Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Neusa Barbosa
Quem conhece o trabalho do veterano documentarista [...] sabe que pode esperar uma narrativa ao mesmo tempo engajada e muito substancial, amparada em entrevistas que vão do cineasta greco-francês Constantin Costa-Gavras ao ex-ministro grego Yanis Varoufakis.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
"Dedo na Ferida" trabalha com cabeças falantes, imagens ilustrativas de miséria e resistência, dados estatísticos e muitos gráficos incrustados na tela. É a estética expositiva por excelência, da qual Tendler não abre mão. Daí não ser mero clichê dizer que seu filme é uma aula. E das mais esclarecedoras.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
É um filme de tese, bem embasado, que assume seu lado e não tem medo de criticar o que existe de mais poderoso e intocável em nossos dias, o dogma absoluto da economia de mercado.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Procurando identificar de que modo o dinheiro passou a ser "a primeira religião", e de que modo as grandes corporações, sobretudo os bancos, dominam o mundo e relegam populações ao empobrecimento ou à miséria, o longa de Tendler é didático e contundente.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Daniel Schenker
A estrutura abrangente do documentário, que entrelaça planos diversos, não torna o resultado disperso. Ao contrário, o filme soa algo repetitivo em certos momentos ao reiterar as consequências da radicalização do sistema capitalista.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Há, por um lado, o roteiro que consegue promover encadeamento satisfatório dos dados com a intenção de desnudar a conjuntura escondida pelos meios de comunicação, e, por outro, a reiteração de procedimentos, o engessamento do registro dos depoimentos, além de desperdícios pontuais.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cineweb
Quem conhece o trabalho do veterano documentarista [...] sabe que pode esperar uma narrativa ao mesmo tempo engajada e muito substancial, amparada em entrevistas que vão do cineasta greco-francês Constantin Costa-Gavras ao ex-ministro grego Yanis Varoufakis.
Carmattos
"Dedo na Ferida" trabalha com cabeças falantes, imagens ilustrativas de miséria e resistência, dados estatísticos e muitos gráficos incrustados na tela. É a estética expositiva por excelência, da qual Tendler não abre mão. Daí não ser mero clichê dizer que seu filme é uma aula. E das mais esclarecedoras.
Estado de São Paulo
É um filme de tese, bem embasado, que assume seu lado e não tem medo de criticar o que existe de mais poderoso e intocável em nossos dias, o dogma absoluto da economia de mercado.
Folha de São Paulo
Procurando identificar de que modo o dinheiro passou a ser "a primeira religião", e de que modo as grandes corporações, sobretudo os bancos, dominam o mundo e relegam populações ao empobrecimento ou à miséria, o longa de Tendler é didático e contundente.
O Globo
A estrutura abrangente do documentário, que entrelaça planos diversos, não torna o resultado disperso. Ao contrário, o filme soa algo repetitivo em certos momentos ao reiterar as consequências da radicalização do sistema capitalista.
Papo de Cinema
Há, por um lado, o roteiro que consegue promover encadeamento satisfatório dos dados com a intenção de desnudar a conjuntura escondida pelos meios de comunicação, e, por outro, a reiteração de procedimentos, o engessamento do registro dos depoimentos, além de desperdícios pontuais.