Projeto Flórida
    • Veja
    • Cinemação

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

A Disney nunca foi tão dolorosamente cruel para a memória coletiva. Redefine o significado de ‘agridoce’ para sempre…ainda mais em sua cena final que redimensiona o nosso imaginário de toda uma infância com aperto no coração.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

Uma falha na ambição é preferível a uma falha de coragem, e "Projeto Flórida" é - em termos de coragem, força, coração e mente - um dos melhores filmes de 2017.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Folha de São Paulo

por Lúcia Monteiro

O elenco de não profissionais contribui para a autencidade da produção. Com alguma experiência em comerciais, Brooklynn Prince faz rir e chorar na pele de uma levada Moonee, de seis anos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

Equilibrar alegria e desespero tão graciosamente como Baker faz - entrelaçar frivolidade e tristeza - não é nada fácil. "Projeto Flórida" poderia ter facilmente sido cruel e explorador, punindo seus personagens pela sua selvageria [...] Mas o diretor evita as armadilhas de condescendência e sexualidade...

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

O tema de “Projeto Flórida” é a desilusão de um país que pode ter se esquecido do significado do tal “sonho americano”. A velha ideia de que os Estados Unidos são a terra das oportunidades se perde na rotina dos personagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Rodrigo Oliveira

Brooklynn Prince nos afeta pela desenvoltura com que conduz a sua personagem, os seus gestos e a forma como externaliza os anseios de Moonee a dotam de um magnestismo que perdura durante toda a obra. A adequada puerilidade contida em sua atuação comove de imediato.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Omelete

por Natália Bridi

Mesmo que torne fantástica uma realidade crua, The Florida Project imprime um naturalismo notável em todos os seus diálogos e situações (incluindo uma cena perfeita sobre o amor dos brasileiros pela Disney).

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

"Projeto Flórida" é menos uma trama e mais uma experiência, mostrando que infância é infância mesmo sob circunstâncias difíceis. Belamente filmado, apesar de sua natureza quase documental, convida o espectador a acompanhar aqueles personagens e o desafia a amá-los.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Jordan Hoffman

Enquanto é minimalista no roteiro, o filme encrava suas unhas nas dificuldades cotidianas da pobreza na América. [...] Mas fica de olho em Bria Vinaite, que Baker descobriu nas redes sociais, e principalmente na jovem Brooklynn Prince. Esse filme jamais teria funcionado sem atores do seu calibre.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Jessica Kiang

Há nada poético ou romantizado sobre esse retrato da pobreza, apesar de ser prazeroso e belo de ver. [...] É um sentimento intenso de alegria e aflição, e uma forma dissimulada de entender a mensagem furiosamente humanística de Baker.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Frequentemente gravado da perspectiva de jovens crianças que percorrem as propriedades e ruas da região sem supervisão adulta, [...] "Projeto Flórida" faz um incrível trabalho ao explorar um mundo raramente explorado nos filmes: as vidas quase inteiramente sem sonhos da pobreza dessa geração milenar.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinepop

por Rafaela Gomes

A sutileza de Sean Baker, combinada com as cores que só poderiam nascer do imaginário infantil e um roteiro de uma sensibilidade tamanha, nos presenteia com aquele filme que é um grande loop, se repete interminavelmente nos nossos corações.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Na medida em que a trama se desloca mais fortemente às questões dos adultos, o conjunto ganha em dramaticidade, deixando expostas as feridas que a América não quer sangrando publicamente.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Tim Grierson

Um notável estudo sobre pobreza, família e responsabilidade pessoal. "Projeto Flórida" meticulosamente ilustra como a vida nas margens afeta uma impressionável menina de 6 anos de idade.

A crítica completa está disponível no site Screen International

ScreenCrush

por E. Oliver Whitney

"Projeto Flórida" nos insere mais em histórias que muito frequentemente são excluídas dos filmes. Ele encontra mágica no mundano e lembra o público como olhar para o mundo através de olhos frescos e sem preconceitos.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Cineplayers

por Pedro Tavares

"The Florida Project" é um filme esquemático – talvez tão esquemático quanto Moonlight pelo ambiente e seus constrastes - ainda assim muito funcional por criar um diálogo além-prédio e sempre com humor, transplantado cena a cena.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Baker e seus intérpretes mirins – especialmente Prince – conseguem contornar qualquer limitação. As crianças, na tela, são divertidas, inteligentes e um tanto irritantes – como qualquer uma dessa idade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Adrien Dénouette

Existe algo profundamente emocionante em ver duas pequenas garotas virarem as costas às leis banais do mundo adulto para abraçarem a utopia de uma vida de recreação eterna.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Rolling Stone

por Peter Travers

Willem Dafoe deveria estar no topo da lista de Melhor Ator Coadjuvante do Oscar pelo seu trabalho incrível em "Projeto Flórida", um filme que é tão hilário e triste quanto é indefinível. [...] um dos melhores e mais provocativos filmes já feitos sobre a infância.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Télérama

por Cécile Mury

Raros filmes captam tão bem a energia volátil, a espontaneidade crua da infância, a potência incrível de seu imaginário. Esta garotinha é interpretada com espantosa audácia pela jovem Brooklynn Prince.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Owen Gleiberman

Como um cineasta, Baker é um gracioso espreitador neorealista que prospera com improvisação, e a forma como conta histórias, em "Projeto Flórida" é mais uma série de anedotas. Mas isso acaba sendo suficiente.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Ann Hornaday

Dafoe entrega sua melhor performance da memória recente, trazendo para a vida genuína um personagem que oferece uma ponta de esperança e carinho em um mundo marcadamente ausente de ambos.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

The Hollywood Reporter

por David Rooney

O que salva os desenvolvimentos mais sérios do filme, dando um toque emocional que supera as falhas, é parcialmente a tristeza aparente no rosto de Dafoe enquanto Bobby assiste das margens.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Em "Projeto Flórida", o lado B da terra da Disney World vem à tona numa história repleta de verdades e raríssimas fantasias. Talvez por ser um retrato nu e cru (e por vezes cruel) de uma realidade que os Estados Unidos preferem varrer para baixo do tapete, o filme só pegou uma indicação ao Oscar 2018.

A crítica completa está disponível no site Veja

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Não há uma trama bem delineada. Vemos, seguidas vezes, as crianças aprontando, os adultos sendo irresponsáveis ou simplesmente todos eles vivendo. A sensação de que o filme não começa perpassa não só o primeiro ato como todo o longa.

A crítica completa está disponível no site Cinemação