Licorice Pizza
    Você assistiu Licorice Pizza ?

Diego Jorge
    Diego Jorge

Enviada em 31 de janeiro de 2023
    Achei perturbador do início ao fim, com um trama fraca e um tanto quanto doentia. Entediante em certos pontos, não vale a pena!
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de setembro de 2022
    Para você, o que é estar em um relacionamento? Para mim, é quando duas pessoas estão envolvidas em uma conjuntura de amor, parceria, companheirismo, cuidado, interesse, amizade, ciúmes, diversão… Enquanto assistimos a “Licorice Pizza”, filme dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson, temos a certeza de que Gary (Cooper Hoffman) e Alana (Alana Haim) estão em uma relação, mesmo que eles não tenham a consciência disso - afinal, a tensão (sexual e sentimental) entre eles é latente e evidente, apesar de nenhum deles tomar a iniciativa para transpor o limite entre amizade e amor.

Para além de um filme “coming of age”, que captura a transição para a vida adulta, bem como uma obra sobre o retrato da descoberta do primeiro amor, “Licorice Pizza” é um conto sobre duas personagens (Gary e Alana) que, embora separados pela diferença de idade (ele é dez anos mais novo que ela), embora vivam momentos de vida diferentes, possuem muitas coisas em comum, principalmente o fato de estarem em busca do encontro consigo mesmos.

Neste sentido, o fato de “Licorice Pizza” se passar na Califórnia, um Estado que exala a liberdade de ser, de sentir e de ter a impetuosidade que prenunciam as presenças de Gary e Alana, faz com que tudo se torne ainda mais crível.

Apesar de estarmos diante de um filme que não reflete todo o brilhantismo de um diretor/roteirista como Paul Thomas Anderson, uma vez que a narrativa é muito inconstante, “Licorice Pizza” fica conosco, principalmente, pela naturalidade de seus dois protagonistas: Cooper Hoffman (filho do saudoso Philip Seymour Hoffman) e Alana Haim (da banda pop rock Haim) estão em seus primeiros papéis no cinema aqui e, por isso mesmo, trazem todo o frescor que essa narrativa precisa.
    Adauto Jose Mendes d.
    Adauto Jose Mendes d.

Enviada em 11 de março de 2022
    Filme chato história fraca , não sei como está concorrendo ao Oscar. Roteiro fraco protagonistas sem graças.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 1 de março de 2022
    Licorice Pizza

Paul Thomas Anderson é um diretor que admiro demais, um verdadeiro mestre nos roteiros e na direção dos seus filmes. Ao longo dos anos já nos entregou obras maravilhosas como "Boogie Nights", "Magnólia", "O Mestre", "Sangue Negro" e "Trama Fantasma". Considero "Sangue Negro" como a sua melhor obra-prima até hoje.

"Licorice Pizza" é o mais novo trabalho do diretor, que também assina os roteiros (como de praxe). O longa é uma ideia original de PTA, que novamente se reencontra com a família HAIM (da qual ele é um amigo próximo) depois de realizar vários dos videoclipes do grupo. PTA convida a Alana Haim para estrear nos cinemas e dividir o protagonismo juntamente com Cooper Hoffman, que também está fazendo a sua estreia.

"Licorice Pizza" é o trabalho mais diferente de PTA, é totalmente o inverso do que sempre esperamos dele, ou do que estamos mais acostumados. O longa funciona como uma comédia romântica nostálgica, com algumas pitadas de drama, cuja narrativa se desenvolve mais leve, numa marcante história de “coming of age”. Também pode funcionar com uma carta de amor aos filmes e os seus realizadores da década de 70, pois é completamente notável a forma adotada por PTA ao dirigir o seu filme com ares daquela época. A paleta de cores que observamos em tela é mais envelhecida, com um tom mais amarelado puxando para o acinzentado, cuja fotografia (do próprio PTA) se destaca exatamente nesses pontos. Os próprios figurinos dos jovens daquela década é muito bem notado no elenco (principalmente na Alana e no Cooper Hoffman). A direção de arte é muito atraente, a cenografia é ótima, pois os cenários e todos os seus objetos estão completamente fiéis aos anos 70.
    Não posso esquecer de mencionar a trilha sonora de Jonny Greenwood que está completamente magnífica. Uma trilha sonora contemporânea, ajustada, muito bem encaixada e notada ao longo da trama, que enriquecia às qualidades técnicas do filme.

A história acompanha os dois jovens que se apaixonam no Vale de São Fernando, Califórnia, na década de 1970. Temos Alana Haim no papel de Alana Kane, uma jovem de 25 anos que se apaixona por um insistente adolescente de 15 anos, Gary Valentine, interpretado por Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman.

De fato "Licorice Pizza" tem o estilo de PTA, quem conhece o diretor e acompanha às suas obras vai consegui pegar várias coisas que ele traz de seus trabalhos anteriores. Porém, devo confessar que esse estilo de comédia romântica mais humorada não me pegou, não me envolveu, não me conquistou, pelo contrário, achei uma história bem mediana, bem bobinha, um romance bem água com açúcar, bem chatinho. Típica história romântica que não se desenvolve, não engrena, estaciona, mesmo sendo influenciado por um romance da década de 70, onde literalmente poderia se desenvolver dessa forma que foi contada. Outro ponto, não simpatizei com o casal, não consegui me conectar com eles, não consegui torcer por ninguém, não tive aquela atração pela a sua história. Pra mim faltou clima, faltou química, faltou imersão, faltou alma, faltou estrutura, faltou muita coisa para eu me conectar com aquele romance. Não sei se de repente o fato dos dois estarem estreando nos cinemas interferiu, ou não, mas de fato toda a história criada por PTA ao realizar 'Licorice Pizza' não me agradou.

Por falar em estreias, Alana Haim vem da música para os cinemas, e ela faz uma atuação ok, nada acima da média, apenas ok. Não podemos negar que Alana está bem natural na personagem, traz uma atuação normal, como se fosse ela mesma no seu dia a dia, e isso funciona de uma forma mediana, pois era exatamente isso que o filme pedia. Porém, eu vejo a Alana Haim como um diamante bruto, que precisa ser lapidado, precisa de um amadurecimento, e isso é um fato, afinal de contas aqui é seu primeiro trabalho. Mas ela tem talento, tem potencial para ir cada vez mais longe, se escolher os papéis corretos.

Cooper Hoffman está no mesmo nível da Alana Haim, consegue levar o seu personagem bem, em até certos pontos, mas também não tem um grande destaque, apenas compõe a trama. Também acredito que o tempo ajudará no seu amadurecimento cinematográfico, afinal de contas seu pai era um verdadeiro gênio da sétima arte. Ainda tivemos as belas participações de Sean Penn, um verdadeiro showman em cena (aquela cena da moto é muito boa), e Bradley Cooper, nos agraciando com mais uma das suas belas atuações (como o Bradley Cooper é um ator fenomenal - Ave Maria!!!).

No Globo de Ouro o longa de PTA recebeu indicações em Roteiro, Atriz (Alana), Ator (Cooper) e Filme Comédia/Musical. No Critics o longa recebeu 8 nomeações, incluindo as principais de Ator, Atriz, Direção e Elenco. No BAFTA também recebeu 5 indicações, também incluindo as principais e principalmente a de Melhor Filme.

Falando do Oscar: devo mencionar que "Licorice Pizza" está indicado em três categorias, Roteiro Original, Direção e Melhor Filme. Disto isto, devo expor a minha indignação com a academia (mais uma vez), pois é completamente notável que o PTA está indicado a Melhor Diretor somente por ser o PTA, pois em nenhum momento o seu trabalho em "Licorice Pizza" condiz com a sua indicação. Tudo bem que de fato o PTA é um mestre na direção e em "Licorice Pizza" ele faz um trabalho competente, mas não chega aos pés do Denis Villeneuve em "Duna", que foi completamente esnobado pela academia - me desculpem, mas eu achei a indicação do PTA muito forçada e me soou como uma injustiça.
    O mesmo vale para a categoria de Melhor Filme, pois "Licorice Pizza" está indicado somente por ser um trabalho do PTA e a categoria contar com 10 vagas, porque em nenhum momento o longa faz jus à esta indicação. Tínhamos filmes melhores e que poderiam facilmente entrar nessa vaga, como o caso de "Tick, Tick... Boom!". Este caso me remete diretamente ao Oscar 2018, onde também tínhamos um filme bem mediano (Lady Bird) que foi erroneamente indicado na categoria de Melhor Filme. Pra falar a verdade: "Licorice Pizza" é o "Lady Bird" dessa temporada.

No mais, "Licorice Pizza" se destaca apenas por ser um trabalho do Paul Thomas Anderson e pelas às suas qualidades técnicas, mas de fato este é o trabalho menos inspirado do diretor, o que definitivamente o coloca como um dos seus piores filmes. Pra mim completamente passável e totalmente esquecível! [28/02/2022]
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 15 de abril de 2022
    O romance é simples, conta a história de um jovem empreendedor que se apaixona por uma garota 10 anos mais velha, dois personagens com um belo desenvolvimento e atuações muito pessoais e agradáveis, os atores não parecem terem uma grande técnica, mas parecem se entregarem completamente ao papel, outros destaques fica pela já citada direção do Paul Thomas Anderson, em diversas cenas vemos como o diretor americano sabe conduzir um filme com precisão, seja em seu planos longos, sua câmera sugestiva e até em escolhas técnicas, como o ótimo figurino e a espetacular composição de cenário, e como de costume, seu filme conta com uma fotografia muito boa, aqui com um filtro bem vintage."licorice pizza" concorreu o oscar de melhor filme de 2022, com certeza não é o melhor, nem o mais impactante e profundo, porém diferentes dos últimos anos a onde sempre temos um filme fraco como "alivio cômico" dos indicados, nesse ano essa tarefa fica para um dos filmes mais bem dirigidos e autorais do ano. 8,5/10"licorice pizza" é um dos filmes leves do cultuado diretor Paul Thomas Anderson, e envolve tudo que o diretor gosta, tensão sexual, romance, personagens marcantes e anos 70, com uma direção espetacular o filme é impecável, é claro, não temos aqui um filme marcante, épico, cheio de criticas e analogias ou que vamos tirar uma grande lição, temos um filme divertido, que brinca com humor negro e melodrama adolescente.
    O romance é simples, conta a história de um jovem empreendedor que se apaixona por uma garota 10 anos mais velha, dois personagens com um belo desenvolvimento e atuações muito pessoais e agradáveis, os atores não parecem terem uma grande técnica, mas parecem se entregarem completamente ao papel, outros destaques fica pela já citada direção do Paul Thomas Anderson, em diversas cenas vemos como o diretor americano sabe conduzir um filme com precisão, seja em seu planos longos, sua câmera sugestiva e até em escolhas técnicas, como o ótimo figurino e a espetacular composição de cenário, e como de costume, seu filme conta com uma fotografia muito boa, aqui com um filtro bem vintage."licorice pizza" concorreu o óscar de melhor filme de 2022, com certeza não é o melhor, nem o mais impactante e profundo, porém diferentes dos últimos anos a onde sempre temos um filme fraco como "alivio cômico" dos indicados, nesse ano essa tarefa fica para um dos filmes mais bem dirigidos e autorais do ano. 8,5/10
    Fabricio Menezes
    Fabricio Menezes

Enviada em 1 de março de 2022
    Ótimo! Um dos melhores filmes do Oscar 2022. A integrante da banda Haim está ótima como protagonista, acredito que seu primeiro papel no cinema. O elenco coadjuvante garante várias participações incríveis, destaque pra Bradley Cooper e Sean Penn. Fotografia e trilha sonora igualmente maravilhosas.

Enviada em 3 de março de 2022
    Depois dos primeiros minutos de filme já se sabe como, muito provavelmente, irá terminar. O final é resolvido também em escassos minutos. Temos, entre esses dois pontos, uma imensidão de tempo para ser preenchido. É aí que, aconteça o que acontecer, corrobore-se ou não ao final as nossas expectativas iniciais, tudo vira puro deleite. O que recheia esse sanduíche é uma sucessão de ocorrências ora improváveis, ora surrealistas, ora ambos. Se alguma delas for eliminada não comprometerá em nada a compreensão da história. Porém, certamente, nos será sonegado o usufruir do prazer. Exemplo: a parte em que contracenam Sean Penn e (agora me posto de joelhos) Tom Waits. Inenarrável! Se fosse só isso já teria valido a pena. Paciência: tem muito mais.

Enviada em 13 de outubro de 2022
    Soul_livro_filmes_series
    Soul_livro_filmes_series

Enviada em 3 de março de 2022
    Correria. Assim éramos antes de entrar na sedentária era digital. É um filme nostálgico para os que viveram a adolescência em uma época em que sorrisos era preenchidos com dentes imperfeitos.
    Tenho minhas dúvidas sobre a indicação ao oscar, há algumas partes desnecessárias mas que incluem atores famosos. De qualquer maneira, é um filme bacana para assistir no dias dos namorados.

Gostaria de saber o significado do nome do filme, alguém sabe?
    Dan
    Dan

Enviada em 21 de fevereiro de 2022
    Um filme que romantiza a p3d0filia.
    E queria entender o hype todo nele...
    Um belo exemplo que mostra o declínio da indústria de filmes, atualmente... Só ladeira abaixo.