Red: Crescer É uma Fera
    Você assistiu Red: Crescer É uma Fera ?

Phelipe A.
    Phelipe A.

Enviada em 12 de maio de 2022
    A Disney/Pixar nos presenteou com sua nova produção Red: Crescer é uma Fera (Turning Red), uma animação delicada e muito divertida que conversa diretamente com as meninas mostrando o conturbado período da puberdade e que todos seus medos podem ser superados com laços de amizade e familiares.

Em Red: Crescer É uma Fera, a adolescente Meilin “Mei” Lee se transforma em um grande panda vermelho, em uma ótima representação de todas as mudanças e transformações no corpo e mente de uma garota de 13 anos. Uma premissa muito parecida com outras animações famosas onde somos apresentados a mudanças dos personagens com animais antropomorfizados. Dessa vez o estúdio consegue nos entregar uma historia agradável e muito atemporal, com uma protagonista carismática e baseada em animações asiáticas representando a cultura de forma respeitosa.

O longa aborda o amadurecimento de Meilin mostrando suas dificuldades emocionais e o doloroso processo de transição para a vida adulta enquanto a menina precisa lidar com suas inseguranças enquanto está dividida entre os afazeres com sua mãe, em honrar as tradições familiares e superproteção materna, além de todas suas vontades de jovem adolescente que quer sair e ver sua “Boy Band” favorita (inspirada em bandas como Backstreet Boys, N’SYNC) junto com suas melhores amigas.
    A animação se passa no início dos anos 2000 e muito da cultura pop da época é retratada, trazendo a nostalgia que os mais velhos adoram, enquanto consegue tratar temas infantis com delicadeza e muito humor asiático.

Uma animação bastante representativa e muito bem dirigida Domee Shi e produzida por sua equipe formada somente por mulheres, Red: Crescer é uma Fera vale ser assistido com a família toda, pois consegue nos fazer rir, chorar e ficar torcendo para que tudo de certo no final, sem forçar a barra como estava acontecendo nas ultimas animações do estúdio.
    Denise S.
    Denise S.

Enviada em 20 de março de 2022
    Este filme é divertidíssimo!
    Ele entrega literalmente tudo, ele é fofo, ele é engraçado e divertido ao mesmo tempo e traz aquela reflexão típica nos filmes da Disney.
    Disney sendo Disney né meus amigos!
    Eu adorei e recomendo demais..
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 13 de março de 2022
    Para mim essa talvez seja a animação mais fraquinha da Pixar dos últimos anos, não que seja ruim, só não tem o mesmo nível de outras mais recentes. Red: Crescer é uma Fera tem seus momentos divertidos e seus ensinamentos, mas nada do que já não tenhamos visto antes, é meio arrastado em alguns momentos, mas consegue nos descontrair, bom filme.
    Soul_livro_filmes_series
    Soul_livro_filmes_series

Enviada em 15 de março de 2022
    Pais com muitas cobranças e altas expectativas geram filhos pressionados, caóticos e infelizes. É um bom filme. Se você tem um vontade de mandar uma mensagem para sua mãe, esse é um bom filme para lhe mostrar.
    Enviada em 15 de março de 2022
    Maravilhoso, sensacional, incrível, esse com certeza entrou para os dez mais da minha lista preferida. Filme para toda a família. História (até onde sei) muito original, animação fantástica, cenas cômicas na hora exata, início, desdobramento, drama, clímax e desfecho tudo muito bem organizado em uma comédia magnífica. super indico a quem curte filmes do gênero. Perfeito, amei de mais.
    Gabriel Amorim
    Gabriel Amorim

Enviada em 14 de março de 2022
    Adotando uma nova técnica de animação com traços arredondados, somados de tons pastéis e uma dose de nostalgia para aqueles que vivenciaram os anos 2000, 'Red: Crescer é uma Fera' apresenta uma história com muito coração e encara, de forma fiel, temas presentes na fase da adolescência, como puberdade e menstruação.
    Ana Gabriela
    Ana Gabriela

Enviada em 2 de maio de 2022
    Turning Red e as dores do crescimento

O novo longa da Pixar traz novamente a questão levantada por outras produções do estúdio: animação não é apenas para crianças

O filme de Domee Shi, traduzido no Brasil para Red: Crescer é uma Fera, narra a jornada de Meilin Lee (Rosalie Chiang), uma garota de 13 anos com ascendência chinesa, vivendo em Toronto no Canadá. Com muito bom humor, referências aos anos 2000 e, claro, à pré-adolescência, o filme é um deleite e atinge muito bem a proposta almejada. A premissa é básica, porém contém diversas camadas construídas ao longo do caminho.

Meilin herdou de sua mãe a habilidade de se transformar num panda vermelho à medida que controla suas emoções; um legado de diversas gerações. Entretanto, essa dádiva é vista como um inconveniente pela família Lee, visto que “Meimei”, como é chamada, é apenas uma criança. Com a ajuda de seu grupo de amigas: Miriam (Ava Morse), Priya (Maitreyi Ramakrishnan) e Abby (Hyein Park), Mei explora cada faceta de seu panda.
    O quarteto apresenta uma química fantástica: cada uma das garotas tendo uma personalidade única e distinta, mas quando juntas, formam uma rede de apoio e amor dignos de verdadeiras amizades. Entretanto a mãe de Mei, Ming (Sandra Oh), desaprova a relação das garotas, além da grande paixão das jovens pela boyband fictícia 4*Town, considerando más influências para a filha.

Tendo isso como ponto principal do longa, são trabalhados na animação diversos temas importantes para o público de diferentes idades. O trauma geracional, representado pelo panda e pela superproteção da mãe podem ser notados em diversos momentos. Há conversas sobre suprir expectativas dos pais, a busca constante de aprovação e as ansiedades provocadas por isso. O panda é uma metáfora clara da maneira que os personagens não sabem lidar com certas emoções, ignorando seus momentos sombrios e reprimindo parte de si para se encaixar em padrões.
    Pode-se perceber também a dificuldade dos pais em lidar com o crescimento dos filhos e desenvolvimento de suas personalidades fora do núcleo familiar.
    Mesmo tocando em debates profundos, o longa consegue trazer isso com naturalidade e fluidez. Outro momento destaque, é a cena em que Meimei acorda como panda pela primeira vez, e seus pais acreditam se tratar de menstruação. Um tabu em muitos lugares, é desenvolvido com humor e leveza, mostrando que há sim como falar no assunto de forma tranquila para adolescentes entrando na puberdade.

De maneira mais técnica, o filme mescla diversos estilos de animação, ignorando o padrão Pixar de hiper-realidade. Com expressões faciais exageradas, engraçadas e no estilo anime, além de cenários compondo cenas visualmente belas e muito coloridas, sendo um espetáculo visual para o espectador. A trilha sonora original ajuda a criar a atmosfera nostálgica do início dos anos 2000, com músicas da época e novas canções originais de Billie Eilish e Finneas O'Connell, que compuseram as canções da banda 4*Town: Nobody Like U, U Know What’s Up e 1 True Love.

A obsessão por bandas pop, o início do interesse por meninos, as dificuldades em lidar com as mudanças corporais e até as personalidades presentes no filme, conseguem criar um retrato fiel de como é ser uma menina de 13 anos aprendendo a viver nessa fase turbulenta e traumática que é a adolescência. E para o público mais adulto, traz uma montanha-russa de emoções, como o pertencimento a uma era já passada, constrangimentos comuns e a diversão de ser jovem.

Ana Gabriela Oliveira - aluna de Comunicação Social - Jornalismo - UFSJ
    Adriel Andrade Ferreira
    Adriel Andrade Ferreira

Enviada em 18 de fevereiro de 2023
    Gostei demais desse novo gênero de animação, por favor façam mais desenhos desse gênero de transição de criança pra adolescente pfvr 😭 muito boa a história e eu peguei um vício nesse desenho, já assisti umas 9 vezes (SEM BRINCADEIRA) é uma fera esse desenho e os efeitos especiais do desse desenho é inovador

Enviada em 13 de abril de 2024
    Uma animação apenas ok! Com personagens legais, mas nada que possa ficar muito na memória. Mas vale sim a pena assistir.
    Luiz Felipe Spuldaro
    Luiz Felipe Spuldaro

Enviada em 12 de março de 2022
    um filme bem legalzinho, com uma percepção da vida real muito boa mas é japones até dms. a parte final é a mais legal