Yonlu
    • Folha de São Paulo
    • O Globo

Estado de São Paulo

por A redação

Hique refaz essa tragédia juvenil usando as próprias obras do artista como materiais de construção. O filme é muito inquietante. Angústias ancestrais ganham nova potência no mundo da internet, a ponto de destruir vidas?

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O lirismo que emana da engenhosidade da linguagem visa transmitir ao espectador um pouco da geografia mental desse garoto com, talvez, excesso de lucidez num mundo alienado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Edu Fernandes

Um ator inspirado, que acredita na proposta ousada de um diretor que sopra um bem-vindo frescor no cinema gaúcho. Filmes corajosos como "Yonlu" e "Ponto Zero" (2016) indicam que o Rio Grande do Sul aspira uma assinatura própria mais interessante do que o grosso da produção local.

A crítica completa está disponível no site Preview

Ccine10

por Ricardo Rocha

"Yonlu" é um filme para se visto com olhos bem abertos, não nos entrega um drama comum de um personagem passando por depressão e indo cada vez mais fundo em suas aspirações artísticas, mas uma visão lúdica e perturbada de um adolescente.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Yonlu" tenta, valendo-se de diversos artifícios, dar conta da mente criativa de Vinicius e da fragmentação de seu estado emocional. O recurso de usar a própria produção do rapaz – músicas, desenhos – é uma lembrança e um documento do artista talentoso.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

O fluxo mental de Yonlu chega à tela em angulações e composições surpreendentes, edição de imagens não linear e uma cacofonia audiovisual muito sugestiva.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Folha de São Paulo

por A redação

A entrega de Thalles Cabral impressiona. Cantor de recursos, com um ótimo álbum autoral lançado em 2017, ele carrega o filme. Seu desempenho e as boas soluções de roteiro atenuam dois equívocos da produção.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Sérgio Rizzo

O filme a criar uma ambientação leve e poética que, no entanto, resvala em zonas sombrias [...]. A presença de um terapeuta compromete essa abordagem ao contaminar a narrativa com um didatismo constrangedor.

A crítica completa está disponível no site O Globo