Trama Fantasma
    • Rubens Ewald
    • Variety

Boston Globe

por Ty Burr

Absurdamente prazeroso de assistir e ouvir, uma demonstração sem esforços de elegância da direção de fotografia e figurino até os personagens e o que eles dizem.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Anderson desenvolve "Trama Fantasma" quase como se fosse um mistério dos anos 50, e há alguns elementos escuros de intriga na história - mas esse não é um conto estilo Hitchcock de luxo, traição e assassinato. É uma análise fascinante sobre um homem compulsivo-obsessivo, egocêntrico e incrivelmente talentoso.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

New York Times

por A. O. Scott

À primeira vista, a estranheza cativante do humor e da elegância no roteiro são prováveis de manter sua atenção, mas depois você pode voltar para saborear as cores luxuosas, as performances pólidas e o mistério romântico que mantém tudo unido.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mario Abbade

O que parece ser mais uma trama sobre os abusos sofridos pelas mulheres se torna algo maior sobre uma relação de ciúmes, amor doentio e codependência, e Anderson surpreende mais uma vez ao fazer um filme sobre o universo feminino — a ponto de transformar [Vicky] Krieps na protagonista da narrativa.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

Se Paul Thomas Anderson sempre foi conhecido pelo rigor da forma nos seus filmes, e pelo andamento também rigoroso com que acelera ou dilata a ação, em Trama Fantasma isso fica mais sinuoso e não tão latente.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Tim Grierson

Anderson criou um drama de época com uma surpreendente tonalidade fluida, e Daniel Day-Lewis e Vicky Krieps entregam performances reservadas que lentamente revelam significado profundo, transcendendo o potencial cliché do material para atingir algo muito além e mais misterioso sobre desejo, ambição e controle.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Eu não conseguia assistir ao Day-Lewis sem sorrir de orelha à orelha com sua criação. Mas não é para ele ser engraçado ou simples. [...] Há tanto puro prazer delicioso nesse filme, em suas estranhezas, sua veêmencia, seus toques de absurdo, carregados com uma súper elegância.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Mais inconvencional e simplesmente estranho nos momentos básicas do que é no design e na intenção no geral, é um trabalho singular que acontece em pequenos cômodos, o que lembra os melodramas psicológicos dos anos 40 e 50, mas atinge notas estilísticas completamente únicas.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Andrew Crump

A estética discreta de Anderson, calibrada para destacar seus atores e, claro, a moda, desmente seu luxo enganador. Esse é um filme dentro do qual você vai querer morar pela simples alegria de poder desvendar o domínio sem esforços de Anderson.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Com um notável refinamento – os impecáveis figurinos e direção de arte, a fotografia em 35 mm, as belíssimas peças ao piano da trilha sonora de Jonny Greenwood – "Trama Fantasma" surpreende ainda pela utilização, igualmente elegante, do humor.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

ScreenCrush

por Matt Singer

"Trama Fantasma" é clássico e deliberado, com poucas de suas marcas anteriores [...] Isso pode frustrar alguns fãs de Anderson, mas o luxo de "Trama Fantasma" mantém-se perfeitamente restrito à estética, combinando com a aproximação de Reynolds Woodcock ao design.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Washington Post

por Ann Hornaday

Se "Trama Fantasma" não é exatamente um triunfo narrativo, ele ainda consegue entregar, principalmente como uma evocação assombrada de entusiasmo, apetite e busca pela estética como seu campo mais raro.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

As interpretações são, com toda certeza, o ponto alto do filme, até porque o foco de Anderson se concentra nos personagens e nas dinâmicas venenosas-porém-requintadas entre eles.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineplayers

por Marcelo Leme

Intimidades. Anderson filma intimidades. Nas intimidades residem constatações de condutas que moldam os personagens revelados sem pudores em cena sob uma luz imprecisa, até o ponto em que identificamos estranhezas e finalmente a compreendemos.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

"Trama Fantasma" é, antes de tudo, uma trama francamente fora do espírito de correção política contemporâneo. Mais ainda se levarmos em conta o caráter radical das recentes manifestações feministas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O preço a pagar em obra tão milimetricamente calculada como "Trama Fantasma" é uma certa frieza. A impressão – que não deve andar longe da realidade – é de ser pensada demais, contida em excesso, polida um pouco além da conta.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Na verdade, toda a primeira metade do filme é um primor de elegância e requinte de imagem, de espantar os olhos e os sentidos. Paul Thomas de repente vira um diretor de imagens de grande delicadeza e momentos de discretos conflitos.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Owen Gleiberman

"Trama Fantasma" te cativa e te carrega [...] Ainda assim, é um filme teórico: a história de um narcisista bully que não possui a habilidade de ter um relacionamento, e a forma absurda como ele foi ensinado a ser um humano. É a história de um controlador estranho feito por um controlador estranho.

A crítica completa está disponível no site Variety