Arábia
    • Preview
    • Veja

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

A tessitura musical completa essa viagem, mergulhando nos usos e costumes como se estivéssemos com eles tocando violão na varanda sem jamais exotizá-los. Vale nota para a incrivelmente bem filmada sequência de abertura...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

A ternura com que Cristiano é retratado torna grande esse filme sobre uma vida “pequena”. Dá-lhe aura humanista e dura, nunca boboca. Sugere, sem ser didático ou panfletário, o déficit estrutural brasileiro que faz dos Cristianos meras peças de reposição.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O filme se mostra um paciente exercício de observação. Antes de afirmar, mostra. E, ao mostrar, pergunta: quem, afinal, somos nós? Nós, os pobres, nós, o Brasil, nós, o mundo. Bem mineiro: parte de uma porção muito pequena, mas ambiciona o todo. E chega.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

“Arábia” é um retrato direto da classe trabalhadora brasileira, dos melhores feitos nos últimos anos. […] O texto dito pelo personagem é de uma beleza ímpar, terno e bruto. E cheio de entrelinhas. A cada vírgula, há uma palavra que mostra a tragédia da desigualdade brasileira.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

Um filme repleto de sentimento, em que a sinceridade dessa estética honesta do real combina com a organização de uma narrativa discursiva, que prende, envolve, mas demonstra esse arco do personagem.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

The Hollywood Reporter

por Neil Young

"Arábia" estabelece um alto padrão para o cinema mundial em 2017. Um filme de estrada estruturado de forma intrigante e com muitas camadas, [...] uma obra sucessivamente cativante e ultimamente muito emocional de claras intenções políticas.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Francisco Carbone

Alheio ao que experimentou de intenso e caloroso, a vã busca de Cristiano talvez reflita nossa própria condição de não saber mesmo viver o livre e o leve, quando a expectativa da escuridão sempre nos espreitar.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O que torna "Arábia" uma produção singular dentro da nossa recente cinematografia é a interseção entre o íntimo e o social, a fertilidade do produto dessa equação resolvida de forma absolutamente sensível e terna.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Zero Hora

por Daniel Feix

Não é correto dizer, no entanto, que Arábia representa uma tendência pessimista da produção nacional. Mesmo a melancolia sugere criatividade – é historicamente (desde Aristóteles) um estado de espírito associado aos poetas e artistas em geral.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Críticos.Com.Br

por Daniel Schenker

O valor cinematográfico, porém, acaba minimizado devido ao modo como os diretores estruturaram o filme. Como o percurso de Cristiano é revelado a partir da leitura de tudo o que escreveu no caderno, as imagens [...] apenas confirmam, ilustram, a narração (em off, do próprio Cristiano).

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O que se vê aqui é a trajetória de Cristiano por Minas Gerais, pulando de emprego em emprego, e a mensagem é escancarada: o brasileiro de classe baixa trabalha para sobreviver, e nada mais. É triste, melancólico e pura verdade.

A crítica completa está disponível no site Preview

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

A narração excessiva em off, a falta de coerência na trajetória do protagonista, a pretensiosa inspiração nos escritores James Joyce e Joseph Conrad (segundo os próprios cineastas) e um datado discurso anticapitalista fazem, contudo, desandar a promissora história de um operário brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Veja