Pitanga
    • Veja
    • Cinepop

Estado de São Paulo

por Rodrigo Fonseca

Exercício poético de difícil rotulação, que se fantasia de documentário, embora comece como jira de malandro, e, ao longo de 110 minutos se imponha na tela grande [...] como uma revisão crítica do cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Raramente o cinema - não apenas o nosso mas de qualquer parte do mundo - foi capaz de fazer um filme tão emocionante, tão alegre, tão cinematográfico quanto este louvor merecido a um dos tesouros do cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Alysson Oliveira

Num momento de crise política e moral, como esse que o país atravessa, "Pitanga" é uma saudável adição à resistência política por meio do cinema. Ao resgatar tempos de maior engajamento e enfrentamento, o filme [...] é um elogio à contestação e à rebeldia.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Almanaque Virtual

por Ana Rodrigues

É o próprio Pitanga o condutor do filme em conversas deliciosas e até mesmo filosóficas. O sorriso sempre aberto nos leva a diálogos consistentes sobre a criação cinematográfica...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Ccine10

por Kadu Silva

O pioneirismo de Pitanga em ser negro e protagonistas de suas obras acaba por ser uma forte figura que merece servir de inspiração para as novas gerações. "Pitanga" é um documentário divertido, interessante de acompanhar...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Folha de São Paulo

por Leonardo Cruz

É muito difícil sair de uma sessão de "Pitanga" sem um sorriso no rosto. [...] Os casos e enroscos de Pitanga respondem pelos momentos mais divertidos. Mesmo já setentão, o ator ainda arranca suspiros de ex-namoradas como Maria Bethânia, Ítala Nandi e Tamara Taxman.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Mais do que instantes específicos, porém, o resultado tende a conquistar o espectador pela espontaneidade. Uma característica, aliás, evidente no próprio homenageado, que tem se mantido em permanente movimento ao longo dos anos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

O documentário de Brant e Camila Pitanga pode ser considerado uma introdução à história do cinema nacional. Um daqueles filmes para anotar todos os longas citados e assistir em casa mais tarde.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Aos 77 anos, o emblemático ator do cinema novo recebe uma belíssima homenagem em "Pitanga", documentário dirigido por Beto Brant e por sua filha, a estrela Camila Pitanga. O formato sai da zona de conforto e mostra encontros de Pitanga com amigos e colegas que trabalharam com ele...

A crítica completa está disponível no site Veja

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Mesmo que historicamente raso, "Pitanga" se fortalece no potencial carismático de seu personagem capaz de tornar as questões levantadas um incômodo menor perto do que é assistir a essa mistura tão apaixonante e impressionante que é Antonio Pitanga.

A crítica completa está disponível no site Cinepop