Martírio
    • Cineplayers
    • Folha de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O horror da política, associado a interesses econômicos obscuros, pinta o retrato da trágica questão indígena brasileira. Com seu painel dantesco, fruto da compaixão, mas também da indignação política, Carelli compôs um clássico imediato do documentário brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Muitas vezes, as falas dos índios não têm tradução. E não é necessário. A indignação, a revolta, a tristeza, e também a dignidade e a resistência estão expressas em cada depoimento de velhos e jovens — e no olhar das crianças.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Ccine10

por Pedro Vieira

Fatos históricos surgem em contraponto com o modo de vida dos índios, possibilitando-nos conhecer um pouco melhor o desenvolvimento de certos preconceitos que são inferidos à população indígena – como a ideia errônea de que os índios são parte aculturada e não civilizada do povo brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineweb

por Neusa Barbosa

Recorrendo a materiais filmados por ele mesmo desde 25 anos atrás [...], Carelli [...] situa muito bem a expropriação das terras desse povo, mencionando a Guerra do Paraguai, o ciclo do plantio do mate, as intervenções do Marechal Rondon e de Getúlio Vargas, chegando até o momento atual.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Renato Cabral

Em seu formato, a produção é didática e nada excepcional. Mas, para o assunto e tom de denúncia que se propõe, é mais que necessário deixar de lado certos floreios e partir para algo objetivo e claro ao entendimento do público.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Zero Hora

por Daniel Feix

O histórico de defesa da preservação da cultura das comunidades indígenas aproximou Carelli desses povos. Apesar disso, em "Martírio", [...] não fez um filme por princípio "a favor" dos Guarani Kaiowá. Concedeu, isso sim, a palavra a agricultores brancos e seus representantes...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Felipe Leal

Há uma espécie de ultrapassagem desnecessária da passionalidade que poderia ter se dado de outras formas. Herzog expressa seu afeto pelo mundo e suas excentricidades tomando todo o cuidado possível com seus objetos...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Assim como políticas equivocadas acabaram com os índios, o HD parece por vezes querer destruir o cinema. Não se monta: acumulam-se imagens. Não se articulam ideias: empilham-se.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo