O Amante Duplo
    3,2
    Você assistiu O Amante Duplo ?

Otavio W.
    Otavio W.

Enviada em 24 de junho de 2018
    Hoje dia de curtir um filme que parecia ter uma ideia um tanto interessante, mas estranhamente parece não levar a lugar nenhum e acaba empolgando muito pouco. A introdução do filme é simples, mostrar como a protagonista sofre por algo e acabar se apaixonando no seu médico, é um tanto clichê, mas os pequenos detalhes dessa introdução percorrem todo o filme, o que dá um tom misterioso à doença, um tanto simples inicialmente, da protagonista. Então a drama se desenrola para outro mistério, de quem realmente é esse médico, e o que ele tem a esconder. É nesse ponto que o filme começa a mostrar fraquezas. A protagonista parece ser pouco lúcida, procura por histórias, situações e muitas coisas querendo dar continuidade ao mistério, o que até pode ser um pouco real, mas pouco empolga para o filme, não há uma sensação clara de gostar das aventuras que ela cria para buscar saber tudo sobre seu amado, parece muito uma loucura de sua própria imaginação. Por outro lado, o próprio mistério de seu amado é um pouco caótico, fica muito claro a falta de ação desse quase coadjuvante, principalmente quando há a entrada de outros personagens na trama, tudo fica rondando muito a protagonista, em decisões que por vezes parecem viciosas, e por vezes parecem simplesmente irracionais. A parte final do filme apela para situações mais fortes, e até exageradas, há uma mistura de fatos que parecem querer resolver a trama, mesmo que essa trama não tenha mistérios tão exagerados ou imersivos para resolver. A protagonista é levada ao extremo e algumas coisas são explicadas, de acordo com detalhes ou temas secundários, que são um tanto previsíveis, algo até bom para não terminar a história de forma muito aberta, mas também não é algo que empolgue demais. No geral, um filme que parecia se propor a mostrar muitas coisas interessantes, mas um foco exagerado na protagonista, que muitas vezes faz coisas pouco interessantes, acaba se perdendo numa história bem fraca, pouco imersiva e que parece mais uma loucura do que um drama mais real.

#CinetecaXinguê #filme #movie #cinema #shopping #ShoppingCenter3 #PlayArte #PrimePass #OAmanteDuplo #LAmantDouble #amante #duplo #drama #romance #mistério #gêmeos #amor #casal #sexo #médico #psicólogo #traição #violência

Enviada em 24 de outubro de 2017
    Bom filme sobre ex-modelo com dores no ventre que procura psicólogo e após se tornar sua namorada, descobre qiue ele tem um irmão gêmeo e se envolve com ambos, que escondem uma estória sinistra. Suspense psicológico.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 20 de abril de 2019
    A personagem Choloé (Marina Vacth) é sempre tensa, por sua rigidez patológica procura o psicanalista Paul (Jérémi Renier), pois, nenhum médico foi capaz de diagnosticar seus problemas estomacais. A terapia traz resultados e também um romance tórrido. Choloé tem de procurar outro profissional, e encontra Louis, o gemio idêntico que Paul não admite existir, e que é agressivo e, ao mesmo tempo sensual. Tudo confunde, divide e deixa Choloé intrigada, se perde entre os dois, sem saber de quem necessita e por qual se apaixonar. O diretor François Ozon, trabalha aqui mais um de seus jogos de espelhos. Ainda que o cerne do filme seja um tanto obscuro, a trajetória até esse ponto é fluente e o humor sarcástico bem dosado típico do cineasta reforça a empatia do longa. Vibrante.
    Danny Sincerona
    Danny Sincerona

Enviada em 8 de setembro de 2020
    Chocada até o presente momento com os acontecimentos do filme, mas pode-se dizer que eu já esperava por algo do tipo, talvez por estar assistindo filmes demais do mesmo tema: questões mentais. Até aonde sua mente pode levar você, até aonde uma coisa é verdadeira ou fruto da sua imaginação.
    Vou começar a dizendo, não é a primeira vez, que precisamos dar mais valor aos filmes franceses, eu já assisti a uns cinco esse ano e a grande maioria, não só me agradou como me surpreendeu muito. Posso até dizer que eles conseguem chegar ao "nível americano" sem muito esforço.
    Mas enfim, voltando ao filme, a história em um primeiro momento pode não prender o telespectador, eu sinceramente pensei a desistir nos primeiros momentos, mas eu tenho uma tolerância para mim mesmo de assistir pelo menos 15 minutos de um filme para saber a história vai se tornar interessante ou se posso passar para o próximo da lista. Como eu disse o filme não estava me prendendo muito, uma história bem parada de uma garota que sente dores no ventre, mas não encontra qual é o problema que causa essas dores até que um dos médicos à aconselha a procurar um psiquiatra, já que essas dores podem ter uma origem mental.
    Conforme vamos conhecendo um pouco sobre a mocinha, ficamos intrigado com ela, pois ela é um pouco diferente, a personalidade dela, o jeito de falar, as coisas que falam, isso faz com que você comece a ter uma certa vontade de ver o filme para descobrir quem é ela.
    Logo no início eu fiquei um pouco chocada, pois achei a Chloé bem atirada para cima do psiquiatra dela e de repente eles estão morando juntos. Mas enquanto por um lado ela parece feliz com o relacionamento, por outro nem tanto. Ela parecia ter umas crises de bipolaridade e isso só aumenta quando ela descobre que o seu namorado tem um irmão gêmeo.
    É a partir daqui que eu comecei a ficar desconfiada de algumas coisas, será que isso é verdade, ou a Chloé está imaginando coisas, afinal ela não parece bater muito bem da cabeça, mas a história parece se encaixar tão perfeitamente, que no fim, pode ser verdade.
    Enfim, passamos o filme inteiro assim, tentando descobrir se de fato tudo aquilo era real, ou algo criado pela cabeça da Chloé, e é ai que ficamos presos ao filme, pois precisamos saber se tudo aquilo é realmente real e como a Chloé vai sair dessa enrascada que ela se meteu.
    Eu confesso que já desconfiava do final, não tinha certeza, mas uma parte da minha mente ficou pensando nessa possibilidade, da spoiler: Chloé ter comido a irmã gêmea dela e isso ficou em alerta quando o irmão gêmeo malvado, falou sobre esse assunto com ela
    . Mas eu não achei que o caso dela seria tão sério ao ponto de levar ela a loucura.
    Termino aqui dizendo que esse filme foi realmente maravilhoso, não foi nada do que eu estava esperando, mas foi algo realmente bom de se ver, algo para se aprender. Os personagens estavam incríveis e os atores realmente conseguiram pegar a essência desses personagens.
    Só disso que se você não gosta de filme com jogos mentais, com uma pegada mais calma e que mexe muito com sua mente, eu não recomendaria esse filme para você, afinal temos quase duas horas de filme, com algumas imagens bem chocantes.
    Paulo J.
    Paulo J.

Enviada em 16 de julho de 2018
    O enredo é interessante. Os atores, bons. Acontece, todavia, que o cinema francês não pode travestir-se de americano, assumir ritmo, suspense e "surpresas" à la Hollywood. Há uma tradição francesa que exige uma abordagem psicológica que não seja sensacionalista e cosmética. É preciso percorrer um caminho de atenção e zelo pelos personagens, sem espetáculo, sem "clichés", sem que o óbvio contamine a narração. Não desaconselho,mas há coisa melhor para se ver nos cinemas.