Rifle
    • The Hollywood Reporter
    • Veja

O Globo

por Daniel Schenker

O diretor caminha com segurança entre certa influência documental e a abordagem ficcional num filme repleto de escolhas arriscadas, a julgar pelas cenas sem falas, pelos diálogos apenas aparentemente banais, pelo ritmo lento...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Deslocado, estranho, perdido. Sensações difíceis que estão tanto no protagonista quanto no próprio filme. Se num primeiro momento causa mal estar no espectador, com uma reflexão mais profunda ele confirmará este ser o verdadeiro intento da obra, colocar a audiência no lugar daquele que vive.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Zero Hora

por Daniel Feix

A fotografia de Glauco Firpo, opaca, desidratada, ajuda a demarcar o tipo de pampa no qual Dione se move. Os ambientes internos escancaram ainda mais a simplicidade da vida naquele território – méritos, em grande parte, da direção de arte, também assinada por Richard Tavares.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Observatório do Cinema

por Vítor Guima

Um dos grandes trunfos de "Rifle" é usar suas paisagens como uma das principais personagens dessa história. Uma personagem exaurida que parece se recusar a aceitar qualquer tipo de mudança, ou melhor, que se recusa a aceitar mais mudanças ainda.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Cinemascope

por Katia Kreutz

Conforme os atos de violência vão acontecendo, sem consequências reais, o comportamento errático do protagonista se torna cada vez menos envolvente. Talvez a ideia fosse transformá-lo em uma metáfora para a perda do controle dos homens comuns...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um estilo poderosamente visual, lacônico e elíptico, inspirado tanto no cinema iraniano (Abbas Kiarostami é objeto de um agradecimento explícito nos créditos finais) quanto nos faroestes clássicos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] Os extensos planos que o trazem caminhando lentamente são, como já dito, irritantemente autoindulgentes. Não costumo ser o mais impaciente dos espectadores, mas há um limite para a quantidade de tempo que estou disposto a passar acompanhando...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Andrea Ormond

O processo de alucinação é captado por Davi Pretto em delírios visuais que ficam devendo para o público. Como as questões não são de todo bem resolvidas, "Rifle" diminui consideravelmente o impacto da selvageria de Dione.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

[...] o roteiro (co-escrito com Richard Tavares) nunca se desenvolve em um relato intrigante suficiente da luta de um homem para proteger seu território, enfocando um personagem cujo comportamento errático é muitas vezes difícil de compreender.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Dione (papel de Dione Avila de Oliveira) é um jovem agregado a uma família de humildes fazendeiros no extremo sul do Brasil. Tedioso e com elenco fraco, "Rifle" tem um protagonista instigante, porém mal explorado numa trama banal.

A crítica completa está disponível no site Veja