferece uma reflexão profunda sobre a resiliência humana diante de circunstâncias extremas. Enquanto o filme de 1993 "Vivos" mesmo sendo um ótimo filme, foca principalmente no acidente e em suas consequências, este por sua vez foca mais nas pessoas, suas famílias, fazendo com que nos importemos muito mais com as perdas. É uma história inspiradora de sobrevivência e esperança que nos mantém em reflexão mesmo após o término do filme.
    Domires Siqueira
    Domires Siqueira

Enviada em 9 de março de 2024
    Nossa! Uma obra prima, a melhor descrição já feita deste fato histórico. Conheci o filme enquanto estava no Chile, me despertou interesse pela coincidência. Eu senti o drama de cada personagem, vidas se perdendo no gelo, filme assim mostra o como não somos nada. Atuação impecável do ator que faz o Numa. Parabéns, filmaço!
    FERNANDA LAIANE
    FERNANDA LAIANE

Enviada em 1 de março de 2024
    Já havia visto "Vivos", a versão Hollywoodiana dos anos 90 da mesma história. Mas, essa aqui tá bem mais fiel ao acontecimento, os fatos estão mais bem alinhados, caracterização dos personagens, tudo parece se encaixar melhor. A fotografia e filmografia deste, é uma verdadeira obra prima, além do fato dos atores serem desconhecidos, e não serem norte americanos, já é algo que melhora mais ainda o filme.
    Infelizmente não vai ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, mas, ganhou o meu coração e o de muitos outros telespectadores.

A forma como a história foi contada, dando voz a todos aqueles que não sobreviveram, foi lindo e emocionante.
    Leonardo A
    Leonardo A

Enviada em 1 de março de 2024
    O fato é conhecido e outros filmes já foram feitos. Agora, assistir a um diário de uma tragédia requer estomago e nervos fortes – não é o meu caso, parei diversas vezes para minimizar meu terror.
    Clara
    Clara

Enviada em 1 de março de 2024
    completamente maravilhoso. É um dos melhores filmes que já vi, senão o melhor. Merece demais ganhar o Óscar por toda a sua história e montagem. Perfeito
    Fernanda Martinez
    Fernanda Martinez

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Excelente filme, atores, roteiro, imagem. Da um pouco de agonia ver o "tempo" passar e ninguém acha -los.
    Anabele Navarro
    Anabele Navarro

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Filme incrível. Traz muita sensibilidade, reflexão sobre a vida, fé, resiliência, união e a luta pela sobrevivência. Produção, fotografia, sonoplastia excelentes. Atuação impecável.