Pureza
    Você assistiu Pureza ?

Murilo Henrique De Benevides
    Murilo Henrique De Benevides

Enviada em 5 de setembro de 2022
    Um filme excelente e necessário. Nos mostra o Brasil por dentro, sabemos que a luta de Pureza tem reflexos na busca incansável pelo fim do trabalho escravo até hoje. Sua luta para ver seu filho novamente e arriscando sua própria vida com isso é emocionante. Dira Paes é sinônimo de excelência em atuação, filme sublime, e entra no hall de grandes filmes do cinema brasileiro, uma amostra que nosso cinema pode ir além da comédia e entregar um filme de qualidade, de roteiro, cenografia e excelentes atuações.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 22 de agosto de 2022
    Dira Paes sempre espetacular em suas atuações, nos emociona ao contar a história de Pureza, uma mãe que vai atrás de seu filho que foi em busca de nova vida e acaba se enveredando no trabalho escravo. O filme baseado em fatos reais é sensível, impactante e choca o espectador ao mostrar a o trabalho escravo ainda existe até os dias de hoje e quanto foi importante o desempenho de Pureza para criar leis contra esse absurdo. Super recomendo.
    Bruno d
    Bruno d

Enviada em 13 de julho de 2022
    Filme sensível, impactante, real e que gera incômodo a quem assiste. Dizer que Dira Paes é talentosa e espetacular, é redundante. Mas aqui ela brilha mesmo sem palavras, só no olhar ou em um gesto. O elenco é consistente, sensível e brilha também. Imagens lindas. Em alguns momentos é possível ver as outras mães brasileiras, tem muita veracidade e um Brasil raiz. Tinha visto alguns anúncios, mas não sabia que o longa era inspirado em fatos. Vale pela mensagem, pelo protesto, pela heroína Pureza e pela obra completa.
    Carine  Vargas
    Carine Vargas

Enviada em 18 de junho de 2023
    Filme necessário pra todo ser humano que se importa com outros seres humanos Produção séria. Atores e atrizes perfeitos.
    Hamurabi F.
    Hamurabi F.

Enviada em 14 de junho de 2023
    Simplesmente espetacular. Importante sobretudo para quem desconhece a realidade brasileira, repleta de complexidades sociais.
    WagnerSantos2022
    WagnerSantos2022

Enviada em 29 de maio de 2022
    Dira Paes, sempre espetacular, entregando a alma a este personagem pouco conhecido. Achei que o filme acelera um pouco nos momentos finais mas nada que comprometa a grandiosidade da obra.
    Rejane crispim Silva
    Rejane crispim Silva

Enviada em 20 de junho de 2023
    Filme excelente,chorei muito ao ver que infelizmente até hj o trabalho escravo existe em nosso país ,e no mundo.
    Jorge Puga De A. Lima
    Jorge Puga De A. Lima

Enviada em 22 de maio de 2022
    Baseado em fatos reais, o filme narra a saga de Pureza em busca de seu filho Abel, aliciado para trabalhar como escravo em uma grande fazenda do Pará nos anos 90 do século XX.
    A busca de Pureza acabou resultando na criação de políticas de combate ao trabalho escravo no Brasil.
    Dira Paes está magnífica no papel de Pureza.
    É uma pena que o público brasileiro prefira besteirol e aventuras de super-herois do norte em vê de olhar no espelho e enxergar a realidade do país em que vive.
    O filme é bem realizado, com a protagonista entregando tudo que se espera de uma grande atriz,.o tema é atualíssimo tendo em vista o retrocesso a que o Brasil está sendo submetido nós últimos anos. Em suma, não há motivo para não considerar Pureza um grande filme.
    Quesia Matos Loureiro
    Quesia Matos Loureiro

Enviada em 3 de junho de 2022
    É revoltante um filme dessa magnitude,aqui no RJ, está restrito a Zona Sul e Centro. Limitando assim o acesso à cultura e nos levando à ir ao cinema apenas para assistir filmes estrangeiros. Filme espetacular, a Dirá Pars como sempre dando aula de interpretação.
    Eduardo Martins
    Eduardo Martins

Enviada em 16 de abril de 2021
    "Pureza" 1:41:00 mim.
    Direção : Renato Barbieri

O filme aborda a questão do trabalho em condições análogas à de escravidão no Brasil, atemporal, esse seria o melhor termo para definir as realidades social, econômica e política expressas na película. Homens, mulheres e situações de extrema vulnerabilidade aparecem e desaparecem ao longo da trama dramática que envolve o leitor a cada cena levando-os aos desdobramentos trágicos e reais do cotidiano das personagens. Muito embora o cinema cumpra uma função primária de entretenimento, o que temos no filme, são realidades expostas de maneira muito sensível e cruel da vida real.
    O filme é atemporal, ainda que o caso específico, seja o da personagem Dona Pureza Lopes, mulher brasileira, oleira, cansada de ser explorada e que ao ir em busca do filho, Abel Lopes, se depara com a situação trabalhista análoga à da escravidão numa grande fazendo de gado no Norte do Brasil. A personagem Dona Pureza é interpretada pela atriz Dira Paes.
    A sua atemporalidade ainda se revela no episódio do Senador corrupto, Chico Lopes, que serve a mando do grande pecuarista, Sergião, lembrando em continuidade aos tempos do coronelismo, onde muito provavelmente, o voto, o sangue e a vida dos milhares de homens escravizados serviam para eleger esse tipo de político corrupto.
    Me fez lembrar o personagem da nossa literatura; Fabiano de "Vidas Secas" do Graciliano Ramos "Você é um bicho, Fabiano", inclusive o personagem "pivete" fazendo citação textual "nós não somos homens aqui somos bicho".
    Ao explorar a questão do trabalhador escravizado, o filme revela que tal condição é estrutural, deixa transparecer a ausência do Estado-nação, denuncia o analfabetismo enquanto instrumento de dominação promovida pelo que o sociólogo Jessé Sousa chamou de "elite do atraso", aqui os grandes fazendeiros escravocratas, com o apoio a anuência do Estado que por meio dos aparelhos burocráticos, o Ministério da Justiça, que envia representante para entravar a criação de grupo contra a exploração do trabalho.
    A atemporalidade é muito bem retrata na velha prática da "caderneta", situação social muito vivida no Brasil desde os tempos da Colônia, passando pelo Império até hoje, é muito comum o dono das fazendas serem donos também dos "armazéns", mercados onde os trabalhadores fazem as suas compras e ali ficam endividados e dessa maneira se tornam diretamente "escravo" da dívida não podendo ir embora e sofrendo todos os tipos de violências até a própria morte, como nos casos dos personagens "Piauí" e "Pivete", mortos a sangue frio e com graus de sadismo e maldade, pois os assassinos tinham a certeza da impunidade.
    O Ministro Público Federal, a Pastoral da Terra da Igreja Católica e um grupo da sociedade civil, Criam o Grupo Móvel e com o apoio da Polícia Federal começa a desmontar a rede criminosa de exploração de homens e mulheres que são submetidos às mais vis condições de trabalho nas fazendas do Brasil.
    Por fim. Em sua fala na Tribuna do Fórum Nacional de Combate à Violência no Campo, dona Pureza diz "aqui não é uma nação livre" (1:44:00).
    Dona Pureza, quiçá somos uma nação! Digo eu.
    Nas legendas finais diz que o Grupo Móvel libertou mais de 52 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão.
    Porém, que no atual projeto de governo e de nação, os trabalhos escravos estão aumentando.
    É filme obrigatório a qualquer pessoa interessada na solidariedade aos trabalhadores do campo.