Pássaros de Verão
    • The Hollywood Reporter
    • Variety

Cinema com Rapadura

por Lívia Almeida

O filme dialoga com a nossa realidade por retratar uma das formas pelas quais os indígenas perderam seus costumes em prol da forma de vida do “mundo civilizado”.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Aproveitando elementos do cinema de gênero que aborda tráfico de drogas e violência, o filme tem uma pegada épica que transcende o formato básico ao retratar hábitos e costumes em vias de apagamento.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

New York Times

por A.O. Scott

Nas mãos de Gallego e Guerra, esta fábula de negócios sombrios, traições e erros se transforma numa tragédia doméstica e num apocalipse cultural. Conforme o dinheiro entra, as armas aparecem também, e os velhos códigos de honra e reciprocidade são corroídos pela ganância e pela vaidade.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Marcelo Janot

Mais do que um filme sobre disputas de poder, ele vai fundo nos costumes e tradições ritualísticos para mostrar como a ancestralidade sofre o efeito devastador da ambição trazida pelo tráfico.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista de Cinema

por Maria do Rosário Caetano

Além de uma história épica e fascinante, com ótimos diálogos, de atores convincentes e de uma fotografia de corpos e de imensos espaços (nunca folclorizados), há que se prestar atenção na trilha sonora.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

The Playlist

por Jessica Kiang

"Pássaros de Verão" não cria um espetáculo da violência, nem ignora as forças maiores de ordem sociológica e geopolítica. Mas ele funciona como seu próprio canto, apresentando não uma explosão, e sim uma continuidade onde o colonialismo fomenta o capitalismo.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cineplayers

por Francisco Carbone

Com um apelo positivo ao feminino, uma versão menos hermética sobre a fabulação no cinema contemporâneo e a incursão em zona popular de tradição narrativa, "Pássaros de Verão" consegue equilibrar seus elementos e imprimir unidade a passagens de entendimento quase antagônicas.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Com uma belíssima fotografia de David Gallego, "Pássaros de Verão" apresenta uma narrativa fabular substanciada pelos códigos milenares de uma sociedade que sucumbe ao imperialismo mal disfarçado de oportunidade de (mercado) prosperidade.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Difícil resistir ao preciosismo das composições visuais, ao uso das cores e sobretudo ao magnetismo com que se desenrola a história da ascensão e da queda de uma família de indígenas Wayúu no período entre 1968 e 1980.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cineweb

por Neusa Barbosa

O que se depreende deste drama fortíssimo é a violência do choque cultural, sem descuidar de imprimir a marca de um cineasta que não se afasta da consciência de que a humanidade é uma só, vulnerável e sujeita à alta voltagem da ambição e das emoções mais primitivas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

A maneira como os diretores Ciro Guerra e Cristina Gallego observam a transformação é que torna notável essa produção. Nenhuma mudança é instantânea. Elas são mediadas por elementos da tradição, como a matriarca influente e o mensageiro, personagens fortíssimos da trama.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Screen International

por Wendy Ide

O filme é particularmente fote no que diz respeito à representação das tradições Wayúu. Um complexo sistema de protocolos foi imposto, e as transgressões possuem graves consequências. As mulheres nesta sociedade têm um poder imenso.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

A direção realmente ultrapassa as barreiras da narração e das estruturas convencionais, além de estar repleta de imagens e ideias. [...] Existe um tipo de antropologia muito diferente aqui.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

É como assistir ao outro lado de "Feito na América", acompanhando o que acontece no solo quando Tom Cruise parte em seu avião, ou "Narcos" sem todo o sensacionalismo - embora Gallego e Guera também apresentem uma quantidade considerável de ação.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Esta tragédia épica parte de um lugar de inocência e se desenvolve até virar uma guerra completa entre duas facções rivais. Mesmo assim, Gallego e Guerra constróem o filme com tanto interesse e respeito pela cultura indígena que as drogas se tornam apenas um detalhe para representar as vidas em perigo.

A crítica completa está disponível no site Variety