Simonal
    • Observatório do Cinema
    • Papo de Cinema

Cinema com Rapadura

por Denis Le Senechal Klimiuc

O roteiro [...] contribui para que a cinebiografia não se perca em demagogia ou acervo excessivamente documental. A persona de Simonal é construída repleta de nuances, as quais ganham a forma e o talento de Fabrício Boliveira.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Nívia Passos

Toda essa força do cantor não conseguiria ser transmitida na tela se o intérprete escolhido não fosse alguém que conseguisse capturar os trejeitos e transmitir o mesmo carisma do verdadeiro – como fez Fabrício Boliveira. O ator, definitivamente, é Simonal em cena.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

O mais incrível é analisar como o contexto deste filme é absolutamente pertinente com o quadro atual brasileiro onde a esquerda se faz de vítima para esconder seu fracasso ideológico adotando uma postura de perseguição política.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

O Globo

por André Miranda

A gente percebe o quanto Simonal foi um canalha, mas também que ele não era tão canalha assim. A ambientação da produção ajuda a entrarmos naquele período em que compreender o contexto era essencial.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Júlia Sabbaga

"Simonal" se aproveita bem do gênero para embalar seu filme com alguns dos maiores hits do cantor, criando uma trilha sonora deliciosa de ouvir. Tudo isso não seria possível sem o protagonista perfeito, encontrando na pele de Fabrício Boliveira.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cineweb

por Neusa Barbosa

Tem o mérito de recuperar um pouco da figura do artista, não só pela interpretação empenhada de Boliveira, como pela providencial inserção de materiais de arquivo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Basicamente "Simonal", de Leonardo Domingues, é um filme honesto. É verdade que desloca a problemática política em favor de questões raciais – mais em evidência hoje do que quando os fatos se deram.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

Há muito capricho nas reproduções de números de Simonal em programas de TV. [...] Num balanço, “Simonal” consegue vingar num gênero que já começa a saturar o mercado. Mas é mais didático do que emocionante.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Observatório do Cinema

por Caio Lopes

Falta a "Simonal" outro fator que poderia tê-lo elevado e que geralmente falta às nossas cinebiografias: atmosfera. Tomando boa parte de seu tempo nos anos finais da década de 60, o longa busca o sentimento da época através de frases feitas.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Entre o superficial e o mergulho mais profundo, [o diretor] entrega um filme bonito, ainda que careça justamente daquilo que o músico tanto se orgulhava: malandragem.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema