Aniara
Média
3,0
7 notas

3 Críticas do usuário

5
0 crítica
4
1 crítica
3
1 crítica
2
1 crítica
1
0 crítica
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

24 seguidores 888 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 22 de maio de 2026
Aniara é um filme sueco de ficção científica/drama que contou com a direção e roteiro de Pella Kågerman e Hugo Lilja. Na trama, diante da destruição do planeta Terra, uma nave que promete levar a sua tripulação para Marte em apenas em 3 semanas, acaba saindo do seu percurso e passa a vagar no espaço sem direção. A medida que suas esperanças vao se frustrando somos convidados a refletir o lugar no universo. Aniara tem uma ótima premissa: Terra devastada e o fio de esperança de colonizar Marte vai pir água abaixo. O roteiro acerta em nao perder tempo explicando os motivos do colapso na Terra, assim como delimita bem e passamos e entender que esse tipo de viagem já foi feita com outras naves e que todas deram certo. Até da para passar pano no que é mostrado dentro da nave: um especie de shopping intergalatico ( e da pra ver que o filme todo foi gravado no shopping). Ainda usam algumas tomadas do espaço e da nave para oferecer uma ambientação. Na trama, acompanhamos a protagonista Mimaroben (Emelie Garbers), que faz parte da tripulação do Aniara e é responsável por uma sala de terapia de realidade virtual com inteligência artificial chamada MIMA. É interessante que a terapia era pouco procurada, mas diante do colapso e da impossibilidade de voltar a trajetória a Marte, o número de pacientes elevam. A ideia de pertencimento, de um lugar para chamar de seu ( um mini-planeta) é bem aceito na trama. Porém, a apartir daí o roteiro e a direção vai se deteriorando. Perde-se uma oportunidade de ouro de diálogos mais profundos sobre a condição humana e a solidão do espaço. Os personagens vao se esvaziando, pois o roteiro vai errando a mao ao misturar questões religiosas e míticas na trama. Parece nao existir uma separação. Até tem uma personagens cética, que divide o quarto com a protagonista, mas dao pouco destaque e ela nao faz o choque necessário. Além da necessidade de relacionamento e filho entre Mimaroben e Isagel (Bianca Cruzeiro) torna-se esvaziado. Talvez esse esvaziamento tenha acontecido com os saltos de tempo que o roteiro vai oferecendo, cada vez mais longo. Apesar do sucesso comercial que o filme causou na Suécia, nao consegue desenvolver elementos básicos para uma boa trama espacial. Embora o desfecho seja impactante, mas ainda sim previsível. Vale lembrar que Aniara (o nome vem de uma palavra do grego antigo que significa "desespero") é baseado em um poema épico de 1956 do ganhador sueco do Prêmio Nobel, Harry Martinson
Marcelo D.
Marcelo D.

1 crítica Seguir usuário

4,5
Enviada em 30 de julho de 2024
Em um mundo cada vez mais caótico e incerto, 'Aniara' se destaca como um farol de introspecção. O filme transcende os limites da ficção científica, oferecendo uma profunda reflexão sobre a condição humana e a busca por significado em um universo vasto e indiferente. A jornada da nave Aniara e seus passageiros é um microcosmo da experiência humana, explorando temas como a solidão, a perda e a esperança. A ausência de um planeta de destino transforma a nave em uma espécie de prisão cósmica, forçando os passageiros a confrontar suas próprias mortalidades e a fragilidade da existência. A inteligência artificial Mima, com sua voz suave e sedutora, oferece um refúgio temporário da realidade, mas não pode apagar a angústia profunda que assola os passageiros. A fotografia austera e a trilha sonora melancólica intensificam a atmosfera de desespero e fatalismo, criando uma experiência cinematográfica única. 'Aniara' não é um filme fácil de assistir, mas é uma obra que nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e questionar o sentido da vida, principalmente ao mostrar nos ultimos segundos o filme o resultado da jornada da nave perdida.
Leonardo A
Leonardo A

12 seguidores 187 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 2 de novembro de 2022
Mais uma distopia no abandono da Terra ... Parece que a humanidade não melhora – autoridade vira autoritarismo e, quando só resta o medo, apelamos ao místico, ao mágico ... Primitivo.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa