Vive-se em tempos diferentes. Pensando nessa estrutura, a diretora propõe a seus entrevistados uma análise sobre o tema. Como resultado o documentário oferece uma investigação sobre as principais linhas de nossa consciência sobre o passar das horas, um questionamento sobre a falta de tempo no mundo contemporâneo e uma reflexão sobre civilização e o futuro da existência humana.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
NetflixInscrições
Veja todas as ofertas de streaming
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Quanto Tempo o Tempo Tem
Aula de filosofia
por Bruno Carmelo
Este documentário brasileiro se dedica a um tema tão apaixonante quanto amplo: o tempo. A questão poderia ser abordada por diversos ângulos, mas a diretora e o co-diretor preferem analisar o tempo pelo ponto de vista da pesquisa acadêmica. Assim, grandes filósofos, sociólogos e historiadores discorrem sobre a definição de tempo, as possibilidades de medi-lo, sua transformação social e econômica, sua influência na tecnologia e na própria definição de ser humano.
Pela riqueza da abordagem, o filme funciona como uma aula complexa e bem documentada, de ritmo agradável e sucinto. Como forma de cinema, no entanto, o alcance da produção é modesto. Estamos diante de uma estrutura de talking heads, extremamente dependente dos depoimentos. Os convidados discorrem sobre seus temas de predileção diante de bibliotecas, quadros negros e estantes de livros – símbolos evidentes de erudição – enquanto
Bom. Posições interessantes a respeito do tempo, filosoficamente, e através de outras ciências. Codirigido pelo excelente Walter Carvalho. Vale conferir.
Larissa Santos
Seguir usuário
Ler a crítica
3,0
Enviada em 16 de maio de 2020
Fala muito de tecnologia, e refletimos sobre o tempo e as possibilidades futuras, mas a reflexão é superficial.
Anderson P.
Seguir usuário
Ler a crítica
5,0
Enviada em 23 de fevereiro de 2018
Íncrível para uma temática tão difícil. Excelentes e profundos depoimentos. Dá vontade de parar e anotar muitas das frases e reflexões que são feitas. Compreende-se melhor certa angústia, certa falta de orientação, que vivemos nesse mundo acelerado em que se mensurar o valor das coisas torna-se cada vez mais difícil e ao mesmo tempo necessário . Necessário porque, mais que nunca, urge-se fazer escolhas. Escolher assistir esse filme ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade