Abe
    Você assistiu Abe ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 29 de julho de 2021
    "Meu nome é Abraham Solomon-Odeh. Alguns me chamam de Abraham; outros de Avraim, Ibrahim, ou Avi... Mas eu prefiro Abe. Eu realmente prefiro apenas Abe. Só Abe". Esta frase, cujas variações abrem e fecham o filme "Abe", dirigido e co-escrito por Fernando Grostein Andrade, representa muito bem a verdadeira confusão cultural que é a vida de Abe (Noah Schnapp, da série "Stranger Things"). Filho de pai de origem muçulmana e de mãe de descendência judia, a personagem principal do longa vive no meio de uma grande batalha, em que os seus parentes (principalmente os avós) querem decidir por ele o que ele será, o que acontecerá com a sua vida e, principalmente, qual a religião que ele deve seguir.

Por trás de tanta confusão, existe um pré-adolescente de 12 anos consciente do que acontece ao seu redor e que tenta agradar aos dois lados da família. A questão é que Abe também está naquela fase da vida em que a gente está buscando descobrir quem somos. E, se tem uma coisa da qual ele tem certeza, é que, de alguma maneira, a cozinha estará envolvida na sua vida. Abe ama cozinhar e, durante as suas férias de Verão (linha do tempo na qual "Abe" se passa), a sua trajetória acaba se cruzando com a de Chico (Seu Jorge), um cozinheiro em ascensão em Nova York devido à fusão que faz entre a comida brasileira e a de outros países, e sua equipe.

O ponto mais positivo de "Abe", nesse sentido, é a forma como o roteiro escrito por Lameece Issaq e Jacob Kader utiliza a culinária para ilustrar os conflitos vividos por Abe e sua família. Se estamos diante de uma família desunida em seus propósitos, Abe enxerga na comida a possibilidade de unir seus parentes. Se ele não consegue se decidir - ainda - entre ser muçulmano, judeu, ateu, ou o que quer que ele seja, por quê não fazer uma fusão de todos os valores (religiosos, culinários e culturais) nos quais a sua família está construída? Este será o desejo de Abe: mostrar, por meio da cozinha e do dom que ele possui, que não existe nada errado em ser a mistura que ele é.

"Abe" estreou no Festival de Cinema de Sundance 2019 e é um filme de cores fortes e vibrantes. O diretor Fernando Grostein Andrade soube trabalhar muito bem com a direção de fotografia de Blasco Giurato e com uma trama enxuta e que passa a sua mensagem a contento. As comidas com as quais nos deparamos em diversas cenas nos deixam com água na boca. Para nós, brasileiros, o filme ainda tem um atrativo a mais por causa de todos os nomes envolvidos - na frente e por trás das câmeras. A trilha sonora de Gui Amabis é um ponto alto à parte.
    Olivia Goldenrose
    Olivia Goldenrose

Enviada em 17 de abril de 2023
    Abordando com sensibilidade uma das questões mais desafiadoras da atualidade, a harmonização na convivência entre culturas diferentes é central nesse delicioso filme! Também tem ótima trilha sonora.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 2 de março de 2022
    Foi difícil de acompanhar o filme até o final esse filme indicado na plataforma, em muitos momentos tive acelerar para conseguir ver os 75min, primeiramente o filme não trata nada de comida, na realidade Seu Jorge manda o menino dar umas lavadas na louça e isso vão uns bons minutos. Dão umas cortadas no alho, na cebola, uns nomes bonitos de alguns condimentos brasileiros, arabes, judeus, mas algo de curioso que é o foco da capa do filme e quase nada. Tem uma história bacana do Noah Schnapp no seu personagem tentando juntar as duas culturas árabe e judeus, que é o problema principal da historia mas ai entra um dramatismo exacerbado sem pé e cabeça, a temática central pode ate ser bom para o publico norte americano mas aqui no Brasil faz muito pouco sentido, somos povo respeitoso e unido. Tive de acelerar o filme para aguentar ver até o final. Para mim não colou.
    Bruna C.
    Bruna C.

Enviada em 26 de agosto de 2021
    Filme legal, porém previsível e morno. Os diálogos poderiam ser melhor escritos também, pois eram diálogos rasos. Filme meio sessão da tarde, sabe? hehehe nem bom, nem ruim. Mediano!
    Nathy Bononi
    Nathy Bononi

Enviada em 13 de novembro de 2019
    O filme é incrível , amei , eu amo o Noah Schanapp , o filme é maravilhoso é muito bom , achei legal a história do filme sobre o menino ABE gostar de gastronomia ( que tem aber com comida e eu amo comer kkk) amei amei amei muito bom
    spoiler:
    spoiler: