Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
    • Variety
    • Critikat.com

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Enquanto na aldeia o ritmo é lento e as imagens são fixas e extremamente bem compostas, com uma visão da natureza que lembra os pintores viajantes no Brasil do século XVI, as cenas da cidade ganham contornos mais informais e de aparência documental.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cineweb

por Neusa Barbosa

Esta viagem do rapaz ao mundo dos brancos retrata com clareza a disfunção vivida pelos índios nesse ambiente, em que não encontram lugar ou o devido respeito, já que suas referências não são conhecidas ou entendidas. Tudo isso transcorre, na história, com muita sutileza.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Se a história é interessante, não menos é a forma como o enredo se desenha numa visão respeitosa e profunda sobre a cultura indígena. Em muitos sentidos, "Chuva é Cantoria…" parece um documentário disfarçado de ficção. E vice-versa, uma história com viés documental para melhor se expressar.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

É possível se espantar, sempre, com algum excesso de beleza, seja nos hábitos da tribo, seja na natureza que a cerca. Uma edulcoração da sociedade indígena? Mas é possível também o espectador se deixar levar pelos encantos que desconhecemos dessa cultura.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” é inspirado em acontecimentos reais. [...] Sem um minuto de silêncio ambiente, o índio confronta mudanças captadas com eficiência e sensibilidade de um mundo em transição.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

a singularidade de Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos está no modo como os realizadores criam um tempo bastante específico para o desenvolvimento do caminho a ser percorrido, gradativamente relativizando ações e reações, dando ênfase, etnograficamente, aos rituais.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

É uma mistura levemente dramatizada de estudo de campo de fatos, ficção e antropologia. Como um experimento em docudrama colaborativo e exploratório, é admiravelmente comprometido. Infelizmente, como uma experiência cinematográfica, é plana e funcional.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jay Weissberg

É um retrato fictício admirável, muitas vezes fascinante, do povo krahô d de Tocantin e sua luta para preservar as tradições [...] Dadas as ricas atrações visuais do filme, é uma pena que Salaviza e Nader Messora não tenham mais fé no que eles são capazes de transmitir não-verbalmente com a câmera.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Josué Morel

O filme parece um objeto de duas faces, ao mesmo tempo documentário um tanto esquemático e filme moderno que, apesar da estética às vezes realmente singular, não escapa a certa linguagem acadêmica.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com