Dedo na Ferida
    • O Globo
    • Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Quem conhece o trabalho do veterano documentarista [...] sabe que pode esperar uma narrativa ao mesmo tempo engajada e muito substancial, amparada em entrevistas que vão do cineasta greco-francês Constantin Costa-Gavras ao ex-ministro grego Yanis Varoufakis.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

"Dedo na Ferida" trabalha com cabeças falantes, imagens ilustrativas de miséria e resistência, dados estatísticos e muitos gráficos incrustados na tela. É a estética expositiva por excelência, da qual Tendler não abre mão. Daí não ser mero clichê dizer que seu filme é uma aula. E das mais esclarecedoras.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

É um filme de tese, bem embasado, que assume seu lado e não tem medo de criticar o que existe de mais poderoso e intocável em nossos dias, o dogma absoluto da economia de mercado.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Procurando identificar de que modo o dinheiro passou a ser "a primeira religião", e de que modo as grandes corporações, sobretudo os bancos, dominam o mundo e relegam populações ao empobrecimento ou à miséria, o longa de Tendler é didático e contundente.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

A estrutura abrangente do documentário, que entrelaça planos diversos, não torna o resultado disperso. Ao contrário, o filme soa algo repetitivo em certos momentos ao reiterar as consequências da radicalização do sistema capitalista.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Há, por um lado, o roteiro que consegue promover encadeamento satisfatório dos dados com a intenção de desnudar a conjuntura escondida pelos meios de comunicação, e, por outro, a reiteração de procedimentos, o engessamento do registro dos depoimentos, além de desperdícios pontuais.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema