Na Vertical
    • The Guardian
    • Variety

Critikat.com

por Morgan Pokée

O cinema de Guiraudie adquire uma amplitude magistral: amplitude ao mesmo tempo geográfica (atravessa-se a França da Bretanha à Lozère), temática (o filme aborda uma ambição política direta e discreta) e formal.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

Ao invés de um sonho, o filme vai rapidamente para o lado da ironia do pesadelo. Guiraudie prolonga de maneira ainda mais pessimista o que já dizia em "O Rei da Fuga": a evasão, a linha de fuga, é na verdade um círculo.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Collider

por Talia Soghomonian

[Guiraudie] aborda paternidade, homossexualidade e eutanásia, esta última de maneira rara, espetacular. Ele ainda aborda a falta de moradia, embora este tratamento seja confuso, mostrando mendigos como violentos e sem relevância para a história.

A crítica completa está disponível no site Collider

Télérama

por Louis Guichard

O filme se eleva a uma altitude fantástica e libertadora: os sentimentos, os desejos e as aspirações de cada um se transformam diante dos nossos olhos, como se todos os personagens pudessem interpretar a totalidade dos papéis, pouco importa seu sexo e sua idade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Papo de Cinema

por Wallace Andreoli

A busca desesperada por companhia e por afeto cria um divertido jogo de troca de casais em "Na Vertical", que é também revelador desse vazio, tão humano, em que os personagens de Guiraudie estão mergulhados.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Quarto Ato

por Arthur S. Gadelha

Explicando seu título nos últimos segundos, ‘Na Vertical’ é uma obra sólida. Desencaixa as próprias regras e encara as emoções com um impacto sexual ainda mais deslumbrante.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Tematicamente ambicioso, "Rester vertical" é um esforço válido por parte de Guiraudie após a notoriedade alcançada por seu filme anterior [...] Por outro lado, o cineasta demonstra uma frustrante falta de foco em vários pontos da narrativa...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

New York Times

por A. O. Scott

Às vezes é estranheza das pessoas e a dura indiferença da natureza que os cerca parece ser real, mesmo se realismo seja a última coisa que o cineasta pretendia atingir.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Allan Hunter

Criar um filme que navega pela trama de um cineasta no meio de uma paralisia criativa raramente parece ser uma escolha sábia - a não ser que você seja Federico Fellini.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

[...] "Na Vertical" se transforma lentamente em algo próximo a um obscuro - e sombriamente engraçado - mito ou conto de fadas, apesar de que essa transformação não é inteiramente suave.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Jessica Kiang

Esta é menos uma narrativa envolvente e convincente do que uma estripulia circense que conecta fragmentos soltos e absurdos em torno de um incidente próximo de uma fábula.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Enfim, não aprecio as ambições desse diretor bizarro que aqui traz como protagonista um roteirista de cinema em busca de idéias, que chega no interior da França na região de Lozére, no rio Rhone, se encontra com a camponesa Marie com quem ira se envolver...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Peter Bradshaw

O cachorro persegue a própria cauda no filme de Alain Guiraudie - mas faz isso por causa de puro tédio. Infelizmente, "Na Vertical" não é um filme que consegue ficar em pé.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Owen Gleiberman

[...] a técnica demonstrada por Alain Guiraudie evocada em "Estranho do Lago" - a sutil manipulação da luz, a linguagem dos planos, a temporalidade - agora acaba sendo inutilizada por uma trama que se arrasta de episódio em episódio desconexo.

A crítica completa está disponível no site Variety