O Outro Lado da Esperança
    • The Guardian
    • Variety

Cinepop

por Raphael Camacho

Por meio de inserções detalhadas e por uma ótica simples, Kaurismäki (indicado ao Oscar pelo ótimo "O Homem Sem Passado") consegue abrir questões importantes usando o cinema como ferramenta de denúncia.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Screen International

por Dan Fainaru

Os fãs de Kaurismaki não vão querer perder esse filme [...] Tão econômico em seu estilo visual como ele é com seu diálogo, Kaurismaki faz máximo proveito de seus atores mesmo que esses façam o mínimo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Enquanto o filme retrata um mundo longe da realidade sombria, a esquisita tensão do humor mantém-se flutuante, em lugar algum mais do que no diálogo inoperante de Kaurismaki, entregue com um gestual natural por seu incrível elenco.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Jessica Kiang

Pode parecer que o título se refere ao desespero, mas o outro lado da esperança é simplesmente onde você acaba quando você migra, mental ou fisicamente, para um lugar que antes era apenas um sonho ou uma ideia.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

O cinema de Kaurismäki não pretende ser brutalmente deprimente e niilista, mas busca nos pequenos momentos e pequenos gestos (um celular emprestado, uma carona, um favor oferecido) potência suficiente pra fazer a vida valer a pena.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Mesmo cultivando as situações cômicas, não se perde de vista que na Finlândia os organismos estatais que decidem sobre os pedidos de asilo são tão indiferentes quanto os dos demais países europeus e que Khaled precisa, ocasionalmente, salvar a pele de ataques de fascistas anti-imigrantes.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Ao mesmo tempo em que ridiculariza as ideias de organização e de eficiência com as quais identificamos os nórdicos, Kaurismäki derrama seu carinho sobre os personagens que escapam. Quanto mais erram, mais eles se aproximam da temperatura humana.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Guardian

por Ryan Gilbey

Não há realmente surpresas em "O Outro Lado da Esperança"; É mais como testemunhar o cultivo contínuo de uma filosofia humana. Porém, o filme é diabólicamente engraçado, construído economicamente [...] e decorado na paleta sombria do diretor com azul cobalto, verde musgo e laranja queimado.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Owen Gleiberman

Enquanto Kaurismäki apresentar essa visão arrumada (estéticamente e moralmente), ele continuará a ser uma casa de arte hermética atraente e curiosa personificada em um artista.

A crítica completa está disponível no site Variety