Minha conta
    O Ídolo
    Média
    3,3
    publicações
    • Estado de São Paulo
    • Ccine10
    • O Globo
    • Observatório do Cinema
    • Screen International
    • The Playlist
    • Almanaque Virtual
    • Cinemascope
    • Cineweb
    • Folha de São Paulo
    • Instituto Moreira Salles
    • New York Times
    • Preview
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • Télérama
    • Variety
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Um velho melodrama hollywoodiano, revisto e atualizado. [...] Não tenho o menor pudor nem vergonha de dizer que chorei de soluçar, de desidratar. E, no final, a militância do autor.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Ccine10

    por Kadu Silva

    O roteiro [...] apesar de utilizar do melodrama em excesso em determinados momentos, consegue retratar uma história pouco conhecida no ocidente e ainda encontra espaço para mostrar os costumes tão rudimentares que ainda fazem parte da cultura da região.

    A crítica completa está disponível no site Ccine10

    O Globo

    por Ely Azeredo

    Abu-Assad não tem sonhos rasteiros. Queria algo do estilo de “Quem quer ser um milionário?”, a honestidade de “Entre os muros da escola”, a energia de “Billy Elliot” e a determinação de “Um sonho de liberdade”, “com humor e alma únicos”. A rigor, pode-se concordar com seu humor e alma peculiares.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Observatório do Cinema

    por Bruno Pinheiro

    Um filme que contempla a falta de representatividade presente por parte dos refugiados na Gaza. Em um momento tão instável que a Palestina viveu e ainda vive, a figura de pessoas como Assaf é de extrema importância.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Screen International

    por Tim Grierson

    Em suas pinceladas gerais, "O Ídolo" pode parecer mais uma trama sobre uma estrela que nasce, mas a cada reviravolta, Hany Abu-Assad transcende esta simplicidade através de uma análise emocionante e complexa...

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Playlist

    por Kimber Myers

    Apesar das escolhas convencionais e narrativa comum, "O Ídolo" tem sucesso em apresentar a mensagem de que o povo palestino merece uma voz e representação. As imagens mais poderosas não são as das belas canções de Muhammad, e sim a reação dos palestinos à música...

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Almanaque Virtual

    por Ana Carolina Garcia

    “O Ídolo” expõe o espectador à perda da ingenuidade infantil devido ao choque de realidade imposto pela guerra. [...] Em determinados momentos, “O Ídolo” assume um tom piegas e quase pueril ao apresentar a obstinação de Mohammed Assaf .

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Cinemascope

    por Felipe Mendes

    O novo trabalho de Abu-Assad é uma bela obra agridoce em meio ao caos turbulento da Palestina. O cineasta admite que sua principal função no momento é promover alguma esperança aos habitantes do país por meio da arte. Provavelmente, essa crescente ditará as próximas obras do diretor...

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Cineweb

    por Nayara Reynaud

    Romantizando a história do intérprete [...] em cima de clichês de filmes do gênero, a produção tem carisma suficiente para agradar ao público, pois traça um caminho interessante com seu protagonista até sua chegada ao programa.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Para quem não tem essa ascendência o que mais impressiona no filme são as tomadas externas: é quando podemos ao menos ter uma ideia de como se vive na Palestina ocupada e, mais especificamente, na região de Gaza.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    A narrativa abusa de todos os clichês do gênero, seguindo à risca a fórmula sofrimento-superação-catarse final. Vale para conhecer um pouco do duro dia a dia em Gaza e nas franjas do mundo árabe, além dos bastidores desse curioso programa pan-arábico nos moldes de “American Idol”.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    New York Times

    por Nicolas Rapold

    Apesar de tudo, Hany Abu-Assad, que escreveu o roteiro com Sameh Zoabi, estrutura uma apreciação idealista da música como uma forma de ligar as diferenças através de um apelo unificador à beleza...

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    A doença da irmã e a travessia clandestina de Gaza para o Egito movimentam uma trama convencional, mas com momentos de emoção. Talvez o mais interessante aqui sejam as canções, que fogem ao lugar comum para o público ocidental.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    The Guardian

    por Wendy Ide

    Baseado na história real de Mohammed Assaf, um cantor de casamentos de Gaza que acabou vencendo o "Arab Idol", este filme jubilante funciona melhor nos seus primeiros momentos...

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por Leslie Felperin

    [...] o diretor Hany Abu-Assad e seu montador Eyas Salman aumentam a tensão em belos níveis conforme Mohammed ultrapassa cada obstáculo com ingenuidade, charme e uma voz talentosa e honesta.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Télérama

    por Frédéric Strauss

    O diretor palestino Abu-Assad [...] escolhe reencenar a realidade pelo ângulo de uma fantasia um pouco simplória. Ao atribuir importância à juventude do futuro cantor, ele deve agradar principalmente às crianças, fãs de novas celebridades...

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Justin Chang

    Um retrato narrado de maneira simples mas muito cativante de Muhammad Assaf [...], o filme se beneficia muito do talento natural de Hany Abu-Assad para construir suspense e ritmo...

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    O diretor palestino Hany Abu-Assad dirigiu, em 2005, "Paradise Now", um potente registro sobre homens-bomba em Israel. É de estranhar, portanto, que o cineasta tenha escolhido um tema tão popularesco para seu novo filme e a realização venha no piloto automático.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top